64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PROJETO CARNAVAL DAS TRADIÇÕES: VALORIZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL “ATRAVÉS DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO”
Ediane Ferreira Cavalcanti Ramos 1
1. - Profª de Educação Básica/Escola de Referência em Ensino Médio Clóvis Beviláqua
INTRODUÇÃO:
O carnaval pernambucano, especialmente em Olinda e Recife, é um dos mais animados do país, e essa característica cresceu paralelamente à extinção do carnaval de rua na maior parte das cidades brasileiras, por causa do desfile das escolas de samba. As principais atrações do carnaval pernambucano são: o frevo, o maracatu, as agremiações de caboclinhos, a participação popular nos blocos e os clubes de frevo. Os foliões cantam e dançam, mesmo sem uniformes ou fantasias, ao som das orquestras e bandas que fazem a festa. Os conjuntos de frevo mais animados são os Vassourinhas, Toureiros, Lenhadores e outros. Durante o império, as músicas cantadas eram árias de operetas, depois lundus, tanguinhos, polcas e até valsas. No início do século XX, predominaram as cantigas de cordões e ranchos chorinhos lentos, polcas-chulas, toadas e canções. Logo após a primeira guerra mundial, os palcos dos teatros de revista tornaram-se os lançadores das músicas de carnaval o domínio das marchinhas, maxixes, marchas-chulas, cateretês e batucadas. Mas desde fins do decênio de 1960, com a consolidação do desfile das escolas de samba, e a marcha mergulharam no ostracismo, trocados pelo samba-enredo das escolas de samba. Desta forma, objetivamos valorizar a diversidade cultural existente em nosso Estado.
METODOLOGIA:
A experiência foi desenvolvida com 500 estudantes do EJA, Travessia e 3º Ano do curso noturno do EREM CLÓVIS BEVILAQUA, Recife, PE, no período de 09 de fevereiro a 02 de Março de 2011, elaborado pela professora Ediane Ferreira com colaboração do corpo docente, como uma das temáticas de reflexões entre a equipe escolar. Etapas do Projeto: 1) reuniões com os representantes das turmas para socializar ideias e colher informações prévias acerca da temática; 2) divulgação de forma expositiva com murais históricos, fotos e vestimentas características; 3) pesquisas em fontes diversas: internet, livros, revistas e jornais para ampliação do conhecimento a cerca do tema em questão; 4) elaboração de vivências corporais sobre os ritmos das danças populares; 5) aulas-passeio a Recife e Olinda com o olhar sob a cultura local e como os artistas elaboram suas produções; 6) socialização para os alunos, professores, coordenação e direção da Escola.
RESULTADOS:
Observamos que os alunos mostraram-se bastante motivados em participar da construção de um projeto sobre nossa cultura. Além disso, o esclarecimento da temática extrapolou os limites disciplinares, levando a uma constante interação com outras disciplinas. Várias produções foram realizadas pelos estudantes, destacando-se: pesquisa em diversas fontes com debates para a apreensão dos conceitos e conteúdos relevantes a esta temática. Por fim, a coletânea dos produtos finais formou o sentimento de estima pelos objetos que traduzem a história da nossa cultura.
CONCLUSÃO:
Todo o percurso, vivido ao longo do projeto, conduziu os estudantes ao aprendizado sobre as relações: conhecimento, educação, diversidade, mas também, e, sobretudo, a uma tomada de posição diante do tema, contribuindo assim, para que desenvolvessem a capacidade de questionar, argumentar, pesquisar, analisar, e usar a informação para conscientização da comunidade escolar primeiramente e depois agirem como agentes multiplicadores. Gerando assim, a construção não só de conhecimento e conceitos científicos, mas também de atitudes e de comportamentos desejáveis diante do problema tornando cidadãos críticos e interventores das questões culturais.
Palavras-chave: educação, conhecimento, diversidade.