63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil |
OS "HOMENS DO NORDESTE": EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE CULTURAL E PATRIMÔNIO HISTÓRICO NA ESCOLA ESTADUAL CÂNDIDO DUARTE. |
Diego Gomes dos Santos 1, 2 Ricardo de Aguiar Pacheco 1,3 |
1. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE 2. Depto de História 3. Prof. Dr./ Orientador - Depto de Educação |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho teve por objetivo principal trabalhar a diversidade cultural nordestina no espaço escolar a fim de auxiliar na política escolar de respeito às diferenças entre os discentes e docentes. E utilizando-se da educação patrimonial, o projeto também teve o objetivo de trazer outras fontes históricas para as atividades educativas nas salas de aula na Escola Estadual Cândido Duarte, no bairro de Apipucos, Recife, Pernambuco, como o patrimônio histórico a fim de corroborar no melhor processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Sendo assim, utilizamos o Museu do Homem do Nordeste, localizado em Recife, no Bairro de Casa Forte, Avenida 17 de Agosto, como espaço cultural e educativo na perspectiva que os alunos problematizassem os bens culturais que representassem a cultura nordestina e que reconhecessem, enquanto sujeitos pertencentes àquele espaço, a importância do patrimônio histórico para a sociedade. Vale ressaltar que trabalhar a cultura nordestina utilizando os seus bens culturais representativos é importante, pois permite o conhecimento, a apropriação e valorização no processo de geração e produção de novos conhecimentos, gerando um rico processo de ensino-aprendizagem. |
METODOLOGIA: |
A metodologia deste trabalho na Escola Estadual Cândido Duarte, foi projetado para ser realizado em três etapas e consistiu na aplicação da educação patrimonial nas turmas do 1º “A” e “B” e 2º “A” e “B” do ensino médio a fim de ampliar o conhecimento dos discentes sobre a construção representativa da identidade do nordestino. No primeiro momento, houve três encontros onde os conteúdos foram sobre as classificações de patrimônio, o conceito de cultura, identidade e memória para melhor situá-los nos possíveis elementos culturais que regem a formação da identidade e tradição do nordestino. Em um segundo momento, desenvolvemos atividades educativas, visitação e relatório de observação da exposição permanente do Museu do Homem do Nordeste localizado em Recife, no Bairro de Casa Forte, Avenida 17 de Agosto, voltada à significação e apropriação do conceito de identidade e do museu como espaço histórico e educativo. No terceiro momento, como produto final das reflexões em conjunto, docente e discente, foi confeccionado um Mural na escola intitulado “os homens do Nordeste”. Este processo se repetiu com todas as turmas já citadas no projeto. |
RESULTADOS: |
Entendendo a educação patrimonial como uma ferramenta importante no ensino de história, na formação cultural e na formação cidadã, os resultados foram os melhores. Ao trabalhar com a perspectiva de diversidade cultural e patrimônio histórico, os alunos que participaram da ação educativa assimilaram bem a proposta do projeto. Visto que, a proposta inicial para o Mural era com o titulo de “O Homem do Nordeste”, fazendo referência ao Museu em que foi realizada a ação educativa, mas foi perceptível nas contribuições dos alunos que não haveria um homem do Nordeste, e sim homens do Nordeste, titulo adotado posteriormente. Ressaltando o multiculturalismo presente não só na região nordestina, mas na própria escola Cândido Duarte. Como desdobramento deste projeto, realizamos palestras sobre cidadania, cultura popular e os patrimônios materiais e imateriais da cidade do Recife onde contamos com participação dos alunos e professores. Portanto, ficou entendido que não há uma cultura homogênea que constitui o nordestino, mas sim várias culturas, particulares para cada indivíduo, que em grupo representa hoje, a região nordeste. |
CONCLUSÃO: |
Portanto, a utilização da metodologia da educação patrimonial junto ao ensino de História contribuiu na valorização da diversidade cultural, aumentando a auto-estima dos discentes, e da cultura nordestina e suas particularidades, onde houve o reconhecimento das diferentes identidades e formas de expressão de cada sujeito que constituem a região. Compreendendo os docentes como agentes políticos, pelo caráter de suas escolhas de conteúdos, e a educação como campo de construção da democracia e de conhecimentos diversos que auxiliam na formação do cidadão reflexivo e democrático, acreditamos que o projeto da ação educativa na Escola Estadual Cândido Duarte foi gratificante, pois deixamos como legado conhecimentos que auxiliam numa maior percepção de mundo e da cultura não só regional, mas também brasileira. Ressaltando que é importante compreender os costumes e as tradições locais para fortalecer os sentimentos de identidade e cidadania. |
Palavras-chave: HISTÓRIA, CULTURA, IDENTIDADE. |