64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
LENDAS DO MARANHÃO / IMAGINÁRIO POPULAR UTILIZADAS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS PÚBLICAS |
Raquel Caldas Martins 1,1 Julyanna Vanessa Abrantes Silva 1,2 Antonia da Silva Mota 1,3 |
1. Graduando Historia - UFMA 2. Graduando Historia - UFMA 3. Profa. Dra./Orientadora- Depto de História- UFMA.Coordenadora do subprojeto PIBID HISTÓRIA UFMA |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho refere-se à aplicabilidade das lendas maranhense na escola, a partir de uma experiência do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, do curso de Historia. A experiência tem como objetivo levar para as salas de aula a história maranhense, levando em consideração sua importância para a construção da cultura do Maranhão e para o desenvolvimento no aprendizado dos alunos, como forma de incentivo à leitura e valorização da cultura local. A experiência foi desenvolvida na escola CEGEL – Complexo Educacional Edison Lobão uma escola publica, onde através de uma avaliação feita por pesquisa entre alunos em sala de aula, buscando saber o nível de conhecimento sobre as lendas maranhenses. Observamos as dificuldades de sua difusão dentro do ambiente escolar. A partir dos pontos observados com a experiência o próximo passo é buscar soluções para sanar esta falha educacional e trazer a cultura local para o ambiente escolar, contribuindo desta forma para a elevação dos conhecimentos pelo alunado. |
METODOLOGIA: |
O PIBID- HISTORIA, teve como temática as novas linguagens no ensino de Historia, onde foram selecionadas algumas linguagens para serem trabalhadas nas escolas. Lendas do Maranhão foi o subprojeto que foi desenvolvido com a nossa colaboração. Elaboramos atividades para serem desenvolvidas com os alunos, apresentamos algumas lendas maranhenses como, Lenda da Ana Jansen, lendas da praia do olho d água, lenda do Dom Sebastião, Lenda da Serpente, Lenda da Guaxenduba etc. em sala de aula. Propomos a cada aluno que viessem representar essas lendas conforme a criatividade de cada um. Trabalhamos com atividades educativas buscando o estimulo e o desenvolvimento de suas habilidades criativas, contribuindo assim para a elevação do conhecimento sobre a história do Maranhão. |
RESULTADOS: |
Como resultado, tivemos apresentações de trabalhos dos alunos, utilizando painéis e outros recursos como: camisas personalizadas com a imagem e o nome da lenda, exposição de fotonovela, maquete retratando a guerra, e poema. Um resultado satisfatório foi a participação de uma aluna deficiente auditiva, pois podemos ver seu empenho e de seus colegas de grupo para uma melhor adaptação de sua participação na peça teatral para a fotonovela. Tivemos o apoio da Escola que nos deu oportunidade no seu calendário de atividades e da professora já que esta atividade compôs uma das notas do bimestre. Alcançamos o resultado esperado, pois pretendíamos, fazer com esse alunos se sentissem motivados a realizarem as atividades, e também perceberem a importância da cultura na vida social de todos, e que essa memória oral tem que ser repassada para seus descendentes valorizando desta forma o imaginário popular. |
CONCLUSÃO: |
Levando em consideração que as lendas maranhenses são pouco difundidas nas escolas públicas, a conclusão deste projeto no CEGEL (Centro de Ensino Governador Edson Lobão) foi o mais gratificante possível. Atividades como esta despertam nos estudantes uma identidade maranhense e o lúdico aliado a uma pesquisa histórica. As lendas misturam folclore popular e memória oral com fatos históricos, assim os alunos assimilaram o que ocorria na época e seu contexto sócio-cultural. Dinamizar as aula de Historia com novas linguagens, foi também o objetivo do subprojeto do PIBID/ HISTORIA. Encontramos dificuldades na realização do projeto, mais conseguimos realizar a proposta. |
Palavras-chave: Ensino de História, Novas linguagens, Lendas/Imaginário popular.. |