63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
UM ESTÍMULO PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Anderson Spinelli Valdevino da Silva 1
Cleiton Luis de Siqueira Alves 2
Marcella Feitosa dos Santos 3
Isis Gabriella de Arruda Quinteiro Silva 4
1. Graduando de Licenciatura em Matemática, Departamento de Matemática, UFRPE
2. Graduando de Licenciatura em Matemática, Departamento de Matemática, UFRPE
3. Graduanda de Licenciatura em Matemática, Departamento de Matemática, UFRPE
4. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Matemática - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A Matemática é uma disciplina vista como difícil e chata. Esta visão este relacionada ao fato dos alunos acharem que a mesma é abstrata, complexa, exata e que exige uma grande capacidade de raciocínio, que se julga ser privilegio de poucos. Essas características fazem com que eles tenham essa visão a respeito da disciplina causando certa rejeição a mesma. As aulas de Matemática, na maioria das vezes, são tradicionais, ou seja, aquela onde o professor copia no quadro o que acha importante e, por sua vez, o aluno reproduz no seu caderno e resolve, em seguida, exercícios no método apresentado pelo professor. Com o intuito de acrescentar novas situações de aprendizagem foram aplicadas atividades que buscavam aumentar o interesse e a criatividade dos alunos fazendo com que os mesmos tivessem uma maior participação na construção do seu conhecimento. Dentre as atividades propostas a esses estudantes duas destacaram-se. Foram elas: O Quiz Lógico e Os Astros da Matemática.
METODOLOGIA:
Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas da área de Matemática do PIBID/UFRPE em duas escolas da Rede Estadual de Ensino deste estado. Tais atividades conseguiram chamar a atenção dos alunos fazendo com que os mesmos tivessem o interesse de estar participando das mesmas. O Quiz Lógico é um jogo de perguntas e respostas, cujas soluções dependem exclusivamente do raciocínio do aluno, ou seja, não existe nas questões propostas, de um modo geral, um modelo Matemático que as resolvessem, proporcionando liberdade ao competidor no ato de resolvê-las. A organização do Quiz Lógico envolveu os bolsistas do PIBID, que selecionaram os problemas, sob a orientação de seus respectivos tutores e da coordenação do PIBID/Matemática/UFRPE. Depois desta etapa, as questões foram levadas para as escolas e o respectivo supervisor, um professor de Matemática da escola e membro da equipe do PIBID de Matemática, auxiliou na realização das provas do jogo. Por sua vez, os Astros da Matemática consistia nas sete melhores pesquisas feitas pelos alunos do ensino médio para criação das biografias de onze matemáticos para a confecção de uma agenda da escola para 2011, são eles: Baskara, Euler, Gauss, Laplace, Pitágoras, René Descartes, Tales, Newton, Pascal, Platão e Rafael Bombelli.
RESULTADOS:
O Quiz Lógico proporcionou um maior interesse nos alunos, permitindo a ele além de um desenvolvimento do raciocínio lógico, uma melhor organização das ideias, uma melhor compreensão e coerência de textos, uma forma diferenciada de aprendizagem de alguns conteúdos e uma maior capacidade de abstração, a integração entre os alunos durante a realização da atividade e o rompimento de barreiras tradicionais acerca da aprendizagem específica da Matemática.
Os Astros da Matemática proporcionou a priori uma biografia sobre onze matemáticos e a criação de uma agenda para o ano de 2011. Além disso, essa pesquisa trouxe um aprendizado mais significativo sobre os conteúdos dos matemáticos que eram pesquisados. Outra observação interessante foi a participação e interação dos alunos nas pesquisas que aconteciam nas aulas de contra turno, recreios e pós-horários e o trabalho sempre acontecia de forma que cada um contribuía com as suas habilidades de forma a socializar o conhecimento para os outros integrantes do projeto.
CONCLUSÃO:
Estas atividades fazem com que o aluno recupere a sua criatividade e curiosidade passando a não acreditar que a Matemática é uma disciplina que tem seus conceitos prontos e estáticos e que sua aprendizagem dependa da memorização de fórmulas, algoritmos e da aplicação de regras que foram apresentadas pelo professor. Os alunos tem a convicção de que a Matemática é uma disciplina chata e isso faz com que eles assistam às aulas desmotivados. Cabe ao professor fazer com que o aluno mude de concepção e de atitude, para isso o educador precisa utilizar-se de atividades que possam atrair a atenção do aluno e que mostrem que ela esta presente no cotidiano e que a Matemática pode ser abordada de maneira lúdica e divertida.
Palavras-chave: QUIZ LÓGICO, ASTROS DA MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM.