64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS REFERENTE À DISCIPLINA QUÍMICA GERAL
Fellipe Pereira Rodrigues 1
Woodland de Souza Oliveira 1
Joelma Sampaio da Costa 1
Andressa Soares Santos 1
Danielle Munick de Albuquerque Fragoso 1
Lydayanne Lilás de Melo Nobre 2
1. Graduando em Química
2. Mestranda em Dinâmica do Espaço Habitado
INTRODUÇÃO:
Ao ingressar na universidade, o estudante de química se depara inicialmente com o estudo da disciplina química geral, que norteará conteúdos fundamentais e importantes para sua formação acadêmica, levando em consideração que as abordagens conceituais exploradas nas disciplinas subsequentes a esta necessitam, para o seu aprendizado e compreensão, dos tópicos e conceitos essenciais estudados na matéria citada anteriormente.
A disciplina de química geral possui uma importante contribuição no aspecto de reforçar a motivação dos calouros em continuar os seus estudos e se dedicarem a carreira acadêmica, além de apresentar e firmar a importância da química no desenvolvimento socioeconômico, político e industrial, levando em consideração também a sua relevância com relação às outras ciências (Pliego et al., 2002). No entanto, alguns alunos sentem dificuldades no estudo de tal matéria, seja por problemas relacionados à abordagem dos conceitos químicos difundidos no ensino médio (educação básica) e outros fatores correlatos ou distintos. Em tais ressalvas, o presente trabalho foi realizado na tentativa de saber qual a visão dos discentes do Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL em relação a alguns questionamentos a respeito da disciplina química geral.
METODOLOGIA:
O parecer dos discentes a respeito da disciplina química geral foi consubstanciado por intermédio de questionários estruturados aplicados aleatoriamente a uma amostra de 50 alunos dos cursos de química (licenciatura e bacharelado) do IQB – UFAL durante o primeiro semestre de 2012, ressalvada a privacidade dos entrevistados e estando estes entre o terceiro e oitavo períodos do curso, visto que os citados já estudaram a disciplina referida no trabalho.
As perguntas presentes nos questionários buscaram esclarecer quais as dificuldades encontradas pelos alunos no estudo da química geral, se estes consideram a mesma uma disciplina de difícil compreensão e quais as estratégias de ensino eles poderiam propor para uma melhor relação entre o ensino e o aprendizado da química geral.
Os resultados foram organizados em percentagem e as figuras que constatam a ocorrência de cada fato foram geradas a partir do programa computacional Excel 2010.
RESULTADOS:
Ao serem questionados acerca de quais dificuldades eram encontradas no estudo da química geral na universidade, 58% dos discentes responderam que as complicações estavam relacionadas ao ensino médio precário, 32% afirmaram que não enfrentaram nenhuma dificuldade, 4% encontraram problemas em relação à forma aprofundada de ver os conteúdos, 2% relacionaram os problemas à matemática envolvida no estudo, 2% tiveram dificuldades não especificando quais eram estas e 2% não responderam. Em relação à complexidade no estudo da química geral, 78% dos alunos afirmaram que a mesma não é uma disciplina de difícil compreensão e seus conceitos são essenciais no aprendizado das matérias subsequentes, 12% disseram que a mesma é relativamente complicada devido à abordagem precária no ensino médio e 10% associaram à dificuldade de compreensão a quantidade de assuntos por semestre, que é muito grande segundo eles. Referente às estratégias de ensino propostas pelos educandos, 36% propuseram que a contextualização dos conteúdos é essencial no aprendizado da química geral, 20% relataram que a carga horária da disciplina deveria ser maior, 20% disseram que as aulas deveriam ser mais dinâmicas e ilustrativas, 6% afirmaram que mais exercícios e pesquisas devem ser realizados, enquanto 18% não responderam.
CONCLUSÃO:
Observa-se claramente que o fator que mais tem interferido no aprendizado da maioria dos discentes (58%) com relação à disciplina química geral tem sido a má abordagem dos conteúdos e conceitos químicos no ensino médio, fazendo assim com que os estudantes ingressem na universidade sem a mínima preparação básica exigida pelo curso. Na tentativa de sanar tal problema, o Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas tem promovido nos últimos anos o nivelamento em química, uma iniciativa muito importante para a preparação prévia dos alunos recém matriculados na instituição.
Dos entrevistados, 78% não consideram a química geral uma disciplina de difícil compreensão e 36% explicitam que a contextualização dos conteúdos é um recurso muito importante para o aprendizado efetivo da referida matéria.
Palavras-chave: Química geral, Ensino médio, Estudantes de química.