63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
COLETA SELETIVA DE LIXO: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE ANÁPOLIS, GOIÁS
Josana de Castro Peixoto 1
Marcos Rodrigo Beltrão Carneiro 2
Juliana Rodrigues 3
Lucivânia Vieira Sousa 3
Samara Borges Pires 3
Sarah Priscila A Sales 3
1. Profa. Depto.de Ciências Biológicas – UEG/GO
2. Prof. Depto de Ciências Biológicas – UEG/GO
3. Profa. Depto de Ciências Biológicas – FAA, Anápolis/GO
4. Depto de Ciências Biológicas – FAA, Anápolis/GO
5. Depto de Ciências Biológicas – FAA, Anápolis/GO
6. Depto de Ciências Biológicas – FAA, Anápolis/GO
INTRODUÇÃO:
Lixo é o nome dado a todos os tipos de resíduos sólidos resultantes das diversas atividades humanas ou ao material considerado imprestável ou irrecuperável pelo usuário, seja papel, papelão, restos de alimentos, vidros, embalagens plásticas (OLIVEIRA, 2007).
A coleta seletiva é um instrumento de gestão ambiental que deve ser implementado visando à recuperação de material reciclável presente nos resíduos sólidos para fins de reciclagem. Apesar da mídia freqüentemente explorar o tema no Brasil, a maior parte das iniciativas e ações voltadas à implementação da coleta seletiva, no país, são informais. Em 2004, apenas 4,3% dos 5.561 municípios brasileiros operavam programas de coleta seletiva, o que correspondia a 237 experiências implantadas e em funcionamento, conforme pesquisa sobre o tema desenvolvida pelo CEMPRE (CEMPRE 2004).
O objetivo deste trabalho é levantar a percepção que os acadêmicos de uma instituição de Ensino Superior da cidade de Anápolis possuem referente à coleta seletiva de lixo, e levantar uma proposta de implantação de um programa de coleta seletiva, a fim de contribuir para a redução de lixo encaminhado ao aterro sanitário da cidade de Anápolis, Goiás. Assim, visando à conscientização acadêmica e da comunidade em geral, dando ênfase na educação ambiental
METODOLOGIA:
O presente estudo foi realizado em uma instituição de Ensino Superior localizada na cidade de Anápolis-GO, entre as coordenadas 16º 19’ 36” S e 48º 19’ 36” W (IBGE, 2005).
O Estudo foi realizado com o intuito de promover um programa de coleta seletiva de lixo, com enfoque no aproveitamento de materiais recicláveis, utilizando lixeiras com suas identificações para separação de resíduos sólidos a fim de contribuir para a redução de lixo encaminhado ao aterro sanitário.
Foi aplicado um questionário para levantar o perfil da população acadêmica e o nível de entendimento sobre a coleta seletiva de lixo. Foram entrevistados 200 estudantes universitários de ambos os sexos de diversos cursos. O questionário foi concebido considerando os elementos que atuam sobre a população no ambiente observado (Instituição de ensino), a variável ambiental, os estímulos (selecionar o lixo) e as influências (aquecimento global, riscos de catástrofes, etc.) que incidem sobre o elemento pesquisado (coleta seletiva, educação ambiental, etc.). Concomitantemente foi apresentado aos participantes da pesquisa e termo de consentimento livre e esclarecido. O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética e Pesquisa da Anhanguera Educacional. Os dados foram compilados e analisados utilizando o programa Excel (2003).
RESULTADOS:
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para embasamento teórico e um levantamento da amostra necessária para realização da pesquisa. Duzentos estudantes universitários de ambos os sexos foram entrevistados. Os questionários foram aplicados de forma aleatória sem realizar um controle no que se refere ao período do curso dos participantes.
Em relação à finalidade da coleta seletiva do lixo, 0,78% não responderam, 4,16% acharam que a finalidade é reduzir a quantidade de lixo encaminhada aos aterros sanitários, 23,1% acham que a finalidade é aproveitar os materiais recicláveis, 23,1% que a coleta seletiva contribui para a conservação do meio ambiente e a maioria, indicam que todas as variáveis apresentadas estão de acordo com a finalidade da coleta seletiva, demonstrando os desafios referentes à Educação Ambiental (DIAS, 2000).
Ao solicitar aos entrevistados para relacionar as cores das lixeiras e seus respectivos conteúdos, a maioria respondeu (21%). Quando perguntados sobre a proposta de implementação de um programa de coleta seletiva do lixo na Instituição a grande maioria acham boa idéia, mas isso reflete à deficiência de entendimento da Educação Ambiental, principalmente da coleta seletiva de lixo.
CONCLUSÃO:
A maioria dos entrevistados relaciona o Meio Ambiente à vida animal e vegetal, Mesmo tendo conhecimento básico é muito superficial referente à Educação Ambiental, isso é mostrado devido ao fato de conhecerem as cores das lixeiras, mas não sabem relacioná-las aos seus respectivos conteúdos. É necessária a implementação de um programa de coleta seletiva do lixo, assim como elucidação dessas e de outras questões referentes à Educação Ambiental. Implantar um programa de Educação Ambiental para melhorar a percepção ambiental dos Acadêmicos. Dificuldade de implantar o programa na instituição devido à falta de
patrocínio.
Palavras-chave: Coleta seletiva, Reciclagem, Educação Ambiental.