63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
EXPERIÊNCIA DE USO EDUCACIONAL DE FERRAMENTAS DA WEB 2.0 – UTILIZAÇÃO DO BLOG NA EDUCAÇÃO
Mirtes de Oliveira Diniz 01
Andrea Pinho Souto 02
1. Profa. Secretaria de Educação Esporte e Lazer do Recife - SEEL
2. Profa. Secretaria de Educação Esporte e Lazer do Recife - SEEL
INTRODUÇÃO:
Este projeto surgiu da necessidade de capacitar os professores, na utilização da Web 2.0 e do blog, como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, por ser uma ferramenta de fácil acesso e bastante utilizada por adolescentes e jovens no seu cotidiano. Criando também no professor a cultura do uso da Web 2.0 na sua vida profissional e pessoal, visando dinamizar a prática pedagógica, numa proposta de construção coletiva dos conhecimentos, trabalhando com projetos que envolvem a comunidade escolar como um todo. A escolha do tema ocorreu devido à experiência que as autoras desempenha atuando como Vice-Dirigente do NTE Cristiano Donato e da EII 6, na rede Municipal do Recife, onde além de gerenciar a parte técnico-pedagógica e administrativa de uma Unidade de Ensino, a primeira autora participa da Equipe Técnica da Diretoria Geral de Informática na Educação e Cidadania (DGTEC-SEEL- Prefeitura do Recife). Como a Web 2.0 poderá ser utilizada, visando melhorar o processo ensino-aprendizagem? Objetivos: Capacitar os professores através da formação continuada, na utilização da Web 2.0 em sua prática pedagógica; divulgar as experiências exitosas dos professores da rede municipal no uso da Web 2.0, com ênfase no blog.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido no decorrer do ano 2010, através dos registros realizados nas formações continuadas dos professores da rede Municipal do Recife, tendo como base teórica os pressupostos das disciplinas estudadas no Curso de Especialização em Tecnologias na Educação, oferecido pela PUC-Rio em convênio com a Secretaria de Educação à Distância – MEC - CCEAD, para 5.000 professores da rede pública de ensino em todo Brasil. Foram oferecidas 32 vagas para os professore da Prefeitura do Recife. Como as ferramentas da Web 2.0 poderão ser utilizadas para melhorar a prática pedagógica dos professores e gestores, tendo como resultado facilitar o processo ensino-aprendizagem, dinamizando, estimulando o trabalho coletivo e a pesquisa? Qual a importância de introduzir o blog, no dia-dia da sala de aula e da escola? Para responder estas questões, a autora cita alguns exemplos da utilização das Ferramentas da Web 2.0 por professores em suas aulas, descreve as competências necessárias ao professor no século XXI, relata a experiência do Projeto Professor@com da Secretaria de Educação do Recife e ilustra com experiências de sua pratica pedagógica com a utilização da Web 2.0.
RESULTADOS:
A Web 2.0 em sua nova versão trouxe várias ferramentas que visam facilitar e automatizar o compartilhamento de documentos diversos, do que está sendo produzido com outras pessoas em tempo real, dessa forma todos contribuem para a produção coletiva do documento final. Resultados: dinamização da prática pedagógica; propostas de aprendizagens colaborativas e cooperativas; inserção da Web 2.0 na proposta pedagógica da escola; construção de espaço vitual interativo, visando a aprendizagem e a socialização de experiências. O projeto motivou os professores a utilizarem a Web 2.0 nas diversas atividades, onde aprendizagens significativas ultrapassam os muros da escola, aomesmo tempo trazendo o mundo para dentro da escola. A partir do momento que o professor / gestor aprende a utilizar a web 2.0 para compartilhar: documentos, imagens, planilhas, vídeos, utilizar o blog. Utilizando essas ferramentas na suas práticas pedagógicas. Como trabalhamos numa perspectiva de educação continuada, já contamos com uma grande quantidade de blogs criados pelos nossos professores, que são apresentados nas formações em rede, estando também publicados no perfil dos professores, no portal http://educarecife.com.br e no espaço biblioteca.
CONCLUSÃO:
Com este projeto já é possível constatar, mesmo se em pequena escala a contribuição oferecida para professores e gestores, na utilização das ferramentas da Web 2.0 nas suas práticas pedagógicas. Vários projetos foram criados e publicados nos blogs, no portal do professor da Secretaria Municipal de Educação, portal http://educarecife.com.br e no espaço biblioteca constam blogs criados para as formações nas diversas áreas do conhecimento para professores de 3º e 4º Ciclos. Cientes que não podemos e não devemos negar aos nossos alunos (nativos digitais), o acesso aos bens construídos no decorrer da história pela humanidade, bens esses que incluem as Tecnologias da Informação e Comunicação, dentre elas o ciberespaço da Web 2.0.
Palavras-chave: WEB 2.0, Blogs na Educação, Professores Recife.