63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia |
O TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA PERIFERIA DE BELÉM |
Eleanor Gomes da Silva Palhano 1,2,3,4 Danielly Coelho Gomes Leite 1,4 Jair de Oliveira Silva 1,4 Valter dos Santos Vieira 1 |
1. Faculdade de Ciencias Sociais- UFPA 2. Depto. de Filosofia e Ciências Sociais/Curso de Pedadogia-UEPA 3. Profa.Dra./Universidade Federal do Pará-UFPA 4. Universidade do Estado do Pará-UEPA |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho é produto de uma pesquisa investigando a forma como o trabalho docente se apresenta e se objetiva no interior de cinco escolas públicas de educação básicada periferia de Belém.O percurso da pesquisa foi conduzido no sentido de apreender a realidade empírica e ao mesmo tempo a recorrência teórica, situando o trabalho como categoria central e analítica. Cumpre esclarecer o interesse no estudo pelo envolvimento direto por quase três décadas na área de formação de professores, ensino e trabalho docente.A desvalorização do trabalho docente vem se refletindo na sua prática e a pesquisa sinalizou como os docentes se vêem compelidos a aceitar as regras de restruturação do capital como forma de garantir o estabelecimento de um pacto social mínimo. O atual processo de globalização, numa análise mais profunda de sua constituição, representa o afloramento da dominação da forma abstrata do trabalho, por intermédio do capital, sobre o componente humano. O estudo situa a categoria trabalho como prática criadora docente, que se expressa na sala de aula, e na construção dos materiais pedagógicos. Verificou-se, também, a precarização do trabalho que se expressa na terceirização da mão de obra docente nas escolas investigadas. |
METODOLOGIA: |
Adotou-se como metodologia a pesquisa participante visando à construção de estudos que evidenciem a natureza do trabalho e as práticas pedagógicas dos docentes envolvidos na pesquisa. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa para o qual foram selecionadas cinco escolas que ofertam educação básica,localizadas em áreas denominadas de risco pelo saneamento deficitário e alto índice de violência, em bairros da periferia da grande Belém. Os sujeitos que participaram da pesquisa são quinze professores efetivos e temporários, sendo oito do sexo feminino e sete do sexo masculino. A escolha dos docentes se deu pelo interesse em participar da pesquisa e pela experiência média entre5e 10 anos de trabalho. No processo de coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de observação, registro textual e entrevistas. Considerando a categoria trabalho como o conceito central, o estudo teve como base teórica, pesquisa bibliográfica nas obras de Marx (1987,1988,1977); Gramsci (1998); Manacorda (1975), Vasquez (1980), Libâneo (1992), Hobsbawm (1995), Saviani (1999), Lefebvre (1980), entre outros. |
RESULTADOS: |
Essa pesquisa que se limita a examinar o trabalho docente de quinze professores e a dimensão de suas práticas como criadoras, cujos dados permitem inferências importantes do processo. Assinalamos, primeiramente que o mundo do trabalho em particular e a sociedade como um todo, passam por transformações que ampliam e aprofundam as desigualdades sociais e, segundo, os professores não são valorizados como produtores de ações pedagógicas qualitativas. Nas escolas investigadas registra-se a ausência de um trabalho coletivo, sendo que as aulas dos docentes transformam-se em ações pragmáticas e utilitárias, em conteúdos/produtos, no mesmo movimento, homem e mercado. Todavia, ao analisar as entrevistas dos docentes, verifica-se o quanto as aulas representam o sentido do trabalho docente,pois há nas mesmas o movimento de criar e recriar o processo de ensino. Os professores são os responsáveis em adequar os conteúdos disciplinar em relação ao perfil dos alunos, assim, percebe-se que o trabalho docente, apresenta uma especificidade, embora esteja na esteira do capital o mesmo não é parcial. Os docentes possuem espaços para selecionar e criar os instrumentos de trabalho, fato observado durante o desenvolvimento da pesquisa. |
CONCLUSÃO: |
Como sinalizamos na introdução o objetivo foi examinar como trabalho docente se apresenta e se objetiva no interior das escolas publicas da periferia de Belém, fazendo-se necessário conhecer e entender as novas configurações postas pelas determinações do mundodo trabalho na sociedade capitalista, bem como em que condições os professores realizam o seu trabalho e em que medida criam e reproduzem a sua existência na vida cotidiana. É preciso ampliar as análises do trabalho docente, tomando a categoria trabalho para entendê-la em suas relações contraditórias e em suas articulações com as transformações que ocorrem no campo do trabalho educativo. Os docentes investigados consideram em sua maioria que há uma divisão do trabalho no interior da escola. O trabalho docente é possuidor de elementos de transformação entre a teoria e a prática e, apesar da existência da precariedade das condições sociais e econômicas que alicerçam a profissional docente, estes são os responsáveis diretos pelo controle de suas produções e nos permitimos anunciar que esse processo tem se configurado em movimento de transformação pela qual passa a educação básica e a escola. O estudo possibilitou redimensionar o processo de trabalho do docente, nas escolas paraenses. |
Palavras-chave: Trabalho docente, formação docente, escola pública. |