63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
TOCANTINS: UM PANORAMA DO ENSINO SUPERIOR NO MAIS NOVO ESTADO BRASILEIRO |
Alessandra Gomes Duarte Lima 1 Adriana de Miranda Santiago Terra 1 Elvira Aparecida Simões de Araújo 2 |
1. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - Universidade de Taubaté (UNITAU) 2. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - Universidade de Taubaté (UNITAU) 3. Profª. Dra/Orientadora - Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
INTRODUÇÃO: |
Em 1808, juntamente com a família real portuguesa, chegavam ao Brasil as primeiras escolas de ensino superior, sendo o acesso, até o final do século XIX, restrito às elites. Ao longo do século XX e início do século XXI, muitas transformações ocorreram neste campo. O ensino superior ganhou corpo e abriu espaço para que pessoas de distintas classes sociais ingressassem no ensino de 3º grau. Hoje são cerca de cinco milhões de estudantes universitários distribuídos em mais de 2000 instituições localizadas nos quatro cantos do País. Apesar de ainda novo, com apenas 22 anos de existência, o Tocantins galgou avanços no que concerne ao ensino superior, embora ainda tenha um longo caminho a trilhar se comparado ao cenário nacional. O atual contexto do ensino superior tocantinense é o pano de fundo para o presente artigo, que além de traçar um panorama da educação superior no Estado, buscou também analisar seu crescimento em relação aos demais estados da Região Norte e do Brasil. |
METODOLOGIA: |
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa; exploratória quanto aos objetivos e de cunho bibliográfico e documental quanto aos procedimentos, com consulta aos sites do Sistema de Regulação do Ensino Superior do Ministério da Educação (E-MEC); do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), a outros sítios e também a artigos científicos relacionados à temática. |
RESULTADOS: |
O estudo considerou o número de IES, de cursos e vagas no País, nas cinco regiões e também no Tocantins, entre 1991 e 2008, a partir do Censo da Educação Superior realizado anualmente pelo INEP. Significativos avanços foram constatados no ensino superior tocantinense. Em 16 anos, a quantidade de IES passou de duas para 32; o número de cursos saltou de 13 para 154; e, em vagas ofertadas, de 610 para 14.316, o que representa um aumento de 1600%, 1184% e 2347%, respectivamente. Entretanto, observa-se ainda uma grande disparidade em relação aos números nacionais. Em comparação a 2008, as IES do Tocantins representavam apenas 1,42% do total do Brasil; os cursos somente 0,64% e as vagas apenas 0,048%. A Região Sudeste liderava, dispondo do maior número de IES, cursos e vagas, seguida pelas Regiões Sul e Nordeste, que disputam o segundo e terceiro lugares, e a Centro-Oeste, que ocupa o quarto lugar em todos os itens. A Região Nordeste ocupa o segundo lugar em número de IES e o terceiro em cursos e vagas. A Região Norte se encontra em quinto e último lugar. Numa comparação entre os sete estados da Região Norte, em 2008 o Tocantins se destacou com o 1º lugar em número de IES. Contudo, em número de cursos, ocupava o 5º lugar, e em vagas, o 4º, perdendo para o Amazonas, Pará e Rondônia. |
CONCLUSÃO: |
Sabe-se que os avanços qualitativos nem sempre são proporcionais aos quantitativos e esta tem sido a pauta de muitas discussões acerca do ensino superior. Também é sabido que os números ainda estão longe da meta do governo federal que pretende alcançar 30% dos jovens entre 18 e 24 anos até 2011, sendo que atualmente apenas 13% desse público adentraram o ensino superior. Entretanto, é inegável o fato de que a educação superior tem experimentado grandes progressos nas últimas décadas, possibilitando que milhares e milhares de pessoas tenham acesso à formação de 3º grau. O Tocantins também vivencia tal processo, com a criação e expansão dessas instituições em vários de seus municípios, conforme foi possível constatar. Nesse contexto, é preciso considerar as diferentes realidades que ainda o separam dos demais estados, a exemplo da densidade populacional, uma vez que toda a população do Estado pode equivaler aos habitantes de uma capital brasileira. O Estado avançou, mas ainda há um longo caminho a percorrer. O fortalecimento do ensino superior depende ainda de mais incentivos governamentais, no intuito de estendê-lo a uma parcela cada vez maior da sociedade, ampliando as possibilidades socioeconômicas da população e colaborando para o desenvolvimento local e regional. |
Palavras-chave: Educação Superior, IES, Tocantins. |