63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
FEIRA DO CONHECIMENTO DE VIÇOSA 2010 :CONSTRUINDO E DESPERTANDO OS CIENTISTAS DE AMANHÃ.
Vitor Nascimento Secchin 2
Lucas Gontijo de Godoy 1
Cristine Carole Muggler 1
José Lino Neto 1
1. Universidade Federal de Viçosa
2. Jornalista
INTRODUÇÃO:
O Projeto “Feira do Conhecimento de Viçosa” teve início em 2009 com a sua aprovação no Programa de Popularização da Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O evento faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e tem o objetivo de promover a interação entre escolas de Educação Básica e espaços de produção de ciência da Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio da ação de diferentes sujeitos – pesquisadores, professores e estudantes universitários e da Educação Básica – através da construção e realização de uma mostra que aborde aspectos de ciência e tecnologia. O projeto é uma iniciativa do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef – espaço de educação ambiental e popularização científica da UFV – que, em 2010 na sua segunda edição, contou com a parceria do Programa de Educação Tutorial (PET) de Biologia, da Secretaria Municipal de Educação, de diversos departamentos da UFV e de escolas públicas da cidade. Nesse mesmo ano, a Feira passou a fazer parte oficialmente do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) – espaço de apresentação de trabalhos de iniciação acadêmica da UFV, que promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
METODOLOGIA:
A realização da segunda Feira do Conhecimento de Viçosa teve como principal meta a ampliação da interação entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e as escolas públicas de Educação Básica. Essa articulação foi feita através da elaboração de projetos pedagógicos realizados a partir do diálogo de saberes, buscando, assim, a construção do conhecimento em um ambiente de aprendizagem significativa. Os trabalhos realizados envolveram pesquisadores, estudantes, professores universitários e da Educação Básica. As atividades foram iniciadas com visitas a algumas escolas, para apresentação do projeto e escolha do(s) tema(s) de interesse. Ao mesmo tempo foram realizadas reuniões com as equipes da UFV e do PET de Biologia, para definir o cronograma e formas de atuação. Além disso, foi feito contato com a Secretaria Municipal de Educação para a continuidade da parceria iniciada no ano anterior. Em 2010 a Feira ainda abriu espaço para projetos desenvolvidos pela Universidade com a comunidade viçosense e para produções realizadas por programas da UFV. Dessa interação foram produzidos diversos tipos de trabalhos como desenhos, textos, histórias em quadrinhos e jogos. Os resultados foram apresentados pelos estudantes das escolas juntamente com os estudantes universitários no Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) da UFV, nos dias 21 e 22 de outubro e na Feira do Conhecimento de Viçosa, realizada no dia 23 de outubro na Praça Silviano Brandão, no centro da cidade.
RESULTADOS:
Durante o projeto foram desenvolvidas várias atividades em torno de 30 diferentes recortes temáticos, coordenados por professores e pesquisadores de Departamentos da UFV e por professores da rede pública. O projeto envolveu diretamente 40 professores e 302 estudantes, tanto da Universidade quanto da Educação Básica. Além disso, o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef montou a exposição “Solos: evolução e diversidade”, que foi apresentada por estudantes de uma escola municipal que recebeu o projeto “Conhecer e Gostar de Solos”, o qual desenvolveu na escola, ao longo de dois meses, atividades relacionadas ao solos e ao meio ambiente. A Feira do Conhecimento despertou a curiosidade das pessoas que passavam pela praça central da cidade. “Vim fazer uma compra e parei para ver. É um entrosamento muito bom dos estudantes da UFV com as escolas”, afirmou a aposentada Maria do Rosário Bhering, de 86 anos. Nos Simpósios da UFV participaram cerca de 3.000 pessoas e na Feira do Conhecimento passaram mais de 2.000 pessoas. O projeto mais uma vez avançou na qualificação da educação e do ensino de ciências nas escolas participantes e contribuiu com a formação acadêmica dos estudantes universitários a partir do exercício da troca de saberes com as comunidades escolares.
CONCLUSÃO:
A “Feira do Conhecimento de Viçosa” 2010 repetiu o sucesso da sua primeira edição, em 2009. A articulação entre universidade e escolas mostrou-se mais uma vez como o grande diferencial do projeto. A participação da comunidade viçosense em geral, que acontece principalmente no dia da Feira na praça central da cidade, revelou que a aprendizagem é mútua e o entusiasmo é grande. Através do projeto a UFV se aproxima mais da comunidade viçosense, desempenhando o seu papel social, contribuindo na melhoria da qualidade do ensino de ciências nas escolas de ensino básico. Ao mesmo tempo há uma democratização do conhecimento que se produz na Universidade, e de seu espaço privilegiado. Sob a perspectiva da participação de diferentes atores, o projeto possibilita ainda, despertar a curiosidade e a vontade de aprender de crianças e professores de escolas públicas da cidade. Além disso, permite a estudantes de graduação e de pós-graduação uma aprendizagem diferenciada daquela das salas de aulas, aproximando-os da realidade educacional do município e estimulando-os a refletir sobre a importância da participação da universidade na melhoria da qualidade de vida da população de Viçosa.
Palavras-chave: Feira do Conhecimento, Feira do Conhecimento de Viçosa 2010