63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 5. Teoria e Análise Lingüística
MARCADORES DISCURSIVOS NO GÊNERO CHAT
Thaís Elizabeth Pereira Batista 1
1. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - UFG
INTRODUÇÃO:
A pesquisa investigou a presença de marcadores discursivos em gêneros textuais, mas especificamente no gênero chat. A evolução da tecnologia e, sobretudo o uso cada vez mais frequente da internet tem feito com que os bate-papos na internet, chamados de chat, estejam sempre presentes na vida da maioria das pessoas. É comum que os jornais disponibilizem em seus sites espaços para bate-papo com especialistas ou artistas para tirar dúvidas ou mesmo para promover entrevistas interativas, onde o próprio público do jornal participa com os seus questionamentos. Levando tudo isso em consideração, essa pesquisa preocupa-se em analisar aspectos específicos da fala que estão presentes neste tipo de texto escrito, pois o chat é um gênero textual escrito que possui características que o aproximam muito da língua falada. Os marcadores discursivos, também chamados por alguns autores de marcadores conversacionais atuam nas unidades do texto como elementos de ligação entre termos ou turnos da fala, mas não possuem função sintática na frase, atuando principalmente no nível do discurso. Dessa forma deve-se ressaltar a importância desses marcadores para a elaboração do discurso, e os chats podem retratar de maneira bem próxima esses termos que usamos quando estamos em uma conversa informal. Observa-se que este tipo de pesquisa auxilia na análise da língua portuguesa falada, através de aspectos e características especificas da fala que ocorrem em gêneros textuais informais como chats.
METODOLOGIA:
A metodologia adotada foi voltada para a observação indireta, pois coletou dados bibliográficos associados a dados documentais, que foram textos redigidos em chats jornalísticos, onde foi mensurada e analisada a ocorrência dos estudados marcadores de discurso. Primeiramente foi feita a seleção e coleta do corpus estudado. Esse corpus é composto por 10 (dez) registros de conversas presentes em chats de jornal. O site pesquisado foi o da folha online no endereço eletrônico www.folha.com.br. Foram selecionadas 10 (dez) conversas salvas na pasta. Essas conversas foram arquivadas à pesquisa e em seguida analisadas. Foram buscados os marcadores discursivos presentes no texto e em seguida classificados em tabelas que possibilitaram mensurar a presença desses marcadores como elo entre termos das orações. Após a coleta e quantificação dos dados houve a discussão acerca da importância desses termos não sintáticos na frase para a discursividade na fala e em textos de circulação informal. Esta análise buscou reforçar, através da recorrência do uso destes termos, que marcadores conversacionais são importantes para a articulação do discurso e não devem ser vistos como erro ou vício de linguagem, mas sim como marca da fala ou escrita presente nos textos e discursos informais. Pesquisas linguísticas assim possuem caráter social e procuram esclarecer estigmas que cercam as variedades linguísticas formais e informais.
RESULTADOS:
A presente pesquisa mostrou os papéis que os marcadores discursivos assumem no discurso, tendo grande importância na articulação da fala, gerando a interação entre os interlocutores. Foi possível notar também que vários desses operadores possuem importância semântica nas sentenças e denotam a intencionalidade do falante. Para muitos, o uso desses termos pode parecer característico de uma linguagem pobre, de domínio das classes menos escolarizadas. Eles são vistos como vícios de linguagem, vícios de fala que devem ser evitados e eliminados. No entanto, foi possível observar o quanto esses termos dão fluidez no discurso e como muitas vezes é capaz de assegurar, reforçar ou questionar o que se fala.
CONCLUSÃO:
Através de várias teorias apresentadas e da análise de dados reais de situações de fala no chat, podemos fazer essa relação de marcadores na fala, sobretudo nos bate-papos de circulação mais informal, em que o texto escrito busca caracterizar-se com aspectos de fala, gerando interação entre os falantes. É preciso ter em mente a importância de determinados termos para alterar intenções discursivas e observar como a linguagem apresenta traços diversos em diferentes situações e contextos de comunicação verbal ou escrita. Assim sendo, essa pesquisa pode ser útil aos profissionais da linguagem, com interesse nos estudos e na análise do vernáculo e de gêneros textuais.
Palavras-chave: Marcadores discursivos, Chat, Articuladores de discurso.