63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
Programa um milhão de cisternas - P1MC: Uma análise no município de Afogados da Ingazeira/PE
Samuel da Silva Farias 1
Edla Dourado Oliveira 2
David Bruno 3
Stevam Gabriel 4
José Heleno 5
Aldemir Dantas 6
1. autor
2. autor
3. autor
4. autor
5. autor
6. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Ciências Geográficas - UFPE
INTRODUÇÃO:
A pesquisa realizada tem como objetivo, a análise da gestão do manejo da água, dando ênfase ao Programa Um Milhão de Cisternas, no Município de Afogados da Ingazeira, localizado na microrregião do Pajeú, na mesorregião do sertão de Pernambuco. É caracterizada como semi-árido, e está inserida na Bacia Hidrográfica do Pajeú. O Estudo desse tema é relevante, pois a água é um bem muito precioso principalmente nessa região que não conta com chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano. Grande parte da água do município serve, sobretudo, para manter o cultivo de diversas culturas, e criação de animais, já que a principal atividade econômica é agropecuária, e outra parte é utilizada para abastecer a população, que sofre com as precárias condições no que diz respeito ao abastecimento de água. Frente à escassez de água existente, é de suma importância que se saiba como e quais as políticas de gestão desse recurso,visto que, os problemas de acesso à água, apresentados na região não estão apenas ligados à questão físico-natural, mas sobretudo, as políticas de administração do recurso.
METODOLOGIA:
Na primeira fase da pesquisa foi realizado um levantamento e leitura bibliográfica acerca dos assuntos relacionados ao manejo da água, a partir de livros, revistas, e páginas da internet. Nessa fase da leitura foi dado tratamento especial ao Programa Um Milhão de Cisternas. Além da análise e interpretação do material coletado, foram realizadas visitas in loco, para observação, buscando fazer uma analogia do material que foi levantado com a realidade vivenciada na região. Para isso, foram realizadas entrevistas e registros em fotografias. Na etapa seguinte da pesquisa, os resultados foram discutidos com o grupo para elaboração do documento final.
RESULTADOS:
Dentro das dificuldades existentes em nosso país, podemos destacar a má distribuição da água e até mesmo a falta desse recurso em muitas regiões. O município em estudo está inserido no Programa, elaborado por órgãos públicos e privados, como a ASA - Articulação no Semi-Árido que age como representante e ajuda nas decisões da sociedade local. O programa é intitulado “Um Milhão de Cisternas P1MC”, criado com o intuito de construir cisternas para as famílias da região do semi-árido, tornando a água acessível para os seus diversos usos. Frente às condições físico-naturais características dessa região de clima semi-árido, um programa como esse passa a ser de suma importância diante das outras dificuldades da população autóctone que não conta com estrutura de captação e distribuição de água, o que muitas vezes não ocorre em relação aos grandes proprietários que por deterem mais capital financeiro tem a facilidade de construir mais reservatórios que a maioria da população. O programa P1MC tem proporcionado às famílias contempladas do semi-árido uma melhora considerável na qualidade de vida e, em especial, às mulheres e às crianças, reduzindo doenças causadas pela ingestão de água contaminada, contribuindo para diminuir a dependência das famílias em relação aos grandes proprietários.
CONCLUSÃO:
Frente à problemática estudada vale ressaltar que a população de um modo geral, sobretudo nas áreas semi-áridas, carece de ações públicas que visem a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. A iniciativa do P1MC foi e está sendo de extrema importância para a população carente do município de Afogados da Ingazeira. Mas, existem outros problemas que regulam a distribuição desse recurso, onde a grande maioria da população conta apenas com um único reservatório de água enquanto uma pequena minoria desfruta da maior parte dos benefícios do programa. Nesse momento se percebe a relação entre essa problemática e a uma outra, aquela da má distribuição de renda existente. Destacamos como uma das principais formas de sanar esses problemas, ações no sentido de promover a maior captação possível de água e a sua distribuição igualitária, para isso os organizadores do programa precisam pensar numa forma da ampliação, e contando com uma participação mais efetiva de outras organizações da sociedade civil.
Palavras-chave: Cisterna, P1MC, semi-árido.