63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS NO VAREJO: UM ESTUDO NAS REDES DE MERCADINHOS DE FORTALEZA
Susane Barros de Albuquerque 1
Francisco Diego de Oliveira Rodrigues 2
Danielle Brasil Accioly de Paula 3
Maria da Graça de Oliveira Carlos 4
1. Curso de Administração da Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC
2. Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC
3. Curso de Administração da Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC
4. Profa. Mestre./Orientadora - Curso de Administração da Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC
INTRODUÇÃO:
O setor supermercadista é responsável por mais de 85% do volume total de vendas de produtos de largo consumo, caracterizados como sendo de alimentos, higiene e limpeza, sendo alta sua participação sobre os hábitos de compra. Além de ter obtido êxito no decorrer da crise em 2009, e responsável por um faturamento de mais de R$ 180 bilhões, o setor tem-se destacado por ser um dos maiores geradores de emprego do País, segundo o Ranking ABRAS 2010. No Ceará, mais especificamente em Fortaleza, observa-se a presença de pequenas e grandes redes de negócios que coexistem e cujos estabelecimentos possuem grande variedade no porte e produtos que atendem pessoas nos mais variados segmentos sociais. O crescimento da rivalidade traz aos gestores grandes desafios: e certamente levam à busca de alternativas para competir. Desse modo, o estudo questiona quais as principais práticas competitivas utilizadas pelos pequenos estabelecimentos varejistas da cidade de Fortaleza a fim de realizar o seu negócio. Assim, a pesquisa tem como objetivo determinar as principais estratégias de negócios praticadas pelos mercadinhos associados a redes de Fortaleza, verificando o perfil, as principais estratégias de negócio segundo o modelo estratégico genérico de Porter.
METODOLOGIA:
A pesquisa é de caráter exploratório e descritivo. A população estudada é a de pequenos estabelecimentos varejistas, que participam de redes de supermercados. Segundo a Associação Cearense de Supermercados (ACESU), há cerca de 400 mercadinhos distribuídos nos bairros de Fortaleza. A amostra estudada é não probabilística, intencional e por conveniência, pois os estabelecimentos foram abordados por critério de acesso. Desse modo, a amostra consistiu de 16 mercadinhos associados a três redes distintas, os quais foram abordados durante o mês de dezembro de 2010. As variáveis contemplam elementos do perfil da empresa, características dos sujeitos da pesquisa, bem como as características relacionadas às tipologias de estratégias genéricas com ênfase em custos, diferenciação e enfoque, de acordo com Porter (2004). Destacam-se ainda as estratégias funcionais de marketing articuladas com as estratégias genéricas, conforme apresentadas por Wright, Kroll e Parnell (2000). Os dados foram coletados por meio de entrevista com apoio de questionário aplicado aos administradores ou proprietários a partir dos fundamentos teóricos abordados. A tabulação e análise dos dados foram realizadas com apoio do software Sphinx,e a apresentação dos resultados foi descritiva, com tabelas, gráficos.
RESULTADOS:
Os 16 mercadinhos investigados situam-se em Fortaleza, nos bairros periféricos de Carlito Pamplona, Colônia, Vila Velha, Barra do Ceará, Cristo Redentor e Presidente Kennedy. São empresas de pequeno e médio porte com regime jurídico de sociedade limitada, faturamento anual entre US$400.000 à US$3.500.000, O tempo de existência, varia de 5 anos a 16 anos. Os respondentes foram proprietários ou gerentes. Os resultados evidenciaram que a oferta de produtos e serviços ao menor custo são ações realizadas em mais de 80% dos estabelecimentos “quase sempre ou sempre”. Por outro lado, a oferta de bens e/ou serviços diferenciados surpreende, pois 75% manifestam essa prática. Em relação ao enfoque, há diversificação no posicionamento e não é possível apontar que os mercadinhos optem por essa estratégia a não ser de modo eventual. Em relação à cobertura de mercado, a maioria respondeu que não se restringem a um nicho, e que o mercado ao qual se direcionam é amplo, Na ênfase da unidade de negócios, é perceptível que os mercadinhos buscam obter custos gerais mais baixos e isso fica evidenciado na posição de 68% declaram utilizar quase sempre ou sempre a prática de custos gerais mais baixos e afirmam que seus preços são calculados com um percentual de lucro de baixo a médio.
CONCLUSÃO:
A partir dos dados obtidos os resultados revelaram que os estabelecimentos de varejo apresentam práticas predominantes relacionadas a estratégia genérica de negócios de baixos custos, A determinação de preços foi de baixo a médio, e um número considerável de respondentes foi seguro em expor que nunca praticavam a determinação de preços alta. No que diz respeito às estratégias funcionais de mercado, verificou-se a maior preocupação com custos baixos tanto na administração de compras quanto nas ações de marketing. Ficou evidenciado também que a estratégia de enfoque ou de nichos não está nas preferências dos mercadinhos que optam por abordagem mais ampla de mercado. Foi possível perceber um movimento tendencioso à diferenciação. As características de produtos foram consideradas pelos entrevistados como sendo diferenciadas e sofisticadas, atendendo assim a opção de estratégias múltiplas. A princípio a intenção estratégica de diferenciar-se surpreende, por iniciativa de estabelecimento localizado em áreas urbanas periféricas, cuja população possui menor renda. É possível que haja entendimento confuso quanto ao significado de diferenciação, pelo que se recomenda aprofundar a pesquisa com ampliação da base de respondentes.
Palavras-chave: Estratégias de Negócios, Varejo, Estratégia Empresarial.