64ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas |
LIDERANÇA: UM OLHAR SOBRE OS ESTILOS PREDOMINANTES NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS |
Adila Maria Taveira de Lima 1 Jefferson Dias de Lima 2 |
1. Esp. Em Gestão de Pessoas / Universidade Federal do Tocantins - UFT 2. Mestre em Ciências do Ambiente / Universidade Federal do Tocantins - UFT |
INTRODUÇÃO: |
O tema liderança tem ocupado um lugar de destaque nas discussões em congressos, palestras, nas empresas, nas salas de aula e em qualquer oportunidade em que pessoas se encontrem para discutir os destinos dos negócios, em um mercado tão competitivo e em constantes transformações. Como conseguir resultados por meio das pessoas tornou-se um aspecto importante a ser considerado, para avaliar a maneira em que as organizações se desenvolvem, sobrevivem e prosperam, e as organizações públicas também começaram a se preocupar com este fator, haja vista que, o sistema de escolha de seus líderes nem sempre considerava as características necessárias para ser um bom líder, mas na maioria das vezes, o fator político ou social é que determinava estas escolhas. O líder necessita conhecer, desenvolver e exercitar os conceitos que envolvem a motivação do ser humano nas situações de liderança pelas quais passará no seu dia-a-dia. A instituição, por sua vez, necessita estimular e instrumentalizar este gestor, de forma a fazer dele um efetivo agente de mudança. Entretanto, os gestores públicos nem sempre são nomeados por sua competência ou habilidade, mas por questões políticas, e que nem sempre têm o perfil de liderança, não conseguindo assim o respeito e a cooperação de seus liderados. |
METODOLOGIA: |
Este resumo é parte do Trabalho de Conclusão de Curso de MBA em Gestão de Pessoas, realizado pela Universidade Federal do Tocantins. Foi utilizada uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, mediante o levantamento bibliográfico. Pesquisou-se, em periódicos nacionais utilizando palavras chaves (Liderança; Gestão e Instituição Pública), livros, artigos e publicações na área de Gestão de Pessoas. Dentre os artigos encontrados foram utilizados autores que focaram no tema abordado, principalmente no que tange os estilos de lideranças praticados na Gestão pública, que subsidiaram a análise dos dados secundários. Foram discorridos no trabalho, os conceitos de Liderança, Teorias de Liderança e Estilos de Liderança, inclusive descrevendo um caso de Liderança pesquisado por Ramos (2009) no Superior Tribunal de Justiça, com 137 servidores, que servem para evidenciar como se dá a liderança na instituição pública. Também foi estudada a pesquisa de Melo (2001) sobre os estilos de liderança realizada na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, dentre outros casos. |
RESULTADOS: |
De acordo com os casos estudados, percebeu-se que as relações entre gestor e subordinado, com base nos estilos de liderança praticados pelos gerentes do Superior Tribunal de Justiça, são de confiança, respeito, compreensão e consideração, pois o Fator “Relacionamento” obteve melhor avaliação dentre os três fatores investigados. Já Melo quando realizou uma pesquisa na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, chegou à conclusão que há três estilos gerenciais mais identificados nos dirigentes, porém, há predominância dos estilos gerenciais Tarefa e Situacional. Azevedo quando escreveu sobre Liderança e processos intersubjetivos em organizações públicas de saúde, destacou que embora exista um reconhecimento, da importância da liderança nos processos de mudança, cabe examinar seu papel e suas características nas circunstâncias sociais, políticas e administrativas brasileiras. Por fim, com base nas pesquisas estudadas, não se pode chegar a uma conclusão quanto ao perfil do líder que mais se assemelha ao do gestor público na maioria das empresas, pois, foi identificado, desde o perfil de líder voltado a tarefas (autocrático) ao líder voltado à situação (situacional). |
CONCLUSÃO: |
A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Como vimos, liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso. Este trabalho descreveu os principais conceitos sobre estilos de liderança e discutir o perfil que mais se assemelhasse ao do gestor das instituições públicas. Após revisão bibliográfica de alguns estudos de casos percebe-se que não é possível identificar de maneira genérica, um só tipo de líder nas instituições públicas. Pois, o líder encontrado nas instituições públicas adota um perfil que varia entre o líder democrático, o situacional e algumas vezes o autocrático. Este último aparece principalmente naquelas instituições mais tradicionais e antigas, que tem servidores mais maduros com muito tempo de casa. Sugere-se a realização de uma pesquisa em uma instituição pública do Tocantins, para averiguar se a conclusão será a mesma, visto que dentre os artigos pesquisados, não foram encontrados artigos com exploração deste tema em organizações tocantinenses. |
Palavras-chave: Liderança, Instuições Públicas, Liderados. |