64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
DEIXA QUE ESSE CONTO EU CONTO!
MARIA DAS DORES PEREIRA DE SOUZA 1
1. PREFEITURA DO RECIFE
INTRODUÇÃO:
O PRINCÍPIO NORTEADOR DO PROJETO SURGIU DA NECESSIDADE DE DESENVOLVER NAS CRIANÇAS O HÁBITO DE OUVIR HISTÓRIAS E CONSEQUENTEMENTE O GOSTO PELA LEITURA.
COM O AVANÇO TECNOLÓGICO E O USO ABUSIVO DO COMPUTADOR, NOSSAS CRIANÇAS VÊM SE AFASTANDO PAULATINAMENTE DOS LIVROS DE LITERATURA PERDENDO O HÁBITO DE LER, OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS; PRÁTICA MILENAR QUE VEM SENDO SUBSTITUÍDA POR DIVERSOS CANAIS DE MÍDIAS E COMPUTADOR.
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ENRIQUECE AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELAS CRIANÇAS, AGINDO COMO ELEMENTO DE FORMAÇÃO ÉTICA, PSICOLÓGICA E ESTIMULA AS FUNÇÕEAS COGNITIVAS.
NESTE CONTEXTO A ESCOLA TEM PAPEL IMPORTANTE NO RESGATE DESSA PRÁTICA, UMA VEZ QUE AS CRIANÇAS TEM LATENTE O PRAZER DA DESCOBERTA, PRECISANDO APENAS SER ESTIMULADAS A VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS QUE LHES TRAGAM ALEGRIA E PRAZER.
ASSIM SENDO O TRABALHO FORA DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE DESPERTAR NOS ALUNOS O GOSTO POR OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS, DESPERTANDO NOS MESMOS O PRAZER DA LEITURA, ENRIQUECENDO SUA IMAGINAÇÃO, FORMANDO SEU CARÁTER, VALORIZANDO SUA ORALIDADE NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA.
METODOLOGIA:
ESTE TRABALHO VEM SENDO DESENVOLVIDO COM AS TURMAS DO 1º, 3º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOÂO BATISTA LIPPO NETO, EM RECIFE, ONDE SEMANALMENTE AS CRIANÇAS SÂO REUNIDAS PARA VIVENCIAR O PROJETO.
NESSES ENCONTROS AS CRIANÇAS SÂO CONVIDADAS A PARTICIPAR EFETIVAMENTE, FAZENDO INFERÊNCIAS, ENCENANDO E REESCREVENDO O TEXTO, FAZENDO UMA RELEITURA DAS HISTÓRIAS UTILIZANDO O COMPUTADOR COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO.
SUAS PRODUÇÕES SÃO SOCIALIZADAS NA COMUNIDADE ESCOLAR ATRVÉS DE MURAIS E PEÇAS TEATRAIS.
RESULTADOS:
AS PROFESSORAS DESSAS TURMAS, ASSIM COMO A PROFESSORA DE BIBLIOTECA, OBSERVARAM QUE AO LONGO DO PROJETO O NÚMERO DE ALUNOS QUE PEGAM LIVROS EMPRESTADOS NA BIBLIOTECA AUMENTOU SIGNIFICATIVAMENTE, ALÉM DE SER PERCEPTÍVEL O ENRIQUECIMENTO VOCABULAR, A FLUÊNCIA NA LEITURA E MELHORIA NA ESCRITA.
CONCLUSÃO:
FICOU CLARO QUE A PRÁTICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA É MUITO BEM VINDA E ENRIQUECEDORA NUMA SALA DE AULA,COMO TAMBÉM QUE A TECNOLOGIA E A LEITURA SÃO ELEMENTOS QUE SE COMPLEMENTAM, SEM NECESSARIAMENTE SUPERVALORIZAR UMA FERRAMENTA EM PROL DE OUTRA.
Palavras-chave: LEITURA, TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM.