64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
Patrimônio Histórico: Um estudo sobre o papel do Coreto na historia da cidade e sua influência sobre a vida da sociedade Nogueirense.
Neirival José de Oliveira Junior 1
Kelly Carvalho 2
1. Colégio Técnico de Limeira - UNICAMP
2. Prof. Mestre/Orientadora - Depto de Humanas - Colégio Técnico de Limeira - UNICAMP
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa estudou a importância do Coreto Municipal da cidade de Artur Nogueira, referência cultural e patrimonial e palco de importante mobilização popular de reivindicação dos direitos de cidadania. O Coreto cuja construção é concomitante com a origem da cidade no inicio do século XX, em meados de 1905, foi demolido durante o projeto de ampliação da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, por volta de 1972, fato que causou grande comoção popular, que se mobilizou frente os órgãos públicos e da Igreja Católica exigindo a reconstrução do mesmo, num ato de importante reivindicação popular dos direitos políticos e culturais. A popularidade do Coreto como símbolo de manifestação popular política foi tamanha que por duas vezes a imagem do Coreto estampou o bilhete da loteria de São Paulo em 17/09/1993 e 12/04/2002.
Construído primeiramente com base em pedra e acabamentos em madeira, possuía forma de um prisma hexagonal regular, ou seja, com duas bases em forma de hexágonos regulares (chão e telhado) e seis faces laterais com formato de quadrados vazados (abertos). A reconstrução foi trabalhada com o projeto arquitetônico original, modificações no tipo de material utilizado agora cimento e ferro. Restaurado a vocação do Coreto como local de sociabilização da comunidade nogueirense.
METODOLOGIA:
A metodologia empregada para o estudo do Coreto nos seus aspectos históricos, culturais, políticos e arquitetônicos foi ampla. Cada aspecto estudado exigiu diferenciada abordagem. O conceito teórico utilizado foi o conceito de Memória Coletiva, local onde a comunidade transmite seus valores e eventos significativos para identidade do grupo.
Os primeiros passos foram entrevistas com familiares, destacando-se os depoimentos dos meus avós, as entrevistas foram expandidas os mais antigos moradores da nossa cidade. Numa pesquisa de resgate da história oral e da memória. O objetivo era conhecer através da memória afetiva dos moradores a história concernente ao coreto.
No segundo momento foi realizada a pesquisa arquivística, isto é, a visitação dos arquivos da prefeitura e da biblioteca municipal da cidade. O objetivo desta parte da pesquisa foi localizar fotos do primeiro coreto construído, assim como da planta arquitetônica do mesmo, da igreja Matriz e da praça do coreto e, finalmente, fazer o levantamento das origens históricas do coreto.
Resgatar o sentido do coreto como monumento cultural, patrimonial, histórico e arquitetônico para a população de Artur Nogueira foram os objetivos da terceira fase da pesquisa. Que foi desenvolvida em duas frentes, entrevistas com os moradores da cidade que vivenciaram o processo da mobilização popular frente aos poderes públicos local e pesquisa arquivística sobre o processo de reconstrução do Coreto.
RESULTADOS:
Dado o exposto sobre sua cronologia histórica e destacando alguns fatos em relação à sua existência, pode-se perceber a grandiosidade do Coreto para a cidade. Pelo fato da construção primeira estar intrinsecamente relacionada com a origem da cidade, isto é, ser constituinte dos desejos e anseios dos primeiros moradores, e da reconstrução que foi exigida pela população, que se mobilizou no resgate da memória histórica da comunidade, mostra sua importância e valor, assim como apresenta frente a história como um marco de imposição da cidadania, pela população nogueirense, frente ao poder público local.
No Brasil existe o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Este órgão atua na gestão e preservação dos patrimônios históricos e artísticos. Infelizmente, o Coreto não está classificado no IPHAN por sua localização não possuir originalidade de local, sendo considerado então um patrimônio não tombado perante o poder público.
Destaco, também, que o interesse da população nesta pesquisa, além de ter sido um grande motivador para a conclusão da mesma, evidenciou que os valores políticos, como cidadania e direitos públicos da população não são termos destituídos de significação e que sim a população conhece sua importância e inserção frente aos valores democráticos.
CONCLUSÃO:
A política não é apenas um conceito, quando representa a vontade popular é o exercício pleno da democracia. Foi este fato, que nós população de Artur Nogueira, experimentamos com o processo de construção e reconstrução do Coreto da cidade. Que a mobilização popular representa efetivamente os interesses do que é o público na política.
Hoje ele, o coreto, tornou-se o mais importante símbolo da cidade e referencia afetiva e política da comunidade, estando inviolavelmente ligado à memória da nossa comunidade.
A Praça Laudo Natel, onde esta localizado o coreto, e o Coreto foram recentemente reformados, com o apoio do Ministério de Turismo através do “Programa Turismo Social no Brasil” juntamente com a “Caixa Econômica Federal”, contando com uma verba total no valor de R$ 166.004,64. Sendo sua ultima reforma recentemente, essencial para se tornar-se um patrimônio de qualquer cidadão nogueirense, finalmente livre de restrições. Mesmo não sendo considerado perante o órgão regulamentador do patrimônio, isto é, do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como um bem protegido ou tombado, não muda a realidade de ser considerado como um patrimônio histórico em Artur Nogueira e respeitado como tal eternamente.
Palavras-chave: Patrimônio Histórico, Arquitetura, Cidadania.