63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA UTILIZADA NO PROCESSO DE OBTENÇÃO DA POLPA DA JUÇARA EM ESTABELECIMENTOS DA CIDADE DE SÃO LUÍS – MA .
Josemar da Silva Ribeiro 1
Stelito Assis dos Reis Filho 2
Israel Viegas Moreira 3
Eurípedes Gomes Oliveira 3
Joama Gusmão Pereira 4
Itaynara Lobato Dutra 5
1. Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA
2. Prof. Msc./Orientador - Departamento de Patologia - UFMA
3. Departamento de Patologia - UFMA
4. Hospital Universitário Materno Infantil - UFMA
5. Departamento de Ciências Biológicas - UFMA
INTRODUÇÃO:
A água é fator condicionante de sobrevivência para qualquer ser vivo, é fonte de vida e saúde, sendo utilizada para os mais diversos fins tais como: higiene corporal, irrigação, recreação, consumo humano, agricultura, indústria, pesca e no preparo de alimentos (Ohira, 2005). Contudo, pode veicular substâncias causadoras de doenças ou microrganismos. A água destinada ao consumo humano é uma das principais preocupações mundiais e essa preocupação tende a ser cada vez maior com o passar dos anos em quantidade e qualidade (Organização Pan-Americana de Saúde, 2001). O açaí ou juçara ( Euterpe oleracea Mart ) é um produto de uso comum entre maranhenses, pois compõe a culinária local, portanto é fundamental realizar pesquisas visando monitorar a qualidade microbiológica da água utilizada no processo de obtenção da polpa da juçara de forma artesanal em alguns pontos de venda nas feiras de São Luís-MA
METODOLOGIA:
Durante o período de 23 de fevereiro a 25 de março de 2010 foram coletadas 20 amostras de água usadas no processo de obtenção da polpa da juçara, provenientes de cinco pontos de vendas nos mercados públicos da cidade de São Luís-MA. As amostras de água foram obtidas de filtros e reservatórios coletadas em duplicata e frascos estéreis. A pesquisa foi realizada segundo a técnica padronizada de Fermentação em Tubos Múltiplos, Os parâmetros utilizados neste estudo foram: pesquisa coliformes totais e coliformes termotolerantes. As amostras foram diluída de 10-2 a 10-4 e inoculadas em Caldo Lauril Sulfato de Sódio (CLS), em séries de cinco tubos, contendo tubo de Durhan, incubados a 35 ± 0,5°C por 24 e 48 horas. Os tubos com resultados positivos (com gás retido no interior do tubo de Durhan) foram repicados para tubo contendo Caldo Lactosado Bile Verde Brilhante-CLBVB a 2% e incubados a 35 ± 0,5°C por 48 horas. Dos tubos de caldo lactosado correspondentes àqueles que deram resultado positivo no CLBVB, foram repassados para tubos contendo caldo Escherichia coli (E.C) que foram incubados por 24h a em banho Maria a 44,5°C. A leitura, conforme em todos os tubos, verificou-se a presença de gás. Por até 48 horas nos testes positivos. Resultados diferentes destes foram considerados negativos.
RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa mostraram que em apenas um ponto de venda da polpa da juçara, a água empregada está adequada para consumo humano. E nos demais, a água utilizada não está em conformidade com a Portaria do Ministério da Saúde nº 518/2004, a qual decreta que o padrão microbiológico de potabilidade da água para consumo humano permite que o valor máximo seja ausência em 100ml para Escherichia coli ou coliformes termotolerantes. Segundo (WHO, 2004), algumas doenças de veiculação hídrica podem resultar em sérios agravos à saúde, tais como a febre tifóide, a cólera, hepatite infecciosa, diarréias causadas por bactérias dentre outras doenças. A partir dos resultados obtidos, percebe-se a precariedade da higiene nos pontos de venda de juçara na periferia de São Luís, e como um alimento tão palatável pode se tornar tão facilmente um veículo de várias doenças graves para seus consumidores. Além disso, a maioria dos manipuladores de juçara é de baixa escolaridade e desconhece a importância da potabilidade da água, bem como noções de higiene, e acabam negligenciando os cuidados necessários para a manutenção da qualidade hídrica durante a fabricação da polpa.
CONCLUSÃO:
É notado que países em desenvolvimento como o Brasil, em decorrência da precariedade nas condições de saneamento e na má conservação das águas, apresentem vários surtos epidêmicos e elevadas taxas de mortalidade infantil, devido às doenças de rota fecal-oral e às diarréicas de veiculação hídrica, ambas relacionadas à água de consumo humano. A respeito da qualidade microbiológica da água utilizada para consumo humano relacionado à sua utilização para processamento da polpa de juçara, pôde-se constatar a partir dos resultados obtidos que parte das amostras coletadas apresentou contaminação por coliformes fecais, sendo esses resultados responsáveis por possíveis agravos à saúde da população, uma vez que esta relação é essencialmente importante para promoção e proteção da saúde coletiva.
Palavras-chave: Água, Microrganismos, Coliformes.