63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
EDUCAÇÃO JESUÍTICA NO BRASIL COLONIAL |
Ana Maria da Silva Toyshima 1 Priscila Freire Bondarenco 1 Célio Juvenal Costa 2 |
1. Acadêmica de Pedagogia- Depto de Fundamentos da Educação-UEM 2. Prof°. Dr./ Orientador - Depto de Fundamentos da Educação-UEM |
INTRODUÇÃO: |
O primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Souza, chegou em 1549 trazendo consigo os primeiros jesuítas, cujo grupo era constituído por quatro padres, Leonardo Nunes, João de Aspicueta Navarro, Antonio Pires, Manuel da Nóbrega (chefe dos jesuítas no Brasil) e por dois irmãos, Vicente Rodrigues e Diego Jacome. Os jesuítas vieram com a missão conferida pelo rei Dom João III, de catequizar e converter os nativos habitantes do novo mundo à religião católica. Os primeiros meses dos missionários foram dedicados ao conhecimento do novo território e identificação dos desafios e problemas que enfrentariam em suas missões. A princípio tiveram a impressão que seria fácil catequizar e doutrinar os gentios na fé cristã, pois, pelo testemunho de Nóbrega, os índios eram seres bons com maus comportamentos, neste sentido, era necessário restaurar a sua verdadeira natureza. Nos escritos de José de Anchieta não encontramos críticas aos cristãos como nas cartas de Manoel da Nóbrega. Os textos e os relatos de Anchieta revelam especialmente situações e atitudes dos indígenas, o que pode significar que ele estava mais preocupado com a evangelização do que com as questões dos colonos portugueses. Neste sentido, nosso objetivo é perceber como ocorreu a formação cultural e educacional do Brasil, a partir da presença dos padres jesuítas Nóbrega e Anchieta. |
METODOLOGIA: |
Nosso estudo foi realizado por meio de analise de obra documental, pois analisamos uma fonte primária sobre o tema. A metodologia consistiu, basicamente, em duas formas de investigação bibliográfica: sendo uma de estudo dos textos e outra de levantamento de bibliografia disponível sobre o tema. Na pesquisa bibliográfica investigativa priorizou-se o estudo das fontes documentais e também de textos historiográficos sobre o período em geral. Nossa fonte primária previamente escolhida e que serviu de ponto de partida para o estudo foi à coleção de cartas escritas pelos jesuítas. Também foram utilizados textos historiográficos sobre a história e a educação da e na Companhia de Jesus, especialmente no século XVI. |
RESULTADOS: |
Os jesuítas encontraram na nova terra grandes dificuldades para doutrinar e converter os nativos à fé cristã. Algumas das dificuldades eram referentes aos índios, como os costumes (antropofagia, poligamia, nomadismo), outras diziam respeito aos próprios portugueses. São inúmeras as cartas em que os jesuítas, principalmente Nóbrega, relatam a decepção com os cristãos brancos, que atuavam negativamente no andamento do trabalho de evangelização. Os padres e irmãos da Companhia de Jesus, a fim de alcançar os seus objetivos de catequização, adotaram algumas estratégias, dentre as quais destacamos o aldeamento e a educação dos curumins. Os Inacianos buscavam privilegiar a educação das crianças índias, pois perceberam que, de forma geral, os adultos que se convertiam não guardavam a devoção e acabavam por voltar às suas antigas práticas. Dessa maneira, educando e catequizando na tenra idade, os índios permaneciam mais tempo, senão para toda vida, entre a comunidade cristã. Outra prática instaurada pelos jesuítas para facilitar o processo de catequese dos gentios foi o aldeamento. Nessas reduções eram combatidos os maus costumes da poligamia, antropofagia, nudez, e introduzidos os novos costumes civilizatórios, isto é, ensinava-se a disciplina, a moral, os bons costumes e a fé cristã. |
CONCLUSÃO: |
Neste trabalho apresentamos as pesquisas que temos realizado referentes à educação no Brasil colonial sob a perspectiva de Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, dois dos principais responsáveis pela educação dos índios, negros e filhos de colonos que estavam no Brasil. Percebemos que os principais ensinamentos dos padres giravam em torno da civilidade, pois ensinavam os indígenas a esconder suas vergonhas, não cometer fornicação ou canibalismo, entre outros comportamentos. Esses missionários desejavam a salvação de todos os índios para a glória de Deus e, para tanto, esforçavam-se em torná-los cristãos. Concluímos que a educação brasileira ao longo do período abordado esteve, em grande parte, a cargo dos padres da Companhia de Jesus. Assim, os jesuítas foram os maiores responsáveis pela primeira experiência educativa desse território e em muito contribuíram para a formação cultural da sociedade que então se formava. Enfim, ressaltamos que, além da religião católica, os portugueses trouxeram para o Brasil características da cultura européia. |
Palavras-chave: Companhia de Jesus, educação, catequese. |