63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação |
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem Para Alunos do Ensino Secundário da Rede Pública Estadual |
Wellton Costa de Oliveira 1 |
1. Universidade Federal do Paraná |
INTRODUÇÃO: |
Atualmente, pode-se duas entre as constantes da maioria dos adolescentes são a escola e a internet. Neste contexto, existe uma escassez de ferramentas totalmente voltadas para a interação entre a comunidade escolar que, somado à pouca instrução para o melhor uso da internet e à grande disseminação de conteúdos negativos, faz da internet algo ruim de ser utilizado no contexto escolar. Existem ferramentas de internet muito utilizadas na educação (à distância ou como auxilio presencial de ensino), que são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) onde os alunos têm a possibilidade de interagir com professores e outros alunos, mas, infelizmente, são raramente empregados para ensino secundário (sendo mais utilizados em graduação e pós-graduação) e com uma interface não tão agradável comparado com as facilidades de uma rede social. O objetivo deste resumo é apresentar uma ferramenta desenvolvida, unica e exclusivamente, para ser utilizada em escolas da rede pública estadual de ensino, que é um AVA com aparência e comportamento similar ao de uma rede social, com o intuito de não fugir do contexto já bem conhecido pelos adolescentes, possibilitando ao acompanhamento audio-visual de aulas perdidas ou não, revisar o material discutido em sala, resolver exercícios, marcar encontros de turma, fazer perguntas ao professor, e outras possibilidades relacionadas ao contexto educacional, sendo uma alternativa para quem necessitar usar a internet para o acompanhamento presencial das aulas. |
METODOLOGIA: |
A ferramenta é uma mistura de rede social com ambientes virtuais de aprendizagem. O primeiro passo a ser tomado no desenvolvimento deste sistema é o levantamento de requisitos baseados nestas duas ferramentas, com evidentes modificações para nossa versão educacional. O sistema será utilizado, basicamente, por três atores: professores, alunos e administrador. Algumas das funcionalidades feitas para os professores e alunos são: Realizar login, Editar perfil, Adicionar colega, Mandar recado, :Criar enquete, Excluir recado, Adicionar pensamento, Excluir pensamento, Adicionar foto, Comentar foto, Exlcuir foto, Enviar Vídeo, Comentar Vídeo, Escrever blog, Acessar chat, Criar tópico fórum, Responder tópico fórum, Votar enquete, Participar disciplina, Responder exercícios, Baixar material. Funcionalidades restrito ao professor, Editar descrição disciplina, Enviar material da disciplina e Cadastrar exercicios. Funcionalidade restrita ao dministrador: Cadastrar usuários. Os diagramas da UML utilizados na fase de análise foram o diagrama de casos de uso, diagrama de classe e de sequência. Na fase de desenvolvimento, foram utilizadas as ferramentas php, mysql e ajax, servidor web apache, hospedado em uma maquina Debian Gnu/Linux. Uma versão alfa desta ferramenta foi posta como estudo de caso para utilização de cerca de 30 alunos de uma escola estadual, com faixa etária de 14 à 16 anos, onde preencheram um questionário sobre a ferramenta apresentada neste resumo. |
RESULTADOS: |
Os resultados são preliminares, pois apenas 30 alunos utilizaram a ferramenta. Ao analisar os questionários, verificou-se que 100% acharam interessante a ferramenta, 100% disseram que usariam o sistema para ajudar nas aulas e fora das aulas, e 90% acharam o sistema fácil de usar. Algumas das respostas estão citadas abaixo: Para a pergunta: "Por quê você achou interessante o sistema?" Aluno 1: "Muito interessante, pois busca de uma meneira bem mais prática e divertida o compartilhamento de informações importantes"; Aluno 2: "É uma forma de usar a internet algo que os jovens gostam tanto para ensinar e ajudar esses jovens a ser interessarem mais pelos estudos"; Aluno 5: "Porque é um sistema de informação, e precisamos a cada dia estar bem informado"; Aluno 4: "Porque o sistema uniu o orkut, que é um site de relacionamento com a educação que é muito importante para os alunos"; Aluno 5: "Porque é bem interessante para ter na internet pois tirava as idéias ou dificuldade de todo mundo"; Para a pergunta "Por quê esse sistema seria proveitoso se fosse usado no laboratório de informática da sua escola?"; Aluno 1: "Não só na escola, mas em todos os cantos`"; Aluno 2: "Porque teríamos mais facilidade de usar o sistema"; Aluno 3: "Porque poderiamos debater com outras pessoas"; Aluno 4: "Porque poderiamos debater com outras pessoas"; Aluno 5: "Pois traria mais facilidades na comunicação aluno-professor". |
CONCLUSÃO: |
Ao analisar o uso da ferramenta pelos alunos na prática, a de interagir com as secretarias de educação e/ou com as escolas para que um número chave seja gerado e entregue a cada aluno na hora de sua matrícula em sua determinada escola. Então, esta senha será utilizada nesta ferramenta, com isso, todos os dados referente a um determinado aluno será retornado, como Nome completo, Nome da escola, sexo, turma e turno, ficando a cargo do aluno o preenchimento do restante, tais como seu nome de utilizador (login) e a senha, entre outros. Assim, apenas alunos terão acesso. Os professores também deverão ter um número chave e fazer o mesmo procedimento dos alunos. Assim, o controle ao acesso do sistema se torna restrito à classe estudantil, sendo cada ação monitorada pelo sistema e, possibilitando ao educador responsável tomar as medidas cabíveis numa possível eventualidade desagradável por parte dos alunos de sua escola. Muito se discute sobre o uso da internet nas escolas. Existem os que defendem e os que critiquem, mas o fato é que a cada dia que passa, o contato com a internet vem crescendo espantosamente, e a interação com qualquer tipo de assunto que venha a enriquecer a aprendizagem dos aluno é eminente. As escolas precisam estar preparadas para isto, com ferramentas que possibilitem o melhor auxílio e interação entre ela e sua comunidade. |
Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Rede Estadual de Ensino, Ensino Secundário. |