63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
PARA CONSTRUIR UM PROJETO DE ESTÁGIO NA PERSPECTIVA DE UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA AMPLIADA: ANÁLISE DOS PLANOS DE CURSO DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO |
Priscilla de Cesaro Antunes 1 Lilian Brandão Bandeira 2 Néri Emílio Soares Júnior 3 Renata Linhares 4 |
1. Profª Ms. - Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás/UEG 2. Profª Ms. - Secretaria Estadual de Educação de Goiás; Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás/UEG 3. Profº Ms. - Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás/UEG 4. Profª Esp. - Secretaria Municipal de Educação de Goiânia; Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás/UEG |
INTRODUÇÃO: |
O debate da formação de professores de Educação Física apresenta posições antagônicas e interesses opostos no que se refere a concepção de formação humana. Frente às exigências legais postas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, que apresentam a divisão da formação em Licenciatura e Bacharelado, a ESEFFEGO assumiu o desafio de materializar um currículo de Licenciatura Ampliada, buscando pensar a Educação Física em campos escolares e não escolares. O currículo traz a prática pedagógica como centralidade da formação inicial e entende os estágios como eixos articuladores desta formação; prevê cinco disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, das quais três proporcionam uma aproximação formativa com campos de trabalho não escolares e duas em escolares. Em 2010 a ESEFFEGO iniciou um movimento de (re)estruturação destas disciplinas a partir de trabalhos coletivos com seus professores, visando estruturar e implementar um projeto de estágio. Um dos pontos de partida foi a construção coletiva de documentos, como o Projeto Geral de Estágio e os planos de curso de cada disciplina. Buscando contribuir com este movimento, na direção da elaboração de um projeto coeso de estágio para a instituição, objetivamos analisar os planos de curso das disciplinas de estágio. |
METODOLOGIA: |
O percurso metodológico deste trabalho foi delineado pelo próprio objeto de investigação, qual seja, a pesquisa documental. Os documentos analisados foram os planos de curso das disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III, IV e V do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFFEGO. Estes foram construídos no início de 2011 pelos professores de cada disciplina, sendo que a regência é compartilhada entre três professores nos estágios não escolares e dois em estágios escolares. Sistematizamos os dados referentes aos objetivos, conteúdo programático, metodologia, avaliação e referências de cada plano e os analisamos por meio da metodologia de análise de conteúdo, com ênfase na análise temática. Buscamos compreender a coerência interna de cada plano, bem como a articulação entre as cinco disciplinas de estágio. |
RESULTADOS: |
Observamos nos documentos uma divergência de indicação da concepção de estágio assumida pelos professores e pouca afinidade com o PPP do Curso. Evidenciamos falta de coerência teórica na produção dos cinco estágios, sendo alguns planos estruturados a partir dos referenciais da prática corporal objeto da intervenção, a qual acaba delimitando a matriz epistemológica daquela disciplina; não apresentando referências sobre suas especificidades; e diálogo com autores dissonantes. Identificamos também a dicotomia teoria/prática, sendo o estágio o lugar do fazer. Entendemos que uma das possibilidades desta coerência teórica encontra-se no eixo da docência, estabelecendo um diálogo próximo entre prática pedagógica e os campos de atuação da educação física, uma vez que o profissional atuará no âmbito da docência independente do seu lócus de trabalho, indicação presente no PPP. Outra encontra-se no eixo da práxis, o qual materializa a relação dialética entre reflexão e ação transformadora; é a categoria central da filosofia que se concebe não só como interpretação do mundo, mas também como guia de sua transformação. A realidade concreta deverá constituir-se ponto de partida e elemento fundamental da reflexão teórico-crítica a fim de se retornar à prática social com avanços qualitativos. |
CONCLUSÃO: |
A análise dos planos de ensino apontou algumas problemáticas e corroborou a necessidade de discussões nos espaços de trabalho coletivo entre os professores, que partam das contribuições da área da didática, prática de ensino e estágio, associadas a perspectiva do currículo de Licenciatura Ampliada. Significa pensar a docência, a práxis e a articulação ensino-pesquisa-extensão enquanto desafios e categorias fundamentais para a construção de um projeto que refute as propostas fragmentadas do conhecimento. A prática social será a norteadora do trabalho pedagógico do professor de educação física nos espaços escolares e não-escolares. Entendemos que as disciplinas de estágio devam ser entendidas como espaços privilegiados na formação de professores, por propiciarem o contato efetivo dos acadêmicos com realidades sociais concretas, a partir de um diálogo crítico com o cotidiano de diferentes campos de atuação do professor de Educação Física. Estas devem se consolidar como espaços formativos de caráter teórico-prático que permitam aos acadêmicos compreender e refletir acerca da realidade profissional, à luz dos aportes teóricos estudados, na intenção de que desenvolvam autonomia intelectual e habilidades relativas a profissão docente. |
Palavras-chave: Estágio Supervisionado em Educação Física, Formação de Professores, Licenciatura Ampliada. |