63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ENSINO DE CIÊNCIAS: MARCAS DA RELAÇÃO SUJEITO – CONHECIMENTO, NO ENSINO FUNDAMENTAL
Simone Maria de Souza Luz 1
Sheila da Silva Calheiros 2
Aline Andréia Nicolli 3
1. Curso de Pedagogia - Centro de Educação, Letras e Artes, Universidade Federal do Acre – UFAC
2. Curso de Pedagogia - Centro de Educação, Letras e Artes, Universidade Federal do Acre – UFAC
3. Profa. Dra./Orientadora – Centro de Educação, Letras e Artes, Universidade Federal do Acre - UFAC
INTRODUÇÃO:
Esse artigo é um recorte de um estudo desenvolvido para identificar as marcas deixadas pelo ensino de ciências, em termos de relação sujeito-conhecimento, no ensino fundamental.
Participaram da pesquisa 100(cem) estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre. Os dados coletados nos possibilitam, nesse artigo, responder a seguinte questão: Quais significados os sujeitos atribuem às aulas de ciências que frequentaram quando estavam no ensino fundamental?.
Consideramos, prioritariamente, que o ensino de ciências não pode se resumir a memorização de termos/palavras difíceis, ou seja, de conceitos/termos científicos, mas, ao contrário, deve objetivar a apropriação do conhecimento por meio da construção de novos significados, da reorganização de significados já concebidos, da aproximação entre o científico e o cotidiano e da teoria com a prática. Em suma, defendemos que as aulas de ciências devem ser planejadas e executadas com o intuito de favorecer a aprendizagem por meio da promoção de relações positivas entre o sujeito – aluno – e o conhecimento – ciências.
Esperamos, com esse trabalho, promover reflexões sobre a importância do desenvolvimento de abordagens pedagógicas, no Ensino de Ciências, que se preocupem em deixar marcas positivas no sujeito, especialmente no que se refere à relação sujeito-conhecimento.
METODOLOGIA:
Inicialmente aplicamos um questionário* para coletar os dados que nos permitiram identificar as principais marcas deixadas pelo ensino de ciências nos sujeitos pesquisados. Em seguida realizamos a análise dos dados e agrupamos as respostas em categorias, que iremos denominar PADRÕES de análise, considerando os seguintes elementos: (a) Significado: positivo, negativo e não respondeu; (b) Conteúdo: ambiente, corpo humano, vegetais, animais e não identificado; (c) Metodologias**: (1) Aulas: expositiva, expositiva dialogada, experimental, de campo e não identificado; (2) Atividades: em grupo, individual, diversificada*** e não identificado e (d) Tendência de ensino: memorística, significativa e não identificada.
* Composto por uma única questão aberta onde solicitávamos do pesquisado o que segue: Relate uma situação/um episódio que faz você lembrar das aulas de Ciências, do ensino fundamental. Por favor, relate o máximo de detalhes possíveis e, se você lembrar, indique a série que você frequentava quando a situação relatada aconteceu e o conteúdo de Ciências estudado.
** Para garantirmos uma melhor visualização dos dados optamos por fazer uma diferenciação no padrão de análise referente à metodologias de forma a caracterizar as aulas e as atividades.
*** Alocamos no padrão metodologias: atividade diversificada aquelas que fazem menção à utilização de músicas, jogos, debates, visitas a museus, parques, participação em feiras de ciências.
RESULTADOS:
A análise dos dados nos permitiu perceber que as marcas deixadas pelo ensino de ciências, no ensino fundamental, são, na maioria dos estudantes, ou seja, 70,3% positivas e que se fazem presentes na memória destes por se encontrarem vinculadas especialmente com o desenvolvimento de aulas experimentais e com a realização de atividades diversificadas, ou seja, participação em feiras de ciências, visitas a museus, parques, trabalhos com músicas e realização de jogos.
Foi possível identificar também que as aulas caracterizadas como sendo desenvolvidas de acordo com a tendência de ensino significativa encontram-se também articuladas com a realização de atividades diversificadas e foram desenvolvidas, especialmente, para a abordagem da unidade de ensino sobre “plantas/vegetais”.
Por outro lado, para os estudantes investigados, as aulas expositivas e expositivas dialogadas e as atividades individuais são as maiores responsáveis pelas marcas negativas deixadas pelo ensino de ciências, no ensino fundamental.
São também as aulas expositivas e expositivas dialogadas, segundo os pesquisados, as responsáveis pela promoção da aprendizagem memorística, que apresentou seus maiores percentuais, nesse estudo, quando da abordagem do conteúdo referente ao “corpo humano”.
CONCLUSÃO:
Identificar as marcas deixadas no sujeito pelo Ensino de Ciências nos permite refletir sobre a importância de pensarmos ou repensarmos as abordagens pedagógicas desenvolvidas na escola, com o intuito de viabilizarmos melhores ou mais significativos processos de ensino e de aprendizagem.
Ao considerarmos os dados coletados ao longo deste estudo e o quanto foram positivas, para os pesquisados, as aulas experimentais e as atividades diversificadas torna-se necessário também reconhecermos que o ensino de ciências numa perspectiva de ensino que deixa marcas positivas, em termos de relação sujeito-conhecimento, pressupõe, a nosso ver, o desenvolvimento de abordagens pedagógicas pautadas na aproximação do conhecimento científico com o cultural, promovendo o confronto/encontro entre as diferentes concepções que emergem em aula e possibilitando o reconhecimento dos diferentes significados que podem ser atribuídos a cada conceito.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Relação sujeito-conhecimento, Ensino e aprendizagem.