63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
MUSEU VIRTUAL DE BRASÍLIA: UM INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO TURISMO
Ariane Abrunhosa da Silva 1, 2
Maria Elenita Meneses Nascimento 3
1. CET/UnB
2. SE/DF
3. Prof. Dra./Orientadora, Centro de Excelência em Turismo-UnB
INTRODUÇÃO:
A pesquisa teve como objetivo reunir elementos para o planejamento e desenvolvimento de um ambiente virtual recebendo contribuições conceituais, teóricas e aplicadas, dos campos da museologia e do turismo. Trata-se da concepção de um museu virtual, com foco no patrimônio cultural da Capital da República. O cenário projetado vislumbra o internauta, destinatário de um ambiente virtual atraente, instigante e que proporcione informações sobre história, arquitetura, cultura e serviços do setor de turismo. Foi criado um instrumento que desperte no visitante o interesse de conhecer a cidade e seu patrimônio. A metodologia utilizada é uma análise comparativa dos Museus Virtuais presentes na internet e complementada por fontes secundárias, de modo a se inferir um modelo de museu virtual, com uma aplicação prática: apresentar ao mesmo tempo um acervo de informações e um acervo de imagens de uma cidade-patrimônio-cultural-da-humanidade que, sendo na realidade um museu a céu aberto, poderá ser visitada por meio da realidade virtual. Podendo ainda servir como fonte de consulta para a imprensa nacional e internacional, especialmente, durante o evento da Copa de 2014. E, ao cultivo de uma cultura de brasilidade, que pode auxiliar para consolidar uma cultura de turismo em Brasília.
METODOLOGIA:
O método de investigação seguiu dois momentos. No primeiro momento para a investigação dos elementos de suporte à construção do modelo do Museu Virtual de Brasília foram utilizados os seguintes passos metodológicos: a) Análise comparativa de museus virtuais disponíveis na internet, com a intenção de buscar similaridades e diferenças entre os ambientes pesquisados, na sua relação com o turismo; b) Definição da amostra - foram definidos quinze museus para compor a amostra que foi estruturada mediante as experiências de museus virtuais já existentes, preferencialmente entre aqueles que mais se aproximavam da temática da proposta de pesquisa, como: museus de arquitetura, artes, cidade, e de patrimônios mundiais; c) Foram selecionados os museus e criadas categorias (definidas por similaridade) para subdividir a amostra. No segundo momento foram elencados os “Indicadores de Turisticidade” para apoiar a análise. Esses indicadores foram apontados entre os elementos que, estando presentes nos museus virtuais, dessem suporte tanto à museologia quanto ao turismo. Ou seja, a suposição básica foi que eles pudessem ser utilizados para despertar o interesse turístico e servir de paradigmas na construção de um modelo de museu virtual, que tenha como acervo o patrimônio cultural de uma cidade.
RESULTADOS:
A análise e comparação dos dados demonstraram que existem elementos que servem bem tanto à museologia quanto ao turismo, como apontam os indicadores de maior incidência. Estes indicadores referem-se às informações sobre os artefatos representados nos ambientes museológicos, a exemplo de legendas nas peças que estão em exposição. Também com um significativo número de incidência estão: a) os acervos importantes para serem visitados; b) exposições virtuais e funcionalidades, que auxiliam a apresentação dos acervos e; c) a tradução para outros idiomas. Esses indicadores parecem ser parte de uma estrutura museológica virtual que está sendo construída e que aos poucos se consolida. Com uma presença tímida, estão os mecanismos de venda de ingressos, de tour turístico e sugestões de outros espaços culturais a serem visitados. A indicação de hotéis, restaurantes e outros serviços turísticos no ambiente museológico virtual foram observados em apenas dois museus virtuais. A partir dos resultados foram gerados subsídios para o desenvolvimento de um modelo do referido Museu Virtual de Brasília.
CONCLUSÃO:
A pesquisa apresentou a concepção de um Museu Virtual como centro de memória digital, com potencialidade de informar e divulgar Brasília, no Brasil e no Exterior, como a cidade que reuniu os princípios do urbanismo moderno, no século XX. Conclui-se que a internet e sua prática de digitalização e publicização das informações em todos os setores, também atingiram o turismo e as mais diversas formas de sua promoção, dentre elas a museologia virtual. Os “indicadores de turisticidade” inferidos comprovaram o que prevíamos e ajudaram a construir uma representação do patrimônio, organizada de forma a servir tanto ao turismo quanto à museologia. Uma representação fundamental para construção de uma memória social da cidade e para atualização dessa memória. Essa representação colaborou para diminuir a intangibilidade do turismo e para a promoção de valores relacionados à consolidação de uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Como acontece nos espaços museológicos tradicionais, que também são turísticos e onde o público é o elemento essencial para as duas atividades, no ciberespaço as complementaridades são alargadas, pois se trata de um extenso suporte e de uma hipermídia, com poder de comunicação em todo mundo.
Palavras-chave: Museu Virtual, Patrimônio Cultural, Turismo.