64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
CONTRIBUIÇÕES E INFLUÊNCIAS DO ELEMENTO NEGRO NA FORMAÇÃO CULTURAL DO POVO BRASILEIRO.
MIRIAM GONÇALO SILVA DE MOUSINHO 1
1. PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE
INTRODUÇÃO:
CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE APROFUNDAMENTO DOS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO E INFLUÊNCIA DO NEGRO NA FORMAÇÃO DA CULTURA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, ESTE PROJETO FOI DESENVOLVIDO, COM BASE NO CONTEXTO HISTÓRICO DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL, NO INÍCIO DO SÉCULO XVI, PASSANDO PELOS REAIS MOTIVOS DO TRÁFICO DE ESCRAVOS NEGROS DA ÁFRICA, PELOS MOVIMENTOS ABOLICIONISTAS ATÉ A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS COM A PROMULGAÇÃO DA LEI ÁUREA. COM A CHEGADA DOS NEGROS AO BRASIL, ACRESCIA-SE AO POVO BRASILEIRO A PLURALIDADE DA CULTURA AFRICANA, CONTRIBUINDO EM DIVERSOS ASPÉCTOS E OS ENRIQUECENDO COM SEUS HÁBITOS, RELIGIOSIDADE, VOCABULÁRIO, VESTUÁRIO, RÍTMOS, MÚSICAS, DANÇAS, LUTAS, CULINÁRIA, ENTRE OUTROS. SEGUNDO FREIRE (2004), OS ESCRAVOS VINDOS DAS ÁREAS DE CULTURA NEGRA MAIS ADIANTADA, FORAM UM ELEMENTO ATIVO, CRIADOR E QUASE QUE SE PODE ACRESCENTAR NOBRE NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL, DEGRADADO APENAS PELA SUA CONDIÇÃO DE ESCRAVO.
METODOLOGIA:
FORAM VIVENCIADOS COM A TURMA DO 4º DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR UM PERÍODO DE QUATRO MESES, LEITURAS DE TEXTOS SOBRE A HISTÓRIA DO BRASIL, SUA COLONIZAÇÃO, O TRÁFICO DE ESCRAVOS, ASSIM COMO, OS MOVIMENTOS ABOLICIONISTAS, SUAS CONTRIBUIÇÕES E INFLUÊNCIAS CULTURAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA. ASSISTIR A FILMES E DOCUMENTÁRIOS SOBRE O TEMA EM ESTUDO, DEBATES, COMPREENSÃO DOS TEXTOS LIDOS E PRODUÇÕES ESCRITAS PELOS ALUNOS COM BASE NAS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA E PESQUISAS. ABORDAGEM SOBRE AS QUESTÕES RACIAIS, MISCIGENAÇÃO DO POVO BRASILEIRO E RESPEITO ÀS ETNIAS, PRODUÇÃO DE CARTAZES, PAINÉIS E MAQUETES PARA EXPOSIÇÃO NA AMOSTRA PEDAGÓGICA DA ESCOLA.
RESULTADOS:
ESTE PROJETO NOS PERMITIU CONHECER TODO O PROCESSO DE ENTRADA DOS ESCRAVOS NEGROS DA ÁFRICA PARA O BRASIL, SUAS CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS, CONTRIBUIÇÕES E INFLUÊNCIAS. DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO E MESMO APÓS ESSA FASE, É COERENTE AFIRMAR QUE OS RESULTADOS FORAM POSITIVOS. OS ALUNOS PODERAM COMPREENDER DE FORMA AMPLA AS QUESTÕES QUE LEVARAM AO TRÁFICO DE ESCRAVOS, SUAS LUTAS PELA LIBERDADE, OS CASTIGOS SOFRIDOS PELOS NEGROS, ASSIM COMO, SUAS CONTRIBUIÇÕES E INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA, COM SUAS PRÁTICAS CULTURAIS.
CONCLUSÃO:
CONCLUIMOS QUE O ELEMENTO NEGRO CONTRIBUIU DE FORMA IMPRESCINDÍVEL PARA A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO, PROPORCIONANDO-NOS, COM SUAS CULTURAS TRAZIDAS DA ÁFRICA, INCORPORAR E PRESERVAR AS PRÁTICAS E RITUAIS AFRICANOS, DESTACANDO-SE ENTRE OUTROS ASPÉCTOS A RELIGIÃO, O VOCABULÁRIO, A CULINÁRIA, E OS RÍTMOS. PERMITINDO-NOS, ASSIM, DISCUTIR E REFLETIR TAMBÉM SOBRE AS QUESTÕES RACIAIS QUE SEMPRE FORAM NEGADAS DENTRO E FORA DO BRASIL, COMO SE NÃO EXISTISSEM, GERANDO-SE UM PRECONCEITO VELADO. DURANTE O PROJETO E MESMO APÓS VÁRIAS REFLEXÕES SOBRE O PRECONCEITO RACIAL, PODEMOS OBSERVAR QUE É PRECISO ENXERGAR E DESMISTIFICAR TAL CONDIÇÃO; COMPREENDENDO QUE TODO SER HUMANO É DIGNO DE RESPEITO, INDEPENDENTE DE SUA COR, RAÇA OU CONDIÇÃO SOCIAL.
Palavras-chave: BRASIL, ÁFRICA, CULTURA.