64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
ENTRE O INDUSTRIAL E O ARTESANAL: A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Eliane Medeiros Borges 1
Diovana Paula de Jesus 2
Danilo de Oliveira Fonseca 3
1. Profa. Dra./ Orientadora - Faculdade de Educação - UFJF
2. Instituto de Ciencias Humanas - UFJF
3. Faculdade de Educação - UFJF
INTRODUÇÃO:
A pesquisa apresentado visa traçar uma compreensão acerca da produção de materiais didáticos para cursos de Educação a Distância. A partir da percepção de que o material didático é parte importante da maioria dos projetos da modalidade, procuramos tomar conhecimento da concepção de educação subjacente à esta produção. Esse estudo também se justifica devido a necessidade de analisar e discutir estes modelos, que se inserem no panorama brasileiro com forma e cunho de uma política pública, uma vez que a modalidade se expande em grande escala no Brasil, e será, nos próximos anos, um dos principais meios de formação de adultos, tanto na graduação como nos cursos de especialização. Busca-se também investigar modelos que tendem a prevalecer nas práticas contemporâneas de Educação a Distância no país. A investigação em curso pretende abordar duas possibilidades de construção de material didático para EAD: a primeira, apregoa uma feitura industrial e segmentada, com ênfase na transmissão de conhecimento e informação; e a segunda possibilidade, supondo uma realização mais artesanal e dinâmica, tendo como base a autoria e autonomia do professor nos materiais apresentados.
METODOLOGIA:
Objetivamente, a pesquisa teve como foco o estudo da seleção e produção de material didático impresso (apostila, livros ou textos selecionados) em dois cursos de educação a distância, com diretrizes e projetos pedagógicos diferenciados: um material com ênfase em uma produção planejada e prévia e outro ancorado na construção e desenvolvimento ao longo do curso. Uma das necessidades subjacentes à pesquisa apresentada estava na utilização de um mecanismo capaz de obter avaliação dos principais sujeitos dos cursos em questão (professores e alunos), sobre os conteúdos, formas e usos dos materiais. Para isso foi proposto o desenvolvimento de dois instrumentos de coleta de dados: a aplicação de questionários e entrevistas. A proposta dos questionários era de ser aplicada aos professores dos cursos – responsáveis por desenvolver e selecionar o material utilizado – para obter um panorama geral do entendimento desses sujeitos. Já a entrevista teria o intuito de ser aplicada somente a alguns professores, objetivando um entendimento mais específico ao mesmo tempo que mais profundo da compreensão desse processo produtivo.
No decorrer da pesquisa percebeu-se a necessidade de dados adicionais relativos aos alunos que compunham os cursos de EaD, seu perfil, trajetórias e necessidades específicas. Utilizamos, deste modo, dados relativos à pesquisa “Alunos e Tutores - perfil, trajetória e avaliação do curso”, também coordenada pela professora Eliane Medeiros Borges.
RESULTADOS:
A pesquisa, no seu desenvolvimento, mostrou como os dois modelos de Educação a Distância podem se diferenciar no que se refere ao uso e importância dos materiais. Além da diferença mais visível, que seria a presença e ausência de material impresso apostilado, percebeu-se também que a consequência da presença ou não de apostilas determinava outras práticas de ensino. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), por exemplo, têm uma intensidade e importância bem diferenciada nos dois modelos estudados: enquanto no primeiro o material é a fonte do conhecimento e as tecnologias são os meios de transmissão desse conhecimento, o segundo modelo dá uma importância muito maior a interatividade que as TIC’s oferecem, usando as tecnologias como pontes para interação e construção compartilhada de conhecimento.
No que se refere a análise dos materiais didáticos é possível fazer uma consideração quanto a sua disponibilização ao aluno. O impresso chega as mãos do aluno e possibilita uma segurança no que diz respeito a um auxílio físico, que ofereça uma resposta pronta, acabada; disponibilizado de forma apostilada, possibilita o uso contínuo do material em diferentes semestres. Já o outro curso propõe algo que se aproxime mais da concepção de material do ensino tradicional, se concentrando em livros, capítulos de livros, artigos disponibilizados na internet, discussões nas plataformas de ensino no intuito de aproximar a dinâmica e a didática da EaD ao ensino tradicional.
CONCLUSÃO:
O tema da pesquisa possui uma abrangência e atualidade que não permite que os resultados se concluam em apenas dois anos de estudo. É um campo que vem crescendo exponencialmente, em detrimento de pesquisas científicas da área, que não atingem número e intensidade satisfatórias e demonstram a necessidade de percorrer um grande caminho na áera.
As principais conclusões a que chegamos, no decorrer de nossas investigações, confirmaram, em grande medida, a importância do material didático impresso na formatação das relações pedagógicas no interior dos cursos a distância. Assim, a maneira como ele é produzido expressa, desde seu início, a concepção de educação, especialmente de EaD, dos agentes elaboradores do curso.
Entendemos também que o modo como o material é usado, no interior dos cursos, configura e determina a relação entre seus principais atores - tutor e professor- e seus alunos. Determina, portanto, a própria organização do curso, a qualidade e frequência das interações pedagógicas, o lugar do aluno, como sujeito passivo ou construtor do seu próprio conhecimento.
Foi possível perceber também um interessante movimento de autoria dentro das determinações impostas a EaD. Como movimento que surge das próprias estruturas dadas, os docentes tendem, de dentro do curso, como agentes internos, a desenvolver implementos de qualidade, optando por uma autoria e autonomia crescente, que passa a se assemelhar a uma concepção mais artesanal de ensino a distância.
Palavras-chave: Educação a Distància, Material Didático, Tecnicismo na EaD.