64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia |
O LIVRO DIDÁTICO E A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL. COMO A ESCOLA DE ENSINO BÁSICO ESTÁ DESENVOLVENDO ESTE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? |
Muranna Silva Lopes 07 Cleidianne Carvalho Cunha 07 Ana Caroline Amorim Oliveira 07 |
1. Curso de Ciências Humanas/Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus São Bernardo 2. Curso de Ciências Humanas/Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus São Bernardo 3. Profa. Mrs./Orientadora - Curso de Ciências Humanas – UFMA |
INTRODUÇÃO: |
A lei 11.645/2008 torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das redes pública e privada do país, em todo o currículo escolar. Este trabalho tem por finalidade compreender como o livro didático está sendo utilizado pelos professores municipais de Historia do 7º ano da Escola Cônego Nestor, São Bernardo/Ma, em relação à questão étnico-racial, através do processo de ensino-aprendizagem na escola. O livro didático de História reformulado em relação à questão racial é importante no sentido de promover aos alunos uma nova leitura no que se refere à valorização das diferentes culturas e etnias que contribuem para melhor formação escolar e auxiliam contra atitudes discriminatórias. (BRASIL, 2004). Após a decisão legal cabe analisar como a escola está trabalhando com a reformulação do livro didático. Quais recursos são utilizados para discussão da temática étnico-racial? Será que os alunos compreendem todo contexto histórico e cultural que envolve a formação da sociedade brasileira? Problematizam as atitudes racistas já naturalizadas? Entender tais discussões são importantes no sentido de compreender a realidade que ainda se encontram algumas escolas de ensino básico em relação a temática étnico-racial. |
METODOLOGIA: |
A abordagem do trabalho foi tanto quantitativa quanto qualitativa. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a utilização de questionários socioeconômicos e étnico-raciais semi-estruturados para o perfil dos alunos e dos professores; observações nas aulas presenciais com conversas informais com os mesmos, coordenação, direção e demais funcionários da escola. Foi realizada a revisão bibliográfica através de documentos legais como a Lei 9.394/96-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997) bem como autores que pesquisam sobre o tema. |
RESULTADOS: |
O livro didático de História (2011) utilizado pela escola é o primeiro que traz a temática étnico-racial. Ele reúne vários temas sobre história geral e história do Brasil. Traz uma série de documentos que auxiliam nas discussões das relações humanas e conhecimento do tempo histórico, permitindo uma nova leitura, no que se refere à valorização das culturas dos africanos, afrodescendentes e povos indígenas na formação sociocultural brasileira. A partir dos questionários corroborados pelas observações pôde se observar que durante as aulas o professor não levanta discussões ou problemáticas em torno do tema étnico-racial. Observou-se também que os alunos não valorizam os livros didáticos. Várias as razões: esquecem em casa, perdem, rasgam, emprestam e até mesmo, não tiram da bolsa. E, no entanto, em geral os conteúdos são trabalhados somente através do livro didático, “sendo um dos materiais pedagógicos mais utilizados pelos professores, principalmente nas escolas públicas, onde, na maioria das vezes, este livro constitui-se na única fonte de leitura para os alunos.” (SILVA, 2005), pois a estrutura física da escola é deficiente não existindo na biblioteca da instituição outros materiais pedagógicos referentes à temática étnico-racial. |
CONCLUSÃO: |
O livro didático se torna o único recurso utilizado na sala de aula e não é explorado devidamente. Por ser um tema que exige do professor e aluno a exploração de suas habilidades e competências nas atividades que auxiliam nas reflexões e debates, o mesmo deveria ser exercido na sala de aula de maneira que as mudanças fossem visíveis a partir do desenvolvimento educacional do aluno, como uma melhor capacidade de conhecer e discutir tal questão racial. Observa-se que durante a abordagem desta questão os alunos não são estimulados a debates e reflexões, dificultando o seu aprendizado. E por não ser evidenciada a temática em sala de aula consideram como algo sem relevância para suas vidas. Quando questionados sobre a mesma a desconhecem tratando como uma realidade distante. Este quadro acaba gerando conflitos, quando são percebidas atitudes racistas através de apelidos: urubu e macaco, gerando brigas entre os alunos. Todas estas questões levam a refletir sobre como esta se desenvolvendo este processo de ensino-aprendizagem através do livro didático. Constatou-se que, mesmo com a reformulação do livro, às questões étnico-raciais e as relações de aprendizagem na escola não dependem apenas desse, mas sim de outras habilidades para trabalhar um tema complexo para a sociedade brasileira. |
Palavras-chave: Livro didático, Diversidade étnico-racial, Escola. |