64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PROGRAMA DE INIAÇÃO À DOCÊNCIA: LEVANTAMENTO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO DE BIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL HUGO LÔBO EM FORMOSA (GO)
Rafael Gonçalves Bezerra 1
Tatiane Nascimento 1
Leandro Santos Goulart 2
1. Acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas – Instituto Federal de Goiás – IFG / Campus Formosa
2. Prof. Ms. / Orientador – Instituto Federal de Goiás – IFG/ Campus Formosa
INTRODUÇÃO:
Segundo Durkheim (2008), educação é o resultado da ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não estão maduras. Dessa maneira, a educação tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de habilidades exigidas pela sociedade em que está inserida.
Mas para aprender, além de influências do cotidiano, os esforços com leituras, discussões críticas, busca por vários referenciais de livros não devem ser poupados. A leitura é uma das práticas mais discutidas hoje em dia, especialmente nas instituições educacionais. Um dos ambientes propícios a tal processo, não restam dúvidas, é a biblioteca. Quinhões (1999), afirma que a Biblioteca Escolar deveria tornar-se o coração da escola, justamente pelos motivos citados e também pelo fato de poder se tornar um centro ativo, instigante e prazeroso da comunidade, participante em todos os níveis e momentos do processo de desenvolvimento curricular.
Numa biblioteca escolar, dentre as variadas referências que se espera encontrar estão os livros de Biologia. Baseando- se nesta referência, bolsistas do Programa de Iniciação à Docência - PIBID do IFG realizaram o levantamento dos livros de biologia disponíveis na biblioteca Helder Saad Fayad da Escola Estadual Hugo Lôbo, a qual é parceira do projeto.
METODOLOGIA:
O presente levantamento do acervo bibliográfico de biologia foi realizado entre os meses de outubro a novembro de 2011, na biblioteca Helder Saad Fayad, da Escola Estadual Hugo Lôbo em Formosa (GO) por dois alunos bolsistas do PIBID/IFG licenciandos em biologia com auxílio de uma servidora designada como bibliotecária. Inicialmente, os bolsistas tiraram fotos de como estava a disposição dos livros de biologia nas estantes, para que fosse feita uma comparação após o término da atividade.
A divisão dos trabalhos foi a seguinte: um bolsista tratou de limpar os livros com espanador e pano seco; o outro bolsista, com auxílio da bibliotecária, tabulou as referências dos livros e suas respectivas quantidades presentes no acervo. Após todo esse trabalho, fez-se o arranjo dos livros, seguindo as normas de catalogação, nas prateleiras de forma a facilitar a consulta ao acervo e manter sua organização.
RESULTADOS:
A Escola conta com um acervo pequeno de livros relacionados às Ciências Biológicas. A maioria absoluta (67%) é a de livros didáticos, destacando-se, para consulta local, os exemplares de SILVA JÚNIOR, César da & SASSON, Sezar. Biologia. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2005 (42,8%).
Os livros atualmente usados pelos discentes são o de LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia. (Volume Único) 1ª. ed. São Paulo: Ática, 2004. Destacam-se também, a presença de livros antigos como os de CAMPOS, M. de M. C. et al. Biologia das Moléculas do Homem. 8ª. ed. São Paulo: EDART, 1967; SALGADO, E. Estudo Dirigido e Ciências. 3ª. Ed. São Paulo: Ática, 1972; OLIVEIRA, D. M de. Ciências Físicas e Biológicas. São Paulo: Editora do Brasil, 1973.
A quantidade de livros presentes no acervo foi de 154 exemplares. Além disso, a escola conta somente com uma bibliotecária, que não é formada nesta área e suas atividades são desenvolvidas apenas no período matutino, dificultando o acesso dos discentes nos períodos vespertino e noturno. Por isso, foi constatada uma contradição. De acordo com o artigo 3°, inciso IX, da Lei 9394 de 1996, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a garantia do padrão de qualidade é um dos princípios do ensino. Ora, mas será esse padrão que foi exposto pela lei?
CONCLUSÃO:
É necessário que o suporte educacional motive o homem a fim de torná-lo um ser crítico para atuar de modo útil à sociedade, procurando, portanto, modelá-lo com intuito a não receber imposições sem qualquer reflexão e, assim não ser apenas mais um alienado. Entretanto, constatou-se que, tendo-se em vista que as Ciências Biológicas tratam de aspectos atuais, torna-se necessária a atualização do acervo e sua expansão. Embora o Estado não cumpra o dever de seguir o que a lei expõe, torna-se imprescindível a presença de outro profissional que fique à disposição nos turnos vespertino e noturno na biblioteca.
Palavras-chave: PIBID, Biblioteca, Biologia.