64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
Ensino Técnico Profissionalizante em Brasília: a legitimação da dualidade estrutural ou a consolidação do modelo educacional inclusivo?
Cláudio Nei Nascimento da Silva 1
Cristiane Jorge de Lima Bonfim 2
Fernanda Conciani 2
Márcio Adriano de Azevedo 3
Oswaldo Junqueira Vaz Júnior 2
1. Pesquisador/Coordenador - Instituto Federal de Brasília - IFB
2. Professor(a) Pesquisador(a) - Instituto Federal de Brasília -IFB
3. Professor/Pesquisador - Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
INTRODUÇÃO:
O ensino profissionalizante no Brasil, ao longo dos anos, sempre esteve vinculado à dualidade estrutural própria de uma sociedade marcada pela má distribuição da renda e da riqueza. O fato é que apesar de todas as ações governamentais nos últimos 80 anos, a dualidade estrutural sempre se reproduzia através do ensino. Neste momento, atravessa-se uma nova onda de otimismo em relação ao ensino técnico profissionalizante, com ações que se propõem inclusivas e, por conseguinte, buscam enfrentar novamente a dualidade estrutural de uma sociedade onde as possibilidades de ascensão social via educação são sempre relativizadas pelas condições materiais dos filhos das classes trabalhadoras e pelas parcas oportunidades que o modelo capitalista, altamente excludente e concentrador, oferece.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa enquadrou-se no modelo de estudo de caso e se insere na abordagem qualitativa, tomando o levantamento e tratamento de dados quantitativos numa perspectiva complementar. A opção por este método fundamentou-se na constatação de que tal realidade de pesquisa deveria ser estudada em profundidade, considerando suas peculiaridades e, ao mesmo tempo, lançando mão de uma série de instrumentos, os quais apresentaram condições metodológicas mais consistentes de contribuir com a descrição do objeto em estudo. Segundo André (1995, p. 31), o estudo de caso “pode ser escolhido porque é uma instância de uma classe ou porque é por isso mesmo interessante. O pesquisador tende a compreender a instância escolhida como uma unidade, um lócus de manifestação do objeto a ser investigado. Para Bogdan e Biklen (2010, p. 90), no estudo de caso, “a recolha dos dados e as atividades de pesquisa são canalizadas por terrenos, sujeitos, materiais, assuntos e temas”, o que sugere a ideia de que a natureza do fenômeno em estudo é determinante para a escolha do método. Foram utilizados como instrumentos dessa pesquisa a entrevista semiestruturada, o questionário de múltipla escolha e a análise documental. Cada instrumento levou em consideração suas especificidades e a eficácia de sua utilização em cada grupo pesquisado, isto é, professores e alunos.
RESULTADOS:
A correspondência entre origem social do educando e sua manifestação na prática discente da sala de aula reforça a tese de que a dualidade é um problema que encontra diferentes formas de se afirmar socialmente e embora políticas públicas de enfrentamento estejam sendo implementadas, a escola ainda se divide em duas, conforme a origem social de seus alunos. Se esse problema não tem contornos sociais e econômicos bem definidos, outros aspectos se evidenciaram na pesquisa e podem contribuir para reforçar as dificuldades dos alunos em tomar a educação como mecanismo de superação de suas próprias dificuldades. Além das dificuldades já mencionadas anteriormente, os professores relataram que em suas aulas essas dificuldades se manifestam mais claramente na sua relação com os alunos. Em geral, essas dificuldades estão ligadas à relação entre trabalho e estudo, impondo limites de tempo e condições para que o aluno realize atividade extra-classe e possa estudar em casa os conteúdos das aulas. Além disso, outras dificuldades foram apontadas pelos professores como sendo fator que compromete o desempenho dos estudantes nos cursos.
CONCLUSÃO:
O objetivo desta pesquisa foi verificar a efetividade do ensino técnico profissionalizante em termos de inserção dos matriculados no mercado de trabalho e melhoria de suas perspectivas profissionais. Nesse sentido, verificou-se uma discrepância enorme em relação ao que o ensino técnico é capaz de oferecer aos alunos que se encontram matriculados e as perspectivas que esses alunos têm em relação ao curso. Além disso, as dificuldades enfrentadas se impõem como condições desafiadoras para os estudantes conseguirem se manter nos cursos com níveis de aproveitamento razoáveis. Embora as expectativas em relação ao curso sejam muito otimistas, a condição social dos alunos, o fato de trabalharem, combinados com uma faixa etária elevada contribuem para o incremento das dificuldades apresentadas. No discurso oficial do Instituto Federal de Brasília o trabalho aparece como um princípio educativo, mas na prática o trabalho é a principal condição de manutenção social dos alunos e se coloca como um entrave para a superação das condições de desvantagem em relação aqueles que puderam optar pelo ensino universitário. A falta de tempo, as responsabilidades com a família, o cansaço as faltas recorrentes dificultam o bom aproveitamento do curso, favorecendo ainda mais a reprodução de sua condição social através da educação.
Palavras-chave: Educação profissionalizante, Dualidade Estrutural, Inclusão.