64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O PROCESSO PEDAGÓGICO EM HISTÓRIA E A UTILIZAÇÃO DO CINEMA EM SALA DE AULA.
Denise Reis Mendes 1
Claúdio Marcio dos Santos Pizon 1
Antonia da Silva Mota 2
1. Universidade Federal do Maranhão
2. Profa. Dra./Orientadora Depto de História (DEHIS) – UFMA
INTRODUÇÃO:
O processo pedagógico, atualmente se preocupa e discute os novos mecanismos de se passar os conteúdos das mais variadas ciências e campos de saberes nas escolas e em sala de aula. Na disciplina História especificadamente a maneira de ministrar o conhecimento histórico perpassam pelas mais diversas linguagens e metodologias. Assim o presente projeto e trabalho “História e Cinema” utilizou-se da exibição de filmes e documentários históricos que colaboraram para os conhecimentos e conteúdos em História em salas de ensino médio, produziu um dinamismo nas aulas, despertou o interesse deles e a melhora na aprendizagem.
METODOLOGIA:
Para esse trabalho foi utilizado como principal fonte bibliográfica o livro Cinema e História (Editora Paz e Terra, 2ªedição, 2010) de Marc Ferro, além de artigos voltados especialmente para essa temática e a própria experiência em presenciar a divulgação de filmes em sala de aula no projeto PIBID.
RESULTADOS:
Com esse trabalho identificou-se o problema em conciliar o horário da aula com o tempo de exibição do filme, bem como ainda os estereótipos e as associações feitas por alguns alunos entre a História e o senso comum com isso proveu-se debates e discussões, a fim de se relacionar o que estava sendo passado, com o conteúdo que já foi estudado.
CONCLUSÃO:
Concluímos assim que o presente projeto e trabalho “história e Cinema”, a partir da exibição de filmes e documentários históricos em sala de aula mostrou-se eficiente na receptividade dos discentes quanto aos conteúdos históricos, viabilizados por discussões em sala de aula. Dessa forma o cinema se constituiu em uma efetiva ferramenta pedagógica que pode e deve ser utilizada para a apreensão do conteúdo e o conhecimento histórico.
Palavras-chave: Ensino de História, Cinema, Aprendizagem.