64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
A EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA COM TESTE DE CHAMA USANDO VELAS MÁGICAS
Laise Nayra dos Santos Pereira 1
Suelma Carla do Vale Brito 2
Péricles Mendes Nunes 3
1. Acadêmica de Química Licenciatura - CESC/UEMA
2. Acadêmica de Química Licenciatura - CESC/UEMA
3. Prof°. Me. / Orientador - Depto de Química - CESC/UEMA
INTRODUÇÃO:
A utilização de velas mágicas com o teste de chama é um fato interessante. O teste de chama ou prova da chama, é um procedimento utilizado na química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseando no espectro de emissão característico para cada elemento. Isso se deve, ao fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando uns desses elétrons excitados retornam ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação liberada por alguns elementos, que possui comprimento de onda na faixa do espectro visível. Com isso, a realização deste trabalho representa uma excelente ferramenta para que o aluno faça a abordagem do conteúdo e possa estabelecer a dinâmica entre teoria e prática. O teste de chama apresenta inúmeras vantagens dentre elas: fácil manuseio, porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena produzindo cores fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos. Dessa forma, é possível identificar alguns elementos, através das cores emitidas por elemento químico quando aquecidos numa chama.
METODOLOGIA:
Foram preparadas soluções de cloreto de bário, BaCl2; cloreto de estrôncio,SrCl2; nitrato de chumbo, Pb(NO3)2 e sulfato de cobre, CuSO4 todas na mesma concentração de cinco décimos molar, devidamente identificada. Em seguida, as velas mágicas ficaram imersas em cada solução no tempo de 60 minutos. Logo após, levou-se para estufa, permanecendo no tempo de 15 minutos, a fim de seca-lá. Dando continuidade, acenderam-se as velas mágicas com o fósforo. Observando e registrando a cor apresentada de cada elemento.
RESULTADOS:
Pelos resultados obtidos, verificam-se tais colarações: o cloreto de estrôncio apresenta-se cor de chama vermelho; o cloreto de bário, cor verde com presença de fagulhas; nitrato de chumbo (II) cor azul e o sulfato de cobre (II) coloração verde com presença de fagulhas. Essas cores obtidas se devem aos cátions metálicos em sais puros, pois os ânions não interferem no teste de chama. Isso se deve a quantidade de energia que é formada a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando esses elétrons da última camada retornam ao seu estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante. Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, foi utilizado para identificar o referido elemento.
CONCLUSÃO:
As atividades experimentais podem assumir uma importância fundamental na promoção de aprendizagens significativas para o ensino química, por isso, considera-se importante valorizar propostas alternativas do ensino que demonstrem essa potencialidade da experimentação, a fim de ajudar os alunos a aprender através de inter-relações entre os saberes teóricos e práticos. Conclui-se que, no uso do teste de chama com velas mágicas, foi possível observar e identificar o cátion do sal. Portanto, a cor de cada elemento depende dos íons existentes na composição das substâncias utilizadas ou formadas na combustão com outros elementos. Assim, pode-se identificar um determinado íon, em uma solução pela cor que a chama proporciona na presença de uma amostra. A teoria da prática fica comprovada no experimento, pois por meio da observação das cores conclui-se que, os elementos liberam a energia e, excesso de forma característica. Pois, quando um sal recebe uma quantidade bem definida de energia os elétrons tendem a saltar para uma camada mais externa, assim quando perde energia os elétrons voltam para sua camada original emitindo desta forma uma luz característica de cada cátion.
Palavras-chave: Experimentação, Teste de Chama, Vela Mágica..