63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
DOCUMENTÁRIOS SOBRE HISTÓRIA DA FÍSICA DESPERTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Gelson Luiz Clemente Rodrigues 1
Elianai Barros do Nascimento 1
José Ricardo Rodrigues Duarte 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
2. Prof. Dr./ Orientador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
INTRODUÇÃO:
Debate-se neste trabalho a utilização de documentários sobre História da Física como ferramenta de incentivo aos alunos do Ensino Médio para uma aprendizagem significativa em Física. A Física envolve vários assuntos que estão diretamente ligados ao cotidiano dos alunos, como por exemplo, fenômenos mecânicos, térmicos, ópticos e elétricos. Todos estes assuntos são comumente explorados no ensino médio de maneira teórica e matemática, causando grande desinteresse por esta disciplina, que, em alguns casos, são acompanhadas por indagações sobre o porquê de se estudar esta disciplina. Portanto, diversas são as maneiras de se tentar cativar o interesse dos alunos para esta disciplina, visando uma melhor aprendizagem da mesma. A utilização de vídeos em sala de aula se tornou uma ferramenta de grande auxílio no processo ensino-aprendizagem, mas às vezes, este recurso não tem seu potencial explorado adequadamente. Documentários sobre a História da Física, de maneira ainda simples, estão sendo usados no ensino de física, demonstrando não só como ocorrem os processos físicos, mas também o que mudou no mundo com a descoberta e aplicação destes fenômenos, despertando o interesse dos alunos e mostrando que a física está diretamente ligada ao seu cotidiano.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado inicialmente com aquisição de certa quantidade de documentários sobre História da Física nas mais diversas áreas, seguido de uma seleção de algumas turmas das três séries do Ensino Médio da Unidade Escolar Cândido Oliveira, de modo que, em algumas destas salas foram ministradas aulas referentes ao próprio conteúdo curricular da disciplina, utilizando apenas o recurso do quadro e pincel, e nas demais, aulas, também referentes ao conteúdo curricular, utilizando o recurso dos vídeos e somente após, exposição do assunto utilizando quadro e pincel, com a finalidade de se comparar o nível de interesse e compreensão dos alunos.
RESULTADOS:
Nesse trabalho foi possível observar que com a utilização destes documentários, as turmas que tiveram aulas com exibição destes vídeos antes do conteúdo propriamente dito, demonstraram um interesse e participação mais elevados em relação às turmas que tiveram aulas ministradas, apenas com o recurso do quadro e pincel, visto que a assimilação dos conteúdos abordados foram bem mais significativos. Portanto, a exibição de documentários sobre História da Física podem despertar o interesse dos alunos e facilitar o entendimento de assuntos comumente abordados em Física do Ensino Médio. Os resultados obtidos surpreenderam todos os envolvidos neste trabalho, pois após o término das atividades, a diferença na assimilação dos conteúdos era considerável, mostrando que esta ferramenta tem grande contribuição no ensino de física, mostrando o quanto se torna mais simples o aprendizado dos assuntos e sua ligação com a vida diária.
CONCLUSÃO:
Com isso constatamos que com a utilização de documentários, no nosso caso, sobre História da Física, é possível dinamizar o ensino de Física e despertar um maior interesse dos alunos pela disciplina e com isso conseguir uma aprendizagem significativa que reflita na formação do aluno de um modo geral, além de promover uma interação entre o aluno e as disciplinas de física e história, moldando um cidadão crítico e consciente de seu papel na sociedade.
Palavras-chave: Documentários, História da Física, Aprendizagem significativa.