64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 5. Micologia
Diversidade do gênero Lecanora Ach.(Lecanoraceae, Ascomycota liquenizados) numa área de Caatinga no Estado de Sergipe.
Adanilza de Oliveira Andrade 1
Driele Tavares de Goes 1
Viviane Monique dos Santos 1
Marcela Eugênia da Silva Cáceres 2
1. Universidade Federal de Sergipe - UFS
2. Profa. Dra./ Orientadora – Depto. de Ciências Biológicas – UFS
INTRODUÇÃO:
Fungos liquenizados são definidos como uma associação simbiótica entre dois seres: um micobionte (fungo) e outro fotobionte (que pode ser uma alga ou uma cianobactéria). O gênero Lecanora . pertence à ordem Lecanorales que é tida como a maior ordem liquenizada entre os Ascomycota. Possuem algumas características que as agrupam no gênero Lecanora como, por exemplo, esporo hialino e asseptado, himênio azul para a adição do iodo e himênio não insperso, as lecanoras estão distribuídas, principalmente, nos trópicos. A caatinga cobre uma área considerável do estado de Sergipe e possui uma grande diversidade de liquens a serem estudados, a comunidade local ainda tem um estreita relação com a mata e faz utilização dela das mais diversas formas, seja através da utilização da madeira, uso medicinal de plantas ou até mesmo em festas que destaquem as figuras da cultura sertaneja. O presente trabalho objetiva conhecer as espécies do gênero Lecanora no Sertão Sergipano.
METODOLOGIA:
A coleta foi realizada no alto Sertão Sergipano numa área de Caatinga, onde foram retiradas 30 amostras de liquens do gênero Lecanora de modo aleatório dos troncos das árvores com o auxílio de uma faca comum e um martelo, em seguida essas amostras foram prensadas com papelão e folhas de jornal sendo deixadas para secar durante três dias em temperatura ambiente, posteriormente, já no Laboratório de Liquenologia, elas foram coladas em papel cartão branco, tamanho padrão (15 x7 cm), nele foram também adicionadas a data e local da coleta, em seguida, foram depositadas em caixas e postas em um freezer à temperatura de -22ºC. A identificação das amostras foi feita através de cortes transversais nos ascomas que tiveram suas características observadas à microscopia óptica e tratadas com soluções de Iodo (I) e Hidróxido de potássio (KOH).
RESULTADOS:
Foram coletadas um total de 30 amostras, todas da Família Lecanoraceae. Sendo registradas 5 espécies diferentes do gênero Lecanora.
Lecanora caesiorubela Ach. (1): esporo não septado, I+ himênio azul, KOH-, 4-5 esporos por asco, 7.5 x 7.5µm e paredes não carbonizadas.
Lecanora conciliandaVain. (1): himênio claro e não insperso,esporo não septado, 12-13x8-9µm, I+ himênio azul, KOH- e paredes não carbonizadas
Lecanora helva Stizenb. (2): esporo não septado, 25-30x10-15µm I+ himênio azul, KOH-, paredes não carbonizadas, himênio não insperso e margem da mesma cor do talo.
Lecanora hypocrocina Nyl. (7): himênio claro, I+ himênio azul, KOH+ liberou substância violeta, esporo não septado.
Lecanora trópicaZahlbr. (19): himênio claro e não insperso, disco marrom, margem da mesma cor do talo I+ himênio azul, KOH-, esporo não septado, 10-12.5x22.5-30µm.
CONCLUSÃO:
As espécies encontradas apresentam diversidade morfológica, ao mesmo tempo em que assemelham-se em algumas características, entretanto, a identificação correta é baseada nos tamanhos de seus esporos, bem como na química de cada espécie que possui reações diferentes para as soluções de iodo e de hidróxido de potássio, esses dados mostram como é diverso o gênero Lecanora e a importância dos estudos taxonômicos deste gênero.
Palavras-chave: Identificação, Liquens, Lecanora.