63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
PERFIL DO ORIENTADOR ACADÊMICO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL A DISTÂNCIA
Larissa Santos Pereira 1
Mercês Pietsch Cunha Mendonça 2
Cristiane Vitalina Alves 3
Mara Analu Freitas Buenos 4
1. Coordenação Pedagógica - EMEF/CEPAE/UFG
2. Vice-coordenadora - EMEF/CEPAE/UFG
3. Orientadora acadêmica - EMEF/CEPAE/UFG
4. Professora pesquisadora - EMEF/CEPAE/UFG
INTRODUÇÃO:
O curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental é ofertado pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na modalidade de educação a distância (EAD), o curso está em sua segunda edição com subsídio da Universidade Aberta do Brasil. Seu público alvo é formado por professores da rede pública que atuam na Educação Básica de diferentes cidades dos estados de Goiás e São Paulo, com o apoio de oito pólos presenciais na primeira edição e quatorze na segunda. A estrutura curricular é formada por módulos, que somam um total de quinze disciplinas. Neste contexto, o tutor à distância, aqui nomeado de orientador acadêmico, tem um papel primordial para o processo de ensino aprendizagem dos alunos do curso, uma vez que é ele quem está em contato direto com o cursista no ambiente virtual de aprendizagem, fazendo a mediação das atividades pedagógicas propostas. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil deste profissional da educação: o orientador acadêmico de um curso de especialização da UFG.
METODOLOGIA:
Este artigo é fruto de uma pesquisa descritiva e documental, de natureza quantitativa que objetivou traçar o perfil do orientador acadêmico do curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir da análise de documentos do dossiê de cadastramento dos bolsistas, arquivados na coordenação do curso.
RESULTADOS:
Foram analisadas as fichas documentais de 44 bolsistas que exerceram ou ainda exercem a função de orientador acadêmico no curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental. Dentre os orientadores acadêmicos pesquisados, cerca de 77% são do sexo feminino e estão na faixa etária entre 25e 35 anos. Quanto à formação acadêmica, todos fizeram algum tipo de pós-graduação e mais de 40% são mestres. A documentação mostra que mais de 88% dos profissionais tem cursos de formação específica para atuar na função de tutor e apenas 20% tem outras experiências anteriores com esta modalidade de ensino. Dentre todos os orientadores pesquisados, 25% conseguiram ter desempenho adequado e satisfatório, de acordo com a proposta do curso, durante a primeira versão da especialização e foram convidados a permanecer nesta função na segunda edição. Nesta re-oferta, as disciplinas passaram a ter um eixo gerador e os módulos tornaram-se interdisciplinares, maximizando esforços e produções ao mesmo tempo em que houve a diminuição na quantidade de orientadores acadêmicos em cada módulo.
CONCLUSÃO:
O orientador acadêmico é o profissional responsável pelo bom andamento das atividades pedagógicas na EAD e assume a missão de articulador de todo o processo de ensino aprendizagem. Nesta função espera-se que ele acompanhe, motive, oriente e estimule a aprendizagem autônoma do cursista, utilizando metodologias, ferramentas e meios adequados para promover a aprendizagem. Isso pode acontecer por meio de diálogos entre diferentes idéias, que podem ser fruto de convívios em culturas diversas e do respeito entre formas específicas de pensar, agir e se postar frente ao conhecimento. Ele é a pessoa que deve ser especialista em criar condições para o ensino, incentivando a leitura, a pesquisa e o intercâmbio de experiências e saberes. Ao final desta pesquisa percebe-se que existe a necessidade de ampliar conhecimentos sobre os processos educativos que envolvem as concepções sobre tutoria entre os diversos segmentos envolvidos na EAD e discutir sobre as conseqüências da ação do orientador acadêmico durante a mediação. Entendeu-se que o grande desafio é oferecer cursos de qualidade que utilizem recursos tecnológicos disponíveis para alcançar todos os interessados em qualificação, e que ao mesmo tempo, garantam uma aprendizagem significativa e atendam as expectativas dos envolvidos.
Palavras-chave: Educação a distância, Mediação, Tutoria.