63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
DIAGNÓSTICO DE UMA COMUNIDADE GOIANA A PARTIR DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO RURAL
Tiago Silva Brito IFB
Denise Barbosa Silva UnB
Sérgio Órsi Emater
Flávio Jesus dos Santos Emater
Edilene Marchi IFB
Janaína Deane de Abreu Sá Diniz UnB
1. Aluno do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Brasília – IFB/PLA, campus Planaltina, Bolsista de Iniciação Científica Junior, CNPq
2. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial/CNPq, FUP/UnB
3. Dr. Extensionista da Emater do Distrito Federal
4. Estagiário Emater
5. Dra. docente do IFB/PLA, orientadora
6. Dra. docente da FUP/UnB
INTRODUÇÃO:
O levantamento do Índice de Desenvolvimento Comunitário Rural –IDCR- é uma das ações do projeto aprovado pelo CNPq intitulado “Agregação de valor às espécies vegetais nativas do Cerrado em áreas de reserva legal de produtores familiares do Distrito Federal e Entorno”. Este projeto tem como participantes servidores da Universidade Federal de Brasília, Instituto Federal de Brasília e Emater do Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília e Embrapa Cerrados. O IDCR, índice desenvolvido pela Emater-DF, constrói uma relação de indicadores multidimensionais, que são apresentados aos diversos segmentos de público, por meio de metodologias participativas. O IDCR produz um índice numérico que varia de “zero” a “um”, além de diversos gráficos com indicadores que irão registrar o “tempo zero” e quantos outros “tempos” necessários, para qualquer tipo de diagnóstico e avaliação. Esses indicadores são sistematizados em seis dimensões (bem-estar, cidadania, apropriação tecnológica, econômica, agroecológica e ambiental) e apontam os desequilíbrios, vulnerabilidades e potencialidades da comunidade.
O objetivo deste trabalho foi elaborar um diagnóstico da comunidade do Assentamento Colônia I para que ele seja instrumento de sensibilização e motivação das instituições públicas e privadas para a construção de políticas específicas que irão atuar diretamente nas vulnerabilidades e potencialidades diagnosticadas.
METODOLOGIA:
Questionários realizados na comunidade do Assentamento Colônia I, localizado em Padre Bernardo-GO, foram aplicados pelos integrantes da Equipe do Grupo de Pesquisa da FUP/UNB do “Projeto Pequisação, durante o período de agosto a dezembro de 2010. Para compor a base de dados deste Relatório-Diagnóstico foram realizadas na comunidade 19 entrevistas com os proprietários das 24 unidades produtivas existentes, perfazendo uma amostragem em torno de 79,16 %. É uma amostragem bem representativa da realidade das seis dimensões exploradas neste documento no momento da realização do levantamento.
A proposta do questionário do IDCR visou atender as principais diretrizes humanista, dialógica, construtivista, ambientalista e desenvolvimentista em um recorte territorial que é a comunidade rural.
Os indicadores do IDCR foram fundamentados na seqüência de demandas da pirâmide de Maslow, que para um contexto comunitário, certamente ainda serve para nortear a hierarquia de necessidades que um conjunto de seres humanos demanda.
Este resultado gera um relatório que estabelece um instrumento de acompanhamento e aferição de resultados para avaliar a eficácia dos esforços, tanto dos membros da comunidade, quanto das instituições envolvidas no processo.
RESULTADOS:
Este relatório-diagnóstico possibilitou a representação de um estado de sustentabilidade multidimensional da comunidade, denominado de Tempo Zero –“T0”- e que serviu como parâmetro para intervenções e futuras avaliações de resultado.
Os dados processados nos permitem acessar o índice de desenvolvimento da comunidade e é representado por um número que varia de “zero” a “um”. Quanto mais próximo do “um” for o valor do IDCR, mais desenvolvida é a comunidade, e quanto mais próximo de “zero”, maior será o desafio para os agentes de desenvolvimento. Neste diagnóstico o valor de IDCR foi 0,441. Este valor foi obtido pela soma dos valores relacionados ao bem-estar (0,107), cidadania (0,111), econômico (0,091), apropriação tecnológica (0,034), agroecologia (0,028) e ambiental (0,070). Para as dimensões de bem-estar, cidadania e econômico o valor ideal é 0,20, e para as demais 0,13. Este índice sinaliza vulnerabilidade e alguns desequilíbrios da comunidade visitada no momento em que foi feito o levantamento de campo. No entanto, este valor servirá como parâmetro para futuras avaliações da efetividade das ações que irão integrar o Plano de Ações Interinstitucional –PAI. O envolvimento e participação dos comunitários do Colônia I são previstos nas próximas ações do projeto.
CONCLUSÃO:
O valor de IDCR indicou uma situação de desequilíbrio e vulnerabilidade da comunidade Colônia I – GO, durante o período em que foi realizado do trabalho. O IDCR por ter como meta a construção de políticas públicas e privadas, é uma ferramenta importantíssima para buscar a inclusão estratégica das demandas comunitárias nas três esferas de Estado e na iniciativa privada.
Palavras-chave: desenvolvimento rural, políticas públicas, comunidade rural.