64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
ANIMAIS NECRÓFAGOS: OS FAXINEIROS NATURAIS DO PLANETA! |
Maria Zélia dos Santos 1,2 Maria da Conceição Bezerra 1,3 |
1. Secretaria de Educação da Cidade do Recife - PCR 2. Secretaria de Educação de Olinda - PMO 3. Secretaria de Educação de Camaragibe - PMCg |
INTRODUÇÃO: |
Este projeto foi realizado com a turma do 4º ano do Ensino Fundamental, no período de julho a novembro de 2011. A ideia de realizarmos o projeto Animais Necrófagos: Os Faxineiros Naturais do Planeta! surgiu quando estudávamos o manguezal e falávamos sobre a alimentação de alguns dos animais como a garça branca que entre outras coisas se alimenta de restos de animais em estado de decomposição, isso nos chamou a atenção e nos reportamos ao urubu que sobrevoa áreas a procura de carniças. Durante esse debate em sala de aula, pudemos perceber o imaginário dos estudantes voltado ao nojo dirigido a esses animais bem como o desprezo pelos mesmos. Essa percepção nos fez compreender a necessidade de estudarmos esse assunto objetivando possibilitar aos estudantes um novo olhar sobre a natureza e sobre esses animais despertando assim o entendimento que eles realizam no meio ambiente uma função de grande importância que é a reciclagem natural do planeta, pois promovem uma verdadeira limpeza ao se alimentarem desse cardápio. |
METODOLOGIA: |
Iniciamos o projeto retomando e aprofundando o debate sobre a alimentação da garça branca a partir da leitura de uma matéria da revista Nova Escola sobre “bichos injustiçados”. Essa leitura deixou os estudantes curiosos pela importância da ação do urubu na natureza e do efeito ecológico dessa ação. Em seguida partimos para pesquisas em outras revistas, livros, aulas passeio, músicas e principalmente pesquisas na internet ma qual pudemos perceber que apesar de ser muito conhecido, o urubu não é o único animal a se alimentar de carniça e que existem muito outros utilizando-se dessa alimentação, inclusive os finalizadores desse processo, os fungos e as bactérias. Após muitas pesquisas e debates, produzimos textos e confeccionamos um painel a partir dos desenhos dos estudantes, que foram feitos observando as imagens dos animais necrófagos encontradas na internet. A socialização do trabalho aconteceu na feira de conhecimento da escola e na participação na XVII Ciência Jovem, feira realizada anualmente no Espaço Ciência – PE. |
RESULTADOS: |
Percebemos com a realização deste projeto um grande envolvimento da turma e por consequência um crescente interesse, entusiasmo e participação na realização das atividades propostas, observamos que pouco a pouco se iniciou uma mudança de comportamento e de atitude nos estudantes pois, começaram a entender que na natureza não existem animais nojentos, os animais precisam se alimentar para sobreviver e ao fazê-lo, os necrófagos realizam este incrível trabalho em favor da natureza e isso representa para nós uma grande lição pois somos nós que das mais variadas formas, causamos sua destruição. Nesse sentido, consideramos que este trabalho teve grande importância para o despertar de um novo olhar de entendimento e respeito com estes animais e com a natureza, entendendo que precisamos também fazer a nossa parte para a preservação do planeta. |
CONCLUSÃO: |
O trabalho com esta temática foi de grande importância para os envolvidos, pois despertou a curiosidade e isso contribuiu para que os estudantes se envolvessem e participassem ativamente da construção de seus conhecimentos possibilitando uma reavaliação das ideias pré-concebidas anteriores ao projeto e oportunizando as mudanças ocorridas ao longo e ao término do mesmo. Isso nos fez refletir na importância de orientarmos nosso trabalho considerando e buscando despertar os interesses e motivações dos estudantes. Perceber essa necessidade do grupo nos ajudou a orientarmos nosso trabalho, torná-lo prazeroso e dar conta das competências e habilidades prevista para o ano de aprendizagem. |
Palavras-chave: animais, necrófagos, natureza. |