63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
PROBLEMATIZANDO A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NO BRASIL: UM ESTUDO DO ANAIS do II e do III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA
Maurício Campos 1
Cíntia Ferreira Mendes 2
Marina Portilho Pereira 2
Liane Rodrigues Souza 2
1. Professor do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás - Campus de Catalão
2. Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás - Campus de Catalão
INTRODUÇÃO:
Em 1962 a profissão de psicólogo foi regulamentada no Brasil através da lei 4119, neste mesmo ano foi homologado o currículo mínimo em psicologia. O que possibilitou o surgimento e expansão dos cursos de graduação em psicologia neste país. Entretanto, nas décadas de 1960 e 1970 a formação em psicologia sofreu críticas por estar desconectada da realidade brasileira. O tema “Formação em Psicologia” já era problematizado no Brasil desde o início do século XX, mas as críticas feitas a esta área ampliaram esta discussão. Destas discussões buscou-se construir uma formação em psicologia focada nas demandas nacionais. Porém, os sinais de mudanças mais efetivas nesta área ocorreram somente com a homologação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) em 1996, pois esta indicou a extinção dos currículos mínimos no Brasil e a criação de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o ensino superior. No caso da psicologia somente em 2004 foram homologadas as DCNs, mais recentemente em março de 2011 foram homologada uma nova versão das DCNs para a formação em psicologia. É possível constatar que a formação em psicologia é um tema em contínuo e necessário debate.
METODOLOGIA:
O objetivo da pesquisa aqui apresentada é acrescentar novos elementos neste debate. Para alcançar tal objetivo optou-se, neste estudo, por trabalhar com os resumos publicados nos Anais do II e do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, realizados em setembro de 2006 e setembro de 2010. Estes eventos foram organizados pelo Conselho Federal de psicologia e reuniram 21 entidades de psicologia. O II congresso contou com a participação de 6000 participantes e o II com 7000 participantes. Entendo que este evento congrega profissionais de psicologia do Brasil como um todo, acredita-se que ao trabalhar com os anais do mesmo estejamos diante de panorama nacional dos estudos realizados pela área de psicologia no Brasil. O foco desta pesquisa era a formação em psicologia, assim buscou-se identificar trabalhos que traziam esta temática. Os anais foram consultados através dos sites dos eventos. Após a consulta dos anais elaborou-se uma tabela com todos os trabalhos sobre Formação em Psicologia apresentados na segunda e terceira edição dos eventos. Posteriormente os mesmos foram classificados por área de saber da psicologia.
RESULTADOS:
Foram identificados 229 trabalhos que tratavam da temática Formação em Psicologia II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão e 251 trabalhos na Terceira edição do evento. Estes dados indicam a importância e necessidade de problematizar tal tema. A formação foi estudada a partir de diferentes áreas da psicologia. Entre elas podemos citar: a psicologia escolar, a psicologia da saúde, avaliação psicológica, psicologia clínica e psicologia social. Além destas áreas o tema foi debatido também a partir de sua relação com o movimento estudantil e com as políticas educacionais brasileiras.
CONCLUSÃO:
O interesse em debater a formação está presente nas diversas áreas da psicologia, mesmo porque em todas elas a perguntar sobre como formar o profissional psicólogo é indispensável. O que se percebe ao analisar os anais é que o interesse pelo tema não diminui, ao contrário houve até um aumento numérico de estudos sobre o tema de um evento para o outro. Além das discussões da própria área é necessário apontar que a formação em psicologia faz parte de um campo maior, as políticas para a Educação Superior no Brasil. A homologação das DCNs em 2004 e a revisão das mesmas já em 2011 indicam que a psicologia brasileira vem buscando uma identidade para a formação oferecida aos futuros psicólogos. A formação em psicologia é um tema multidisciplinar e cada uma das discussões leva a novas e necessárias problematizações, pois é a partir delas que se pode pensar que psicologia, ou psicologias, está ou estão sendo construidas no Brasil.
Palavras-chave: Formação em Psicologia, Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão