63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 2. Desenho de Produto |
A SUSTENTABILIDADE NO MERCADO DA MODA E AS NOVAS ABORDAGENS DOS PROCESSOS ARTESANAIS |
Adriana Vieira Duderstadt 1 Miriam da Costa Manso Moreira Mendonça 2 |
1. Curso de Design de Moda – UFG 2. Profa. Dra. / Corientadora - Curso de Design de Moda – UFG |
INTRODUÇÃO: |
A preocupação com formas de produção mais sustentáveis tem feito com que haja um crescente interesse pelos processos artesanais nos produtos do mercado da moda. Grandes marcas e designers da indústria de moda estão trabalhando com produtos e produção artesanais. Muitos estão vinculados a ONGs ou a comunidades que já realizavam trabalhos artesanais e passaram a desenvolver produtos diferenciados e com alto valor agregado, devido à orientação de profissionais qualificados. Este trabalho cooperativo tem sido vantajoso em vários aspectos: tanto para a indústria da moda quanto para o meio ambiente. Mesmo havendo claras vantagens neste processo, especialistas temem que haja uma banalização do tema da sustentabilidade. Com isso é relevante o desenvolvimento de pesquisas nesta área, visando um maior conhecimento de projetos que estão sendo realizados no mercado da moda, em prol do uso consciente dos recursos naturais e humanos do planeta. O objetivo do estudo abrange tanto empresas e organizações brasileiras como também as estrangeiras, a fim de analisar o impacto destes projetos e conhecer novas tecnologias que estão sendo geradas a partir deles. Visa, também, analisar como as atividades artesanais foram se modificando para se adequarem ao mercado da moda |
METODOLOGIA: |
Na primeira etapa foi realizada uma pesquisa sobre os principais projetos brasileiros e internacionais que estão sendo realizados para incentivar a produção da moda sustentável e quais as empresas envolvidas. Procurou-se conhecer as novas descobertas tecnológicas e impactos sociais gerados a partir destes projetos. A segunda etapa esteve voltada para a pesquisa do mercado goiano de moda, sendo baseada em levantamentos já existentes, além da realização de uma nova pesquisa de campo. Buscou-se conhecer os projetos, no estado, que dão ênfase à preservação ambiental e ao aproveitamento consciente de matérias-primas naturais como forma de agregar valor à produção regional, além de identificar qual é o real potencial de Goiás no desenvolvimento de projetos que geram produtos sustentáveis Salientou-se o acompanhamento do desenvolvimento de um projeto, do qual já houve colaboração dos pesquisadores deste projeto no processo de formação, que está sendo realizado em Goiânia: a cooperativa Bordana, mantida pelo Núcleo Carol. Este tem como principal objetivo gerar renda a comunidade do bairro Caiçara, através do trabalho artesanal em peças de vestuário e decoração. |
RESULTADOS: |
O conhecimento da cadeia têxtil é fundamental para o entendimento dos impactos ambientais e sociais gerados por esta. Durante todo o processo da cadeia têxtil há o uso de muitos recursos naturais e o descarte de vários dejetos poluentes. Dados os grandes impactos causados pela indústria têxtil, o mercado atual busca por matérias-primas e processos produtivos mais limpos. Entre estas matérias-primas destacamos três grupos distintos; as fibras naturais orgânicas, as fibras recicladas e a fibras tecnológicas. Dado seu grande impacto, a indústria da moda foi uma das mais cobradas pela sociedade para que modificasse sua atuação no mercado. Na Europa, as ações em prol da moda sustentável, começaram de forma pontual. Com a crescente preocupação com o problema o tema se tornou uma constante entre as principais feiras de moda da Europa e também em marcas e projetos que trabalham com processos e matérias-primas mais limpas. O Brasil apresenta algumas características bem distintas do mercado europeu, gerando diferenças que irão determinar o desenvolvimento de um mercado com outros traços. O mercado goiano de têxteis ainda não possui empresas que tenham a sustentabilidade como meta. As poucas ações no estado são realizadas em projetos para a valorização do artesanato local. |
CONCLUSÃO: |
Após o levantamento dos dados acima relatados, observa-se que apesar de todo o enfoque que o tema da sustentabilidade tem recebido da mídia mundial, as ações práticas ainda estão se desenvolvendo lentamente, em relação à gravidade e urgência do problema. Mas o grande número de ONGs e pesquisas para a geração de processos e produtos mais adequados trazem a possibilidade de um futuro mais promissor, com uma sociedade mais consciente do impacto de suas ações no planeta. Os passos mais importantes, para esta transformação, ainda não foram dados: a construção de novos valores sociais e adoção de estilos de vida mais harmônicos com a natureza. A criação desta nova sociedade passa pelo resgate da integração social dos cidadãos. Dentro deste cenário, a moda, como fenômeno sociológico, pode ser um fator relevante na formação deste novo cidadão, motivo pelo qual se considera importante o presente trabalho. |
Palavras-chave: Sustentabilidade, Moda, Artesanato. |