64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
O gênero textual fábula como propulsor da aquisição da linguagem oral das crianças na educação infantil.
Nayla de Morais Silva 1
Jordania Maria Silva Venceslau 1
Francinildo Ribeiro de Araujo 1
Inácia Neta Sousa Brilhante 1
1. Autora: Academica de Pedagogia-FEST
2. Co- Autora: Acadêmica de Pedagogia-FEST
3. Co- Autor: Acadêmico de Pedagogia-FEST
4. Profa. Esp./ Orientadora - Depto de Pedagogia - FEST
INTRODUÇÃO:
A fábula é um gênero narrativo que, ao longo dos anos, vem atraindo a atenção das crianças pelo seu lado lúdico e fantástico e por possuir a figura de animais como os personagens das histórias. Na antiguidade, era utilizada pelos adultos por transmitir lições de moral. Em decorrência da moralidade presente nas fábulas, esse gênero adentra as escolas com finalidade educativa como objeto de reflexão e julgamento de comportamento. Assim, esse gênero acaba sendo explorado com o intuito de repassar valores e comportamento socialmente adequados. Partindo da importância de se discutir essa temática, o projeto tem como objetivos, investigar a aplicabilidade da contação de história através do gênero fábula, identificar os benefícios trazidos pela narrativa literária às crianças ouvintes e averiguar como os professores utilizam esse gênero para desenvolver a linguagem oral das crianças.
METODOLOGIA:
A pesquisa realizada é do tipo exploratória, pois permite que o pesquisador se familiarize com o fenômeno investigado. A pesquisa foi realizada na Creche do Parque Anhanguera, localizada na Rua do alecrim, 599, Parque Anhanguera- Imperatriz- MA. Participaram como sujeitos da pesquisa 5 professoras da referida creche. Quanto à coleta de dados aplicou-se entrevista semi-estruturada, pelas quais investigou-se o espaço e o desenvolvimento da Contação de História utilizando o gênero fabula no cotidiano escolar. Iniciou-se a pesquisa com contatos preliminares com a coordenadora a fim de se conhecer a estrutura física da referida instituição, bem como os sujeitos envolvidos. Isso feito aplicou-se a entrevista, na qual todas as falas dos sujeitos foram transcritas preservando sua originalidade. Além das investigações, houve momentos de contação de histórias para as crianças da referida creche, observando o interesse e participação delas.
RESULTADOS:
A partir da análise dos resultados obtidos através do questionário aplicado as professoras da Creche do Parque Anhanguera, pode-se observar que a instituição não possui nenhum projeto sistematizado para contação de histórias, no entanto, vemos a importância da contação de história através da fala das mesmas, que trabalham com a atividade sempre que possível, pois segundo elas a contação de história permite as crianças ouvintes um grande desenvolvimento, principalmente por estarem em processo de crescimento cognitivo e motor. Os benefícios de envolver as crianças nesse enredo de aventura propiciam a elas ampliar sua oralidade, aguçar sua percepção, estimular sua imaginação e trabalhar seus valores sociais.
CONCLUSÃO:
O presente estudo nos relevou que apesar da consciência das professoras em relação a importância das histórias para um melhor desenvolvimento das crianças, há uma carência de projetos para a contação de histórias na creche, deste modo a falta de planejamento e estratégias para a realização da atividade torna-se um momento não muito prazeroso às crianças. Através do projeto realizado com os alunos da creche, vemos o despertar das educadoras para a importância da ação. A prática da contação de histórias utilizando o gênero fabula e fazendo uso dos recursos adequados, despertou a imaginação das crianças e trouxeram resultados bastante positivos assim como a criatividade das crianças ouvintes. Partindo desse pressuposto, entendemos a precisão de se trabalhar com essas atividades lúdicas inserindo-as ao universo dos educandos, pois possibilitam ampliar inúmeras de suas potencialidades que contribuem para a sua formação.
Palavras-chave: Fábula, Linguagem, Educação Infantil.