63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira |
UM OLHAR PERQUIRIDOR NA TESSITURA DE GUIMARÃES ROSA: POR ENTRE VEREDAS E EMARANHADOS NO SERTÃO. |
Jérssica Caroline Souza Santos 1 Iêdo de Oliveira Paes 2 |
1. Depto.de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/ UAST 2. Prof. Dr./Orientador - Depto. Letras – UFRPE/UAST |
INTRODUÇÃO: |
Este projeto tem como objetivo ajudar na melhoria da qualidade do ensino médio da Escola Estadual Methodio de Godoy Lima na cidade de Serra Talhada utilizando de atividades diferenciadas das que os alunos estavam adaptados para estimular o interesse dos educandos pelo conhecimento histórico, literário e crítico das obras que norteiam a fortuna crítica do grande feiticeiro das palavras, Guimarães Rosa. Foi criada uma reflexão vivenciada na literatura sobre problemas sociais, políticos, econômicos e culturais da época em um contexto cinematográfico. Tentando, com isso, diminuir os índices de defasagem escolar e um aumento dos resultados desses alunos, que em geral é baixo, nos exames propostos pelos governos federais e estaduais. A execução deste projeto, bem como de todos os que integram o PIBID Letras da UAST, constitui-se numa ação efetiva de graduandos junto à realidade social constatada em escolas de Serra Talhada, atuando diretamente no dia-a-dia dos alunos do ensino médio, com o intuito da prática da docência do futuro licenciado logo nos primeiros períodos do curso, dinamizando as atividades dos professores de língua portuguesa e literatura que estão em exercício. |
METODOLOGIA: |
Para os objetivos serem alcançados, foram desenvolvidas as seguintes ações: encontros de capacitação, reuniões periódicas de grupo com o orientador para refletir sobre Ensino de Literatura, constituindo, assim, a base teórica das práticas pedagógicas adotadas nas atividades com os alunos, pesquisa para delimitação de bibliografia, filmografia e demais manifestações artísticas que apresentem autor, estética e ideologias das obras selecionadas; elaboração periódica de registro documental contínuo das atividades desenvolvidas, reuniões para elaboração de estratégias e materiais a serem utilizados nos eventos, tais como: pôsteres, cenários e recursos de divulgação; organização da Mostra de Cinema que apresentou aos alunos as obras cinematográficas selecionadas bem como os colocou como críticos de cada exibição, aulas e debates acerca do momento histórico-cultural de produção de cada obra literária ou cinematográfica trabalhada; planejamento para a execução do Café Literário, que consiste na exposição e debates sobre contos, crônica e poesias de escritores consagrados e dos próprios alunos; levantamento de dados durante as atividades na escola para produção de artigos acadêmicos, preparação e elaboração de publicações relativas ao projeto, das atividades realizadas e dos resultados. |
RESULTADOS: |
Este projeto, como ainda não chegou ao seu final, pretende atingir resultados mediante uma atuação sociointerativa nas aulas de literatura brasileira pontuando algumas obras literárias de autores consagrados para o estudo no ensino médio da Escola Estadual Methodio de Godoy, localizada no município de Serra Talhada. Houve a preparação e discussão dos temas para fomentar e discutir junto aos alunos as peculiaridades do fenômeno literário através dos eventos: Café literário e Mostra de Cinema. Os quais, além de fazer com que o aluno desenvolva cada vez mais o hábito pela leitura, desenvolva o senso crítico para a comparação e o confronto da literatura com outras manifestações artísticas e com outros saberes antropológicos, possibilitando ao aluno um olhar mais acurado frente às produções trabalhadas na escola. Constatou-se a melhoria dos resultados desses alunos nos exames escolares e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), nos seguintes aspectos da língua portuguesa: análise, interpretação e produção textual. |
CONCLUSÃO: |
De modo geral, a predominância de problemas relacionados à falta de leitura dos alunos foi diminuindo no decorrer da concretização das atividades. Podemos dizer que os objetivos foram atingidos com sucesso. As leituras realizadas na sala de aula fizeram com que os alunos tivessem uma aproximação maior do texto literário e a utilização de filmes proporcionou o interesse dos discentes em ler a obra; nas discussões, os mesmos apontaram características dos autores, comparações e criticas. Sendo assim, conseguimos estimulá-los a terem um hábito de leitura e criamos nos alunos um senso mais critico sobre o que eles leem, assistem e escutam, respeitando o contexto sociocultural em que eles vivem. |
Palavras-chave: Literatura brasileira, Guimarães Rosa, Cinematográfico. |