63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 6. Ciência Política
Lan house é lugar para técnico em informática? O papel do IFRJ no contexto de globalização e (re)apropriações da internet
Pâmella Passos 1
Bruno Labanca 2
Yakini Tavares 2
1. Profª Orientadora - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:
A cada nova pesquisa sobre o uso da Internet no país, nota-se que o brasileiro que mora nas periferias vem tendo um maior acesso a rede mundial de computadores. A partir de uma série de dados podemos afirmar que isso se deve às lan houses, que cada vez mais vem cumprindo um papel de inclusão digital. Segundo o CETIC quase 50% de todos os acessos à internet no Brasil são feitos por lan houses e/ou cybercafés. Fica patente a importância das lan houses num cenário de democratização do acesso à internet. Atuando neste sentido, objetivamos compreender e dar visibilidade a realidade cotidiana das lan houses acompanhadas pela pesquisa, situadas em Acari e no Santa Marta. Com isto, pretendemos discutir o papel social das lan houses na democratização do acesso à internet. Como desdobramento, problematizamos a oposição educação/entretenimento a partir das experiências juvenis de construção de sentido no espaço da lan house, contribuindo assim, na ampliação das potencialidades culturais e sócio-educativas desses espaços.
Destacamos ainda que por atuarmos num instituto de formação técnica profissional, investigamos também a lan house como espaço privilegiado de formação e atuação profissional do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática formado pelo campus Rio de Janeiro do IFRJ.
METODOLOGIA:
Partindo da premissa de que toda análise produz um determinado recorte do meio, optamos por uma orientação metodológica que não se orienta pela crença da neutralidade positivista. Assim, compreendendo que toda pesquisa é também uma intervenção, analisamos nossa implicação na produção de fontes, recorrendo aos pressupostos da pesquisa-intervenção (Kastrup, 2008).
A análise das entrevistas e dos textos das leis, projetos de lei, decretos etc. é orientada pela Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2001), recurso no qual há a possibilidade de identificar as marcas lingüísticas que produzem e refletem uma determinada visão sobre a lan house.
A noção de Prática Discursiva trazida pelo autor, na qual o discurso não somente reflete o real, mas procura produzi-lo torna-se bastante importante para nossa compreensão acerca dos textos legislativos sobre e para as lan houses. Assim, identificar e analisar estas formações discursivas implica compreender que o terreno jurídico é um importante espaço de embates sociais, e que no contexto de disseminação da técnica pela necessidade do lucro, é importante para as classes dominantes a restrição/ controle dos usos.
RESULTADOS:
Vivenciando a realidade de favelas cariocas a partir do acompanhamento de uma lan house em cada ponto de estudo, conhecemos cada dia mais a realidade do Santa Marta e de Acari. Nesses espaços, as lan que freqüentamos são mais que pontos de jogos, são ambientes de sociabilidades. Buscando compreender a relação destes estabelecimentos e suas práticas, com as legislações em vigor elaboramos um mapeamento das leis que hoje versam sobre as lan houses. Como análises preliminares apontamos uma visão preconceituosa de uma considerável parcela populacional em relação às lan houses e uma concepção educacional que separa diversão de aprendizado. Há também a presença de um conjunto de leis e encargos financeiros que tendem a inviabilizar a formalização das lan houses.
Em relação ao nosso foco na formação de profissionais para atuar nestes espaços aplicamos questionários junto aos alunos do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, mapeando suas experiências e concepções acerca das lan houses. Com isto, pretendemos conhecer melhor nossos alunos garantindo/potencializando uma articulação entre sua formação profissional e realidade social em que eles estão imersos.
CONCLUSÃO:
Como conclusões preliminares de nosso percurso de pesquisa, identificamos que a falta de conhecimento sobre a realidade das lan houses contribuem diretamente na produção de uma imagem negativa do poder judiciário e também de nossos alunos sobre estes espaços. Assim, ampliar esta visão é ampliar o diálogo entre justiça e sociedade, garantindo a formação de um técnico com um maior campo de atuação profissional.
Palavras-chave: Lan House, Políticas Públicas, Formação técnica-profissional.