64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ESTUDO COMPORTAMENTAL E ELETROFISIOLÓGICO DA RESPOSTA DE FÊMEAS DOMESTICADAS DA MOSCA DO MEDITERRÂNEO, Ceratitis capitata(Díptera: Tephritidae) AO FEROMÔNIO SEXUAL LIBERADO POR MACHOS CO-ESPECÍFICOS - ESTUDO COMPORTAMENTAL E ELETROFISIOLÓGICO DA RESPOSTA.
Luana Lima Ferreira 1
Raphael de Farias Tavares 1
Ruth Rufino do Nascimento 2
1. Laboratório de Ecologia Química, IQB, UFAL
2. Profa. Dra./Orientadora - Laboratório de Ecologia Química, IQB, UFAL
INTRODUÇÃO:
As moscas-das-frutas, pertencentes ao gênero Ceratitis estão distribuídas em quase todas as áreas tropicais e temperadas do mundo. Ceratitis capitata é a única representante do gênero no Brasil. Os machos desta espécie usam feromônio para atrair as fêmeas para o acasalamento. Um grande número de compostos, liberados por machos de C. capitata já foi identificado, no entanto, a composição química exata do feromônio que reproduz em fêmeas a mesma resposta eliciada pelo odor liberado por machos ainda não foi totalmente elucidada. Pelo exposto, é importante determinar se a composição química do feromônio empregado pelos machos de população domesticada assemelha-se ao de machos provenientes de população selvagem. Além disso, a utilização dos odores liberados pelos frutos hospedeiros de tefritídeos pode funcionar como atraentes de fêmeas no campo.
METODOLOGIA:
Pelo emprego das técnicas analíticas instrumentais de Cromatografia Gasosa acoplada à Eletroantenografia (CG-EAG) e Cromatografia Gasosa bidimensional acoplada à Espectrometria de Massas (CG xCG-TOF-MS) e bioensaios sob condições de laboratório, foi conduzido um estudo comportamental, eletrofisiológico e químico dos compostos voláteis liberados por machos de três populações de C. capitata: uma de laboratório e duas selvagens coletadas de frutos de carambola e amêndoa.
RESULTADOS:
Sessenta e três compostos foram identificados na mistura liberada por machos das três populações de C. capitata, sete dos quais apresentaram atividade eletrofisiologica e são comuns as três populações estudadas, a saber: linalol, octanoato de etila, (E)-3-octenoato de etila, acetato de geranila, (E, E)-α-farneseno e (E ,Z)-α-farneseno. Embora qualitativamente os machos de C. capitata pertencentes as três populações estudadas liberem a mesma mistura de compostos; diferenças quantitativas foram registradas na mistura liberada por machos de cada população e as análises estatísticas de PCA demonstraram que, do ponto de vista quantitativo, a composição química, da mistura liberada por machos durante o chamamento, nas três populações são diferentes. Do ponto de vista comportamental, as fêmeas domésticas e selvagens são igualmente atraídas por extratos contendo a mistura de compostos liberada por machos domesticados.
CONCLUSÃO:
Baseado no perfil quantitativo da mistura feromonal liberado por machos das três populações de C. capitata estudadas, conclui-se que as mesmas são diferentes. Entretanto, a resposta das fêmeas de laboratório e selvagens aos extratos de machos domesticados é semelhante.
Palavras-chave: Ceratitis capitata, feromônio sexual, Averhoa carambola.