63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
ESCRITA E SOCIEDADE: OS HOMENS DE LETRAS E SUAS MÚLTIPLAS PRODUÇÕES
Elizabeth Cardoso Rodrigues Vieira 1
Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz 2
1. Bolsista do PIBIC/CNPq - Graduada em Lic Plena em Letras - UFPI
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Geografia e História - UFPI
INTRODUÇÃO:
A pesquisa apropria-se da literatura ficcional desenvolvida no Piauí entre 1890 e 1924, mais especificamente das obras de Clodoaldo Freitas (1855-1924), escritor piauiense. Esse período, final do século XIX e início do XX, é atravessado por diversas correntes estético-literárias. No Brasil, o Romantismo configura-se, depois de 1860, em um movimento de transição para o Realismo/Naturalismo. Nesse sentido, verificou-se a transição desses movimentos estético-literários nas produções de Clodoaldo Freitas através da análise de suas principais características. Além disso, foram identificadas, descritas e analisadas as interações discursivas entre as obras de Clodoaldo Freitas com as de escritores do cânone literário mundial.
METODOLOGIA:
Para alcançar os objetivos da pesquisa, foram realizados o levantamento, a leitura e o fichamento das bibliografias referentes às temáticas da pesquisa, bem como das obras de Clodoaldo Freitas. Estas produções literárias foram publicadas em forma de folhetins em vários jornais e revistas de circulação na época e passaram por um processo de revisão entre 2007 e 2010. Algumas obras foram publicadas em forma de livro e outras encontram-se prontas para publicação. Dentre as obras publicadas, foram selecionadas para análise o romance “Memórias de um velho”; os contos “Um segredo de família” e “Nos ares”, do livro “Um segredo de família e outros contos”; e o conto “A beata”, do livro “Os Burgos e outros contos”. A partir da leitura dessas obras, foram analisadas a transição entre o Romantismo e o Realismo/Naturalismo e as intertextualidades nelas contidas. Para isso, buscou-se embasamento teórico em autores como Charaudeau & Maingueneau, Coutinho, D’Onofrio e Koch.
RESULTADOS:
Nos resultados da pesquisa, constatou-se que as obras estudadas se inserem no período de transição entre o Romantismo e o Realismo/Naturalismo através da presença de características desses movimentos. Além disso, nos contos “Um segredo de família” e “A beata” verificou-se a intertextualidade explícita, pois fazem menção a obras de outros escritores, respectivamente, a “Senhora”, de José de Alencar, escritor brasileiro, e a “Amor de perdição”, de Camilo Castelo Branco, autor português. Constatou-se ainda a intertextualidade temática quando o escritor aborda o casamento por interesse, que constitui uma crítica à sociedade burguesa da época, característica da corrente artístico-literária do Romantismo, bem como do Realismo. Observou-se também a intertextualidade explícita entre “Nos ares” e “O Guarani”, de José de Alencar.
CONCLUSÃO:
Neste estudo das produções literárias de Clodoaldo Freitas, foram observadas a transição entre o Romantismo e o Realismo/Naturalismo e as intertextualidades nas obras do escritor o que situa sua escrita não somente no contexto histórico-cultural nacional, mas também em âmbito mundial. Nesse sentido, a pesquisa torna visível os textos produzidos no Piauí e no contexto regional e contribui para a discussão conceitual no que diz respeito aos estudos linguísticos e literários.
Palavras-chave: Romantismo/Realismo/Naturalismo, Intertextualidade, Clodoaldo Freitas.