63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
O PLANEJAMENTO DIDÁTICO COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DA PRÁTICA DOCENTE NO SEGMENTO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Ferdinando Santos de Melo 1 Flávia Augusta Santos de Melo 2 |
1. Professor e Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Salvador-BA 2. Assistente Social e Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe |
INTRODUÇÃO: |
Esta pesquisa é resultado da avaliação do processo de formação continuada em serviço para o corpo docente do Segmento de Educação de Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino de Salvador-BA, especificamente para Escolas que constituem a Coordenadoria Regional Pirajá. No Sistema Municipal de Ensino em tela, através do planejamento e da operacionalização do trabalho didático do professor, são expressas as interfaces entre finalidade e ação, entre concepção e execução, revelando as axiologias caracterizadoras de um processo de conformação ou transformação do ser humano e da realidade na qual se insere. Didaticamente, através do ensino, identifica-se a concepção de educação – na qual surge a finalidade educacional – que, por sua vez, orienta a ação. Nessa perspectiva, esse trabalho busca analisar o planejamento como elemento constitutivo da prática pedagógica do professor da Educação de Jovens e Adultos, tendo como ponto de partida as categorias Prática Docente e Trabalho Docente. O desenvolvimento desse estudo propiciou a existência de um debate em nível de Coordenadorias Regionais de Ensino, com reordenamentos de algumas metodologias aplicadas pela Coordenação Pedagógica nas Unidades de Ensino pesquisadas, no trabalho de orientação do planejamento didático junto ao professor, contribuindo para a sistematização de novos olhares sobre os procedimentos já empregados no processo formativo via atividade complementar. |
METODOLOGIA: |
Para analisar a dinâmica de construção do planejamento didático pelos professores da Rede Municipal de Salvador, no ano letivo de 2010, utilizamos a pesquisa exploratória, como forma de desenvolver uma investigação em consonância com os fundamentos da pesquisa avaliativa proposto por Saul (1994). No campo empírico, a pesquisa compreendeu 6 escolas municipais, no qual foram entrevistados 48 professores que atuavam nos Segmentos da Educação de Jovens e Adultos (SEJA I e II – Ciclos I, II, III e IV) e 6 coordenadores pedagógicos - 3 do Segmento I e 3 do Segmento II, além da aplicação do grupo focal em momentos de atividade complementar e reuniões de área. O critério utilizado para a escolha dos professores entrevistados foi a freqüência dos docentes efetivos, acima de 80%, nas reuniões de 2009. Todos os coordenadores foram entrevistados, uma vez que estes são os responsáveis pela implementação e execução do processo de formação continuada de professores nos espaços institucionais pesquisados. Para a interpretação dos dados, foram transcritas as falas, com posterior análise de conteúdo, e feita a descrição detalhada do roteiro das informações veiculadas nas reuniões de planejamento semanal propostas pela equipe pedagógica, que em muito se assemelham, porém observando os pontos de convergência e divergência que se apresentam em cada realidade. |
RESULTADOS: |
Os dados coletados durante o trabalho de pesquisa mostram que o planejamento é entendido, principalmente, como encontro para a escolha de conteúdos e procedimentos de ensino. Há uma ênfase considerável, também, nas reuniões para a organização de atividades, como palestras, concursos de redação, poesia e datas comemorativas. Com o mesmo sentido e grau de importância, os professores se reúnem durante o ano letivo para a preparação de atividades integradoras. As entrevistas e a aplicação dos grupos focais revelaram que os docentes, gostariam que este momento de formação fosse destinado exclusivamente para a discussão pedagógica efetiva e que esta tivesse um caráter que agregasse as dimensões do ensino e da pesquisa como propostas fundamentais de formação, com a emergência no debate de temas sobre avaliação e dificuldades de aprendizagem dos alunos, currículo, metodologia de ensino, gestão, processo de ensino aprendizagem, relação professor-aluno, e sobretudo que houvesse interlocução de saberes e experiências entre as unidades de ensino municipais, com promoção de seminários de cunho científico e a valorização dessas experiências para a concretização de um profissional de ensino com um perfil de pesquisador, capaz de investigar, criticar, propor e ressignificar sua prática. Já os Coordenadores Pedagógicos trouxeram em suas falas, as implicações do agir na mediação entre trabalho docente e gestão escolar, com impactos na autonomia da realização de seu trabalho profissional. |
CONCLUSÃO: |
Os resultados da pesquisa revelaram que didadicamente, a visão da organização e efetivação do ensino aproximam-se mais de uma visão instrumental da Didática como um conjunto de técnicas, muitas vezes desvinculadas das necessidades discentes, da realidade social e dos fins educacionais voltados para um trabalho no interior das classes de EJA (4 das 6 escolas). Por essas razões, destacamos a relevância da reflexão da e na prática docente. Identifica-se que desde a acepção do planejamento didático, há uma prática de reproduzir os preceitos do livro didático, na qual muitos professores (55% deles) se esquivam da elaboração de um material didático e instrucional independente, voltado para atendimento das demandas específicas dos alunos. Todavia, na gênese do planejamento, revelaram-se também atitudes críticas por parte dos professores (40%) e coordenadores pedagógicos (90%), com considerável fundamentação sócio-filosófica e político-pedagógica que orienta o planejamento das atividades educacionais a serem desenvolvidas no interior da sala de aula. Os conteúdos escolhidos vão além de uma caricatura das disciplinas curriculares e os procedimentos são apontados muito mais do que meras técnicas para o estudo desses conteúdos, com o emprego permanente da perspectiva dialógica na construção do conhecimento pelos educandos. |
Palavras-chave: Planejamento didático, Prática docente, Educação de Jovens e Adultos. |