63ª Reunião Anual da SBPC |
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública |
CARACTERÍSTICAS CONSIDERADAS NECESSÁRIAS AO GERENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA VISÃO DOS GESTORES NO DISTRITO SANITÁRIO LESTE |
Thays Angélica de Pinho Santos 1 Lorraine dos Santos Arraes 2 Viviany Guntija Sena Aires 4 Patrícia Antunes de Moraes 1 Claci Fátima Weirich 3 |
1. Academica do Programa de Pós Graduação em Enfermagem - FEN/UFG 2. Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem-FEN/UFG 3. Profa.Dra/Orientadora- Faculdade de Enfermagem- FEN/UFG 4. Enfermeira Residente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás |
INTRODUÇÃO: |
Desde sua implementação, o Sistema Único de Saúde (SUS) procura alcançar uma série de desafios, como organizar de maneira eficaz toda a complexa rede de serviços que presta, pautados nos princípios que regem o sistema. Além desse grande desafio, o Sistema de Saúde brasileiro tem buscado a gestão da qualidade dos serviços. Dessa forma, a qualidade da atenção à saúde exige a formação de pessoal com conhecimentos específicos e domínio de tecnologias que qualifiquem a atenção individual e coletiva. Ampliando a discussão sobre a gestão do trabalho, repensar os processos de planejamento do trabalho em saúde e a qualificação do trabalhador, representando um novo desafio para os gestores, que a partir de então percebem a necessidade de perfis profissionais diferenciados. Levando-se em conta que o SUS representa um espaço significativo para diversas categorias de profissionais da área da saúde, é essencial uma reorientação do preparo desses profissionais, desenvolvendo assim competências gerenciais para os serviços da Rede de Atenção à Saúde. As instituições formadoras devem prover os meios adequados à formação de profissionais necessários ao desenvolvimento do SUS, para que expressem qualidade e relevância social coerentes com os valores de implementação da reforma sanitária brasileira.Tendo isso em vista objetivamos conhecer o perfil dos gerentes bem como as caracteristicas necessárias ao gerente na visão dos gestores. |
METODOLOGIA: |
A Pesquisa foi exploratória descritiva realizada com 24 profissionais gestores da atenção primária à saúde o campo de estudo foi o Distrito Sanitário Leste (DSL) que se insere na Diretoria de Atenção à Saúde que compõe a Secretaria de Saúde de Goiânia. É nesse contexto de saúde que os alunos da Universidade Federal de Goiás desenvolvem atividades práticas e estágios curriculares. Os sujeitos de nosso estudo foram os profissionais da saúde que atuam como gerentes, coordenadores ou supervisores nos serviços de saúde, do DSL. Utilizamos um questionário estruturado desenvolvido a partir de uma relação fixa de perguntas previamente construídas, aplicado por meio de entrevista. Para o desenvolvimento da investigação foram observados os aspectos éticos conforme Resolução Nº 196/96 do Conselho Nacional de Pesquisa e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Médica Humana e Animal do Hospital das Clínicas da UFG, sob Protocolo CEPMHA/HC/UFG Nº 087/2006. Para a análise dos dados coletados foi construído um banco de dados, utilizando o Software Epi-Info, e posterior codificação para proceder à análise descritiva desenvolvida com base no referencial teórico. |
RESULTADOS: |
Quanto ao perfil dos participantes, 17(70.8%) do sexo feminino e 7 (29.2%) do sexo masculino. A maioria dos profissionais (37.5%) estava na faixa etária de 29 a 35 anos, seguidos pela faixa etária de 42 a 55 anos (33.3), e por fim a de 36 a 41 anos (29.2%). O tempo de formação dos gerentes variou de 1 a 22 anos. Dos entrevistados, 16 (72,7%), tiveram formação em instituições privadas, e 4 participantes (18,2%) se formaram em instituições públicas de ensino. É possível observar que 16 dos gestores (66%) estão lotados em Unidades Básicas de Saúde, 3 (12,5%) estão lotados no Distrito Sanitário, e 5 (20,8%) trabalham nas Unidades de Saúde da Família. 18 gestores (75%) são efetivos, o que demonstra a estabilidade desses profissionais na secretaria de saúde. De acordo com os gestores entrevistados, é possível observar que a característica mais importante para ser um bom gestor é o conhecimento a respeito do SUS, do mesmo modo o conhecimento sobre gestão. Outra característica evidenciada pelos gestores das unidades do Distrito Leste de Goiânia, é a habilidade em comunicar-se com as outras pessoas. Na mesma oportunidade, 6 gestores ( 25 %) citaram a liderança como uma característica necessária para um bom gestor. |
CONCLUSÃO: |
Esse trabalho possibilitou de maneira eficaz, uma visão aprofundada do perfil daqueles que gerenciam unidades básicas de saúde do Distrito Leste de Goiânia, bem como apreciar sua formação e as características que estes consideram necessários para se obter uma boa gestão. A partir do que foi coletado, é válido destacar que a maioria dos cargos de gestão estão ocupados por mulheres, o que denota uma participação cada vez maior destas, bem como uma participação maior nos cargos de chefia. Tal quadro, reflete uma modificação que está ocorrendo na sociedade de uma maneira geral. Outra observação importante foi que grande parte dos gerentes apontaram ser um bom comunicador, bem como ter um conhecimento abrangente do SUS, características importantes para um bom gestor. Esse apontamento demonstra que o gestor deve dominar os mecanismos de administração da unidade na qual está inserido, bem como deve ter facilidade em comunicar-se com as pessoas. A contribuição dos gestores das unidades pertencentes à Atenção Primária foi importante para se reavaliar a formação do profissional de saúde para a gestão do serviço. O olhar voltado para questões de administração e processo gerencial deve ser desenvolvido na academia, promovendo um melhor preparo desse profissional para ocupar cargos de gestão. |
Palavras-chave: Gestão em saúde, Atenção primária à saúde |