64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROJETO PIBID TRABALHADO O TEMA FUNGOS E BACTÉRIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS
Elizabeth Conceição Santos 1
Kiuzze Klícya Leite de Souza 2
Gilmara Freitas Gomes 3
Nasson Matos Sá 4
1. Universidade do Estado do Amazonas-UEA
2. Escola Estadual Altair Severiano Nunes-SEDUC
3. Universidade do Estado do Amazonas-UEA
4. Universidade do Estado do Amazonas-UEA
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que o conhecimento básico sobre microbiologia é muito importante para formação de cidadãos mais conscientes, principalmente porque essa área está diretamente relacionada à nossa higiene pessoal e saúde, bem como a inúmeros outros aspectos vinculados ao funcionamento do meio ambiente (CASSANTI et al., 2008). O projeto foi realizado em uma escola da rede estadual da cidade de Manaus, que atende o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), realizados pelos bolsistas do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) Subprojeto de Biologia. Utilizaram-se aulas praticas e aulas teóricas como estratégia para minimizar as dificuldades dos alunos do 7º ano como relação ao tema Fungos e Bactérias.
METODOLOGIA:
As atividades do projeto foram desenvolvidas em etapas, nas quais foram trabalhadas as turmas de 7º ano. A Primeira etapa foram aulas teóricas sobre a morfologia e importância dos Fungos e Bactérias. A Segunda etapa: Aulas práticas, foram realizados 3 experimentos pelos próprios alunos com a supervisão e orientação dos bolsistas do PIBID e da profª supervisora. No 1º experimento cultivando bactérias: os alunos passaram o cotonete no chão ou entre as dobras do corpo para obterem partículas que em seguida foram esfregadas no meio de cultura para contaminá-lo. Em seguida foi marcado nas etiquetas adesivas especificado o tipo de contaminação. Depois de quatro dias, os alunos observaram as alterações ocorridas. O 2º experimento foi feito para demonstrar os benéficos da bactéria na produção do queijo. No 3º experimento cultivando fungos: utilizamos 4 recipientes de vidro, no qual os alunos colocaram pedaços de pão no 1º recipiente, e um pouco de água e foi tampado; no 2º recipiente foi colocado pedaços de pão e um pouco de água e deixado destampado no 3º colocado frutas ou verduras diversas no recipiente e foi tampado. No 4º colocaram-se as mesmas frutas e verduras mais foi deixado destampado. Os alunos observaram durante uma semana os recipientes para verificar as alterações.
RESULTADOS:
Os experimentos foram observados e registrados pelos alunos através de fotografias e os resultados mostraram-se satisfatórias. O experimento cultivando fungos depois de quatro dias já foi possível observarem alterações no meio de cultura. A produção do queijo não foi feito nas devidas condições de higiene e por isso não foi consumido, além disso, o queijo não estava sob condições climatizadas adequada. No experimento cultivado fungo observou-se que depois de quatro dias os recipientes destampados apresentaram a presença de fungos, primeiro que nos recipientes tampados. Pode se concluir que a falta de refrigeração e o contato com o ar incentivaram o rápido desenvolvimento de fungos. Nos recipientes tampados só apareceram alterações com fungos depois de uma semana.
CONCLUSÃO:
Ao final deste trabalho pode-se verificar que os resultados apontaram boas perceptivas sobre os experimentos e que o incentivo e estimulo à aulas praticas junto aos alunos, nos levou a obtenção de resultados satisfatórios dentro dos objetivos pré-estabelecidos pela equipe. Muitos alunos afirmaram saber mais sobre fungos e bactérias ao final das aulas e também mostraram muito entusiasmo com a realização das experiências, incentivando-os a participarem ativamente da construção do próprio conhecimento.
Palavras-chave: Fungos e Bactérias, Aulas práticas, Ensino-aprendizagem.