64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
CIDADÃO PLANETÁRIO: CONHECENDO E PRESERVANDO A CAATINGA |
Ludmilla Dayube da Silva Cruz 1 Mônica Dias dos Santos Cavalcante 1 Nádja Cajado da Silva 1 Marco Aurelio Clemente Gonçalves 2 |
1. Colegiado de Ciências da Natureza - CCNat, UNIVASF -Senhor do Bonfim/BA 2. Prof. Me./ Orientador - CCNat, UNIVASF - Senhor do Bonfim/BA |
INTRODUÇÃO: |
A implementação da questão ambiental voltada para o estudo do Bioma Caatinga no cotidiano escolar pode propiciar uma nova percepção das relações entre o ser humano, a sociedade e a natureza e promover uma reavaliação de valores e atitudes na convivência coletiva e individual, assim como reforçar a necessidade de ser e agir como cidadão na busca de soluções regionais e locais adequadas ao cotidiano dos indivíduos envolvidos. Segundo Morin (2000), é necessário aprender “estar aqui” no planeta. Aprender estar aqui significa: aprender a viver, a dividir, a comunicar, a comungar; é o que se aprende somente nas - e por meio de - culturas singulares. Precisamos doravante aprender a ser, viver, dividir e comunicar como humanos do planeta terra, não mais somente pertencer a uma cultura, mas também ser terrenos. Assim devemos nos dedicar não só a dominar, mas a condicionar, melhorar, compreender as questões ambientais da Caatinga identificando atitudes sustentáveis adequadas no cotidiano. |
METODOLOGIA: |
Foi utilizado uma forma lúdica de apresentação sobre a Caatinga, para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Nivea Seixas, situada em Senhor do Bonfim, Ba. Os métodos propostos foram: a ambientação das salas de aula com imagens sobre a caatinga, criação do cine ambiental exibindo vídeos e músicas, e fazendo análises e debates sobre o tema, criação de um coral com as músicas trabalhadas, produção de um jornal informativo sobre a flora e fauna da caatinga e os cuidados para preservação, criação de um banco de dados, espaço de leituras e debates, produção de peças teatrais, preparação de cartazes informativos e palestras, para o conhecimento da caatinga e sua preservação. Visando atingir não só a comunidade escolar, mas também a comunidade ao entorno da escola. |
RESULTADOS: |
As atividades propostas foram bem recebidas pelos alunos por serem dinâmicas e criativas, por eles terem participação direta no desenvolvimento dos cartazes, do jornal, na coleta para o banco de dados, na criação do coral e das peças teatrais, por poderem debater o tema nas rodas de leitura e também após a exibição dos vídeos e das musicas. Sentiram-se motivados a aprender mais sobre a caatinga, sua importância e utilização de algumas plantas, e transmitir essas informações para as pessoas de seu convívio buscando a conscientização ambiental, em função de sua preservação. Foi trabalhado com os alunos sobre o que é meio ambiente para que percebessem que tudo o que nos cercam, faz parte do ambiente: a terra em que pisamos, a água que bebemos, o ar que respiramos e todos os seres com os quais convivemos e nos relacionamos. Conscientizando-os de que fazemos parte do meio ambiente e que toda ação que fizermos, terá uma consequência para todos nós. Possibilitando a toda comunidade escolar, mudanças de atitudes e postura no ambiente, bem como no contato com a natureza e em outros espaços com a sociedade. |
CONCLUSÃO: |
Este trabalho verificou a pouca informação dos alunos em relação ao bioma, pois a Caatinga é descrita de forma limitada, pelo clima, pela escassez de água, pelos problemas socioeconômicos, não enfatizando a sua importância ambiental e ecológica. Além disso, durante muito tempo o livro didático acabou sendo a única fonte de consulta dos docentes e não abordando de forma mais aprofundada a Caatinga. No que se refere ao conceito de Caatinga os alunos apresentaram respostas evasivas, relatando o que ouviram ou leram em fontes, tais como revistas e programas de televisão. A localização geográfica da Caatinga também foi equivocada, já que várias regiões do Brasil foram citadas como componentes deste bioma, assim também a maioria das plantas e animais citados como nativos, na maioria das vezes são de outras regiões. Portanto, é relevante que os educadores atualizem seus conhecimentos, sobretudo no que diz respeito à relação ser humano, preservação e conservação do bioma Caatinga, trabalhando com práticas educativas sobre a caatinga na escola para que os alunos possam ter um conhecimento significativo desse bioma importante no Brasil, uma vez que é peculiar somente ao nordeste. |
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Caatinga, Preservação. |