63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
O TEMA COSMÉTICOS EM ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA |
Cleber Martini 1 Naiá Fernanda Sanches de Oliveira 1 Maria Bruna de Souza 1 Daiane Cristina Mariano Alegre 1 Edemar Benedetti Filho 1 Antonio Rogério Fiorucci 1,2 |
1. Curso de Licenciatura em Química – U. U. de Dourados - UEMS 2. Prof. Dr./Orientador – Curso de Licenciatura em Química – UEMS |
INTRODUÇÃO: |
Tornar o ensino de química mais interessante e diferenciado para os alunos de ensino médio vem preocupando estudiosos da área e professores. Para que isso aconteça têm sido propostos métodos de ensino diferenciados que servem de incentivo para que conteúdos que não são tão compreensíveis pelos estudantes passem a ser. A divulgação científica é um modo de tornar disciplinas como a química uma disciplina melhor aceita pelos alunos. Mas, não cabe à divulgação científica apenas levar a informação, mas também fazer com que haja a formação crítica do aluno em relação à ciência. A partir do momento que os alunos passam a se interessar pelo tema abordado o rendimento escolar torna-se mais eficaz. A divulgação científica contribui para a formação de cada aluno, no melhor conhecimento de ciências e na valorização da cultura científica muito deficiente em nosso país. Para que a divulgação científica seja produtiva se faz necessária a utilização de uma linguagem que se faça capaz de ser entendida pelo público alvo, neste caso, os alunos do ensino médio. O objetivo do trabalho foi abordar o tema cosméticos, com o uso de vídeos e slides seguido de discussões, enfocando a química no dia-a-dia do aluno, sendo o cotidiano uma ponte para uma química mais compreensível e apreciada por eles. |
METODOLOGIA: |
A divulgação científica foi realizada pelos alunos bolsistas do subprojeto de Química do PIBID-UEMS. O tema cosméticos foi escolhido pelos alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Dourados-MS. Depois de selecionado o tema, passou-se a planejar a apresentação aos alunos, foram utilizados textos como embasamento teórico para a elaboração dos slides e para as discussões com os alunos. Os vídeos utilizados para exibição estavam disponíveis no sítio da Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) da PUC-Rio. Foram utilizados dois vídeos, um com o titulo de “a química do fazer- perfume” e o outro “ai tem química - cosméticos, higiene e limpeza”. Tanto os textos como os vídeos foram utilizados para divulgação, entretenimento e esclarecimento de dúvidas. Utilizaram-se de duas aulas de 50 minutos para a exibição dos vídeos, apresentação dos slides e para esclarecimentos de dúvidas por parte dos alunos. A análise dos resultados foram feitas com base em diários de campo elaborados por alunos bolsistas. |
RESULTADOS: |
Os vídeos trouxeram mais realidade ao tema, mostrando como algumas essências eram fabricadas. Segundo Marcelino Jr. et al. 2004, “a utilização de vídeos traz a possibilidade de utilizar não somente palavras, mas também imagens, muitas vezes bem mais atrativas e persuasivas do que a fala do(a) professor(a), podendo trazer um impacto muito maior do que o de um livro ou de uma aula expositiva”. Iniciou-se a apresentação perguntando aos alunos se todos eles utilizavam cosméticos. As meninas responderam que sim, já os meninos disseram que não, então, foi esclarecido que os cosméticos não se resumiam somente a produtos de maquilagem e que este termo se estendia também à produtos de higiene pessoal, que é de uso de todos. No decorrer da apresentação algumas dúvidas surgiram como relatado no diário de campo de um bolsista (não autor), (“É verdade que lavar os cabelos em água quente aumenta a quantidade de caspas?”, “Todas as essências são retiradas diretamente da fonte e como elas são extraídas?”), ficando explicito o maior interesse dos alunos quando discute-se o cotidiano. Explicou-se que a diferença no pH dos cosméticos é devido as diferentes regiões de aplicação na pele. Abordou-se também a parte histórica dos cosméticos e os anti-acnes, despertando assim o interesse dos meninos. |
CONCLUSÃO: |
A utilização da divulgação cientifica mostrou que o ensino de química realmente precisa de inovações e de atividades atrativas, como a exibição de vídeos e slides que despertam o interesse e o desejo de conhecimento pelos alunos do ensino médio, reforçando a eles que a química está presente em todo seu cotidiano. |
Palavras-chave: Divulgação científica, Vídeos, Cosméticos. |