63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais |
Metodologia de Conscientização Ambiental no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escola Pública do Pirambu. |
Michelle do Carmo Sobreira 1 Maria Valdiva de Oliveira 1 Tawanni Luzia Lóssio de Souza 1 Danielle Bastista Coimbra 2 |
1. Graduanda em Administração - Centro de Ciências Administrativas - UNIFOR 2. Profa. Mestre / Orientadora - Centro de Ciências Administrativas - UNIFOR |
INTRODUÇÃO: |
A conscientização ambiental da sociedade faz-se bastante necessária mediante as agressões recebidas ao longo de anos pelo meio-ambiente. Como um dos principais agentes socializadores, a escola é responsável pela difusão de conhecimentos e pela transmissão dos valores de uma cultura entre gerações (MARTIN-BARÓ, 1992; apud ELALI, 2003). No caso das crianças, a escola é considerada parte do “ambiente social da criança”, que é o conjunto de espaços onde ela interage, cujo apego e apropriação são facilitados pela familiaridade (LIMA, 1989). Ou seja, a escola torna-se um ambiente extremamente propício para criar uma conscientização ambiental, principalmente se referenciada pelo meio social em que a criança vive. Desta forma, pergunta-se: como as crianças de classe social baixa, residentes em bairros pobres ou favelas, podem adquirir consciência ambiental em detrimento ao seu meio-ambiente familiar degradado e familiares pouco educados? O presente artigo tenciona demonstrar que é possível conscientizar crianças de baixa classe social sobre a preservação do meio-ambiente, por meio de aulas divertidas e dinâmicas em sua escola. |
METODOLOGIA: |
Foi construída uma metodologia de aula voltada para a conscientização ambiental, testada em uma escola da rede pública no bairro Pirambu, em Fortaleza. Ressalta-se que foi intencional a escolha da escola nesse bairro em função dos indicadores que apontam a existência de sérios problemas sócio-ambientais. O bairro possui um dos dez piores IDH dentre dos bairros de Fortaleza, com índice de 0,391 (a cidade de Fortaleza possui IDH 0,786, o que ainda é considerado mediano segundo a PNUD). Outro aspecto preocupante que reforça a necessidade é que apresenta a maior concentração demográfica em todo o Brasil, com 40 mil habitantes por metro quadrado (DIÁRIO DO NORDESTE, 2006). Realizou-se uma aula em duas turmas desta escola, aplicando-se o método avaliativo da observação e coleta de depoimento dos alunos para análise de resultados. A análise da conscientização ambiental adquirida foi qualitativa, realizada por meio de observação in loco e coleta de depoimentos dos alunos, que foram todos espontâneos. Inicialmente, colheram-se os depoimentos à medida que a aula era dada, a fim de captar o ponto de vista dos alunos antes de consolidarem o conteúdo em suas mentes. |
RESULTADOS: |
A escola foi bastante receptiva às ações sugerida pela equipe da UNIFOR, orientando a equipe em relação ao perfil dos estudantes e aconselhando sobre a abordagem. Essa atitude denota interesse dos docentes do ensino público em diversificar as aulas dadas no ensino fundamental e motivar os alunos. As partes informativas das aulas foram realizadas de modo participativo, onde os estudantes eram livres para fazerem comentários e perguntarem. O conteúdo foi passado utilizando exemplos similares às informações passadas pelos alunos, de modo que eles pudessem associar o conhecimento adquirido com sua realidade. Percebeu-se que o problema do lixo é o mais presente em suas vidas, tendo em vista a incidência de comentários. As discussões sobre o tema repercutiram de forma diferenciada e fomentaram uma participação maciça dos alunos, acredita-se que pelo significado do lixo em suas realidades. Todos os alunos convivem em maior ou menor grau com esse problema, seja pelo sujo acumulado nas ruas da favela ou das inundações devido o entupimento de bueiros. Os estudantes incomodam-se com esta situação, mas, como convivem diariamente com seus familiares e seus maus hábitos, acabam sendo influenciados. Observou-se, com a segunda coleta de depoimentos, que a visão dos alunos mudaram. Em termos comportamentais, muitos deles mostravam orgulho em saber o correto a se fazer em determinadas situações e a grande maioria assimilou o conteúdo sem resistência. |
CONCLUSÃO: |
Concluiu-se que, sim, é possível conscientizar crianças do ensino público sobre a preservação do meio-ambiente, por meio de aulas divertidas e dinâmicas no seu ambiente escolar, desde que se utilizem aulas participativas e que envolvam o meio-ambiente no qual estão inseridos no conteúdo repassado, criando uma associação entre a realidade e a teoria. Pode-se afirmar que os alunos são receptivos e gostam de aulas diferentes, assimilando bem o conteúdo por meio de aulas dinâmicas e participativas, que os tire do “lugar comum”. A conscientização ambiental pode ser facilmente despertada em estudantes de baixa renda, pois eles convivem, diariamente, com as consequências da falta dessa consciência pela sociedade, podendo sentir os efeitos positivos das boas práticas ambientais imediatamente em seu meio-ambiente. |
Palavras-chave: Ensino Fundamental., Meio Ambiente., Escola Pública.. |