63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NO CEIM CRIANÇA FELIZ, DISTRITO DE NESTOR GOMES, SÃO MATEUS, ES
João Victor Martins Antunes 1
Patrícia de Gouvêia Belinelo 2
Dayane de Oliveira Souza 1
Camila de Oliveira Silva 1
Wélida Laysa Paula Cruz Silva 1
Valdenir José Belinelo 3
1. Acadêmicos de Farmácia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - São Mateus, ES
2. Acadêmica de Medicina do Centro Universitário de Caratinga – UNEC – Caratinga, MG
3. Prof. Dr./Orientador – PPGAT e Depto de Ciências da Saúde - CEUNES - UFES - São Mateus, ES
INTRODUÇÃO:
São Mateus, sétimo município mais antigo do Brasil, com 456 anos e 109 mil habitantes apresenta a maior população negra do Brasil (76%) e localiza-se no norte do Espírito Santo. Apresenta índice de desenvolvimento IDH-M = 0,73, o que o coloca em 2438 lugar no ranking nacional. Assim como em vários municípios brasileiros, possui bolsões de miséria, com falta de saneamento básico e atendimento médico-hospitalar deficiente.
No distrito de Nestor Gomes, a 41 km da sede, onde foi realizada a pesquisa, existe um assentamento do MST e pequenos agricultores descendentes de italianos. As casas dos agricultores ítalo-brasileiros têm água canalizada, embora o esgoto seja coletado em fossas sanitárias enquanto no assentamento as condições são precárias tanto para água potável quanto para o esgotamento sanitário.
Este trabalho objetivou-se realizar o levantamento das parasitoses presentes nas crianças atendidas no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Criança Feliz, fornecendo indicadores de saúde pública para elaboração do orçamento municipal, quanto às áreas prioritárias para investimentos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE e atendimento pelos agentes de saúde.
METODOLOGIA:
De uma população de 161 (N) alunos, foram estudadas 59 (n) crianças de 2 a 5 anos do CEIM Criança Feliz atendidas pela Unidade de Saúde do Distrito de Nestor Gomes (Km 41), no período de agosto e setembro de 2010. A metodologia utilizada foi previamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do CEUNES, observando-se a Resolução 196/96 (BRASIL, 1996), que trata de pesquisas com seres humanos.
Os exames parasitológicos de fezes (EPF) foram realizados no laboratório do CEUNES-UFES, utilizando o método de sedimentação espontânea (HPJ). Realizou-se a análise estatística pelo teste qui-quadrado. As diferenças foram consideradas significativas quando o valor de p foi menor do que 0,05.
A realização dos exames foi acompanhada por profissional Farmacêutico Analista Clínico e a emissão dos resultados foi realizada em formulário próprio, estabelecido pelo CEUNES.
RESULTADOS:
Das 59 amostras, 24 meninas e 35 meninos, 75% estavam negativas, 17% monoparasitadas e 9% poliparasitadas. A incidência foi de protozoários, sendo 9% Giardia lamblia, 7% Entamoeba histolytica, 17% Entamoeba coli, 2% Iodamoeba bütschlii, 2% Chilomastix mesnili e 2% Endolimax nana. Não foram encontrados nem platelmintos e nem nematelmintos.
Observa-se que o fato dos casos positivos estarem relacionados a protozoários como Entamoeba histolytica e Giardia lamblia, isto sugere que a comunidade pesquisada possui algum problema no manuseio com a água, além da ausência de cuidados higiênicos com as mãos de manipuladores de alimentos principalmente, fato corroborado pela presença de Entamoeba coli, Endolimax nana, Iodamoeba bütschlii e Chilomastix mesnili que embora comensais indicam contaminação fecal.
Além de viabilizar o tratamento das pessoas contaminadas foram realizadas palestras às crianças e pais sobre higiene pessoal, verminoses e cultivo, manuseio e uso alternativo de plantas medicinais.
CONCLUSÃO:
A incidência de verminoses está diretamente relacionada ao ambiente domiciliar e à higiene das crianças pesquisadas. Após o tratamento das crianças e dos familiares, o trabalho de esclarecimento e orientação sensibilizou principalmente as crianças por meio de atividades lúdicas para a necessidade de se preocupar com a saúde e o meio ambiente.
As atividades de iniciação científica em pesquisa proporcionaram aos alunos do CEUNES-UFES entrar em contato direto com a população, aprimorando a inter-relação profissional-comunidade e possibilitou o tratamento dos casos positivos e a prevenção de novos agravos, feita através da educação em saúde. Além disso, o projeto levou o aluno à realidade laboratorial, mostrando as dificuldades na coleta, os cuidados no recebimento de amostras e a pesquisa de materiais totalmente desconhecidos, diferentemente do que ocorre em sala de aula, onde são estudados materiais conhecidamente contaminados.
Palavras-chave: Verminoses, São Mateus, Recursos hídricos.