64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
Lista de Anfíbios Anuros de três municípios no sudoeste do estado do Maranhão
Luana Nazareno Pereira 1
Ana Caroline Oliveira Sousa Bezerra 1
Rayanny Castro Silva 1
Fabrício Hiroiuki Oda 2
1. Pós-graduando em Gerência e Monitoramento Ambiental - IESMA
2. Pós-graduando em Gerência e Monitoramento Ambiental - IESMA
3. Pós-graduando em Gerência e Monitoramento Ambiental - IESMA
4. Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais - UEM
INTRODUÇÃO:
A herpetofauna do domínio fitogeográfico do Cerrado, um dos 34 hotspots de biodiversidade prioritários para conservação, é considerada pouco conhecida, com muitas áreas não adequadamente estudadas, apresentando alto grau de endemismo de espécies e altas taxas de perdas de hábitat. Pelo menos 10 espécies de tartarugas, cinco crocodilianos, 24 anfísbenas, 68 lagartos, 145 serpentes, e 142 anfíbios são conhecidos por ocorrer nesse domínio. Muitos checklists sobre a herpetofauna do Cerrado foram publicados nos últimos anos. Todavia, esse conhecimento é concentrado em poucas áreas restritas. Para o estado do Maranhão listas de anfíbios e répteis são escassas. No presente estudo apresentamos informações preliminares sobre a anurofauna do Cerrado no estado do Maranhão.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado em três municípios na região sudoeste do estado do Maranhão: 1) Governador Edson Lobão; 2) Ribamar Fiquene; 3) Imperatriz. Foram realizadas coletas bimestrais na área de estudo entre agosto de 2010 e janeiro de 2011, totalizando três campanhas. As observações foram realizadas nos períodos diurno, entre 6:00 e 9:00 h, e noturno, entre 18:00 e 21:00 h. As amostragens foram feitas pelos métodos de busca auditiva e visual e encontros ocasionais. Os animais capturados foram fotografados e identificados com auxílio de literatura e consulta a especialistas.
RESULTADOS:
Foi registrado um total de quinze espécies distribuídas em quatro famílias: Hylidae (8), Leptodactylidae (4), Leiuperidae (2), Bufonidae (1). O maior número de espécies encontradas foi da família Hylidae representando 53,3% de todos os anuros amostrados nesse estudo. Em geral comum na região neotropical, considerando que atualmente no Brasil, Hylidae é a família de anfíbios que abrange o maior número de espécies. A segunda mais comum foi os membros da família Leptodactylidae (26,6%). Outras famílias representadas foram as Leiuperidae (13,3%) e Bufonidae (6,6%).
A maioria das espécies são amplamente distribuídas na América do Sul, e freqüentemente associadas a áreas antropizadas ou fitofisionomias abertas. Leptodacylus pustulatus e Pseudis tocantins são restritas as formações abertas do Cerrado. Pseudis tocantins com registro em áreas da Bacia do Rio Tocantins e Araguaia foi encontrada somente em Imperatriz. Cerca de 68% das espécies amostradas estão presentes no município de Imperatriz.
CONCLUSÃO:
Os inventários faunísticos possibilitam identificar as espécies que ocorrem em um ambiente, e são sem dúvida, o primeiro passo para as demais pesquisas que futuramente contribuirão para obtenção de informações necessárias para recomendação das atividades de conservação e preservação destes ecossistemas.
Neste estudo, apresentamos uma lista preliminar de anfíbios anuros em área de Cerrado de três municípios no estado do Maranhão. Ressaltamos a necessidade da continuidade dos estudos para o incremento da lista de espécies, já que inventários herpetofaunísticos demandam estudos de longa duração, contribuindo para um melhor conhecimento da anurofauna local.
Palavras-chave: inventário faunístico, Anuros, Maranhão.