64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
Fatores Associados ao Baixo Peso ao Nascer no Município de Coari-AM
Diana da Rocha Nepomuceno 1
Marta Rodrigues de Oliveira 1
Alessandra Silva e Silva 1
Allyson Guimarães da Costa 1,2
Maria Izabel Ovellar Heckmann 1
Dayan de Araújo Marques 1,3
1. LABGEN – Inst. de Saúde e Biotecnologia - UFAM
2. Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada - UFAM
3. Prof./Orientador - Inst. de Saúde e Biotecnologia – UFAM
INTRODUÇÃO:
Crianças nascidas com o peso inferior a 2.500g são consideradas de baixo peso ao nascer (BPN), estando este relacionado a uma série de fatores ambientais, socioeconômicos e adquiridos que devem ser considerados para cada região. Além disso, o BPN é isoladamente avaliado como um dos mais importantes problemas de saúde pública em todo o mundo, pelo fato de ser o principal fator associado ao risco de morte no período neonatal. Vale ressaltar que Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, 14% das crianças a nível mundial nasceram com baixo peso no período entre 1995-2000. Deste modo, o objetivo deste estudo é identificar os fatores associados ao baixo peso ao nascer no município de Coari-AM no ano de 2007.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo retrospectivo a partir de dados obtidos através da análise de fichas de prontuário médico de todas as crianças nascidas no ano de 2007 no Hospital Regional do município de Coari (HRC). As variáveis analisadas foram: peso e sexo da criança, idade gestacional e materna, estado civil e número de consultas de pré-natal.
RESULTADOS:
No total, foram coletados dados de 1.733 mães e seus respectivos filhos no ano de 2007. Destes, observou-se que a prevalência de baixo peso ao nascer foi de 6,64%. Os fatores associados ao BPN foram: idade materna entre 14-18 anos (45,22%) e 19-30 anos (39,13%), realização de 1 a 3 consultas de pré-natal (42,6%), mães solteiras (51,3%) e que tiveram parto normal/vaginal (57,4%). Em relação ao sexo das crianças, observou-se que o sexo masculino (52,17%) apresentou maior risco de baixo peso quando comparado ao sexo feminino (47,83%).
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados obtidos podemos concluir que os fatores associados ao baixo peso ao nascer estão relacionados com a idade das mães, a pouca participação das mesmas nas consultas de pré-natal, solteiras, com parto normal/vaginal e de recém-nascidos do sexo masculino. No entanto, estudos futuros são necessários, a fim de se conhecer melhor os fatores de risco para o BPN e através destes iniciar planejamentos e ações de controle e prevenção junto à população de mães com crianças nascidas com baixo peso.
Palavras-chave: Baixo peso ao nascer, Crianças, Coari-AM.